Carvão vegetal em substratos

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Carvão vegetal em substratos

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Andei lendo a algum tempo que tem gente usando carvão vegetal na preparação de substratos, eu não dei palpite pois como novato eu ainda não poderia dizer nada.

Só que isso ficou na minha cabeça e me lembrei de uma conversa que tive com um amigo que é engenheiro químico a alguns anos, estávamos falando de sabonetes, sabão, etc. e ele me disse que no meio rural se faz sabão com cinzas de queimadas.
Aí eu questionei ele porque o uso de cinzas de queimadas e ele respondeu que elas são altamente alcalinas e me disse também que é comum a queimada em certas regiões para diminuir a acidez do solo.

Essa lembrança me ocorreu hoje e resolvi dar uma pesquisada e achei esse link https://www.atelierdobonsai.com.br/botanica.html" onclick="window.open(this.href);return false; falando sobre o carvão e também da vermiculita que é alcalina também.

Bom, a vermiculita eu tenho um saco aqui que já não estou usando faz tempo e eu estava querendo usar carvão quando me lembrei da conversa acima.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

E ai Paulo...

O uso do carvão no substrato é minimo coisa de 5% a 10%...

E cinzas é diferente do carvão... pois as cinzas do carvão não é recomendavel usar...
Deve haver alguma mutreta no processo de transformação do carvão que da diferença com as cinzas...

Aqui aparentemente deu uma acelerada no crescimentos de seedlings de nepenthes e droseras e uma corada tambem... Diferente no que não tem carvão... Mas isso é aparentemente... não fiz um teste com clones e tal pra ser exato...

E pra Cephalotus acho que já até comentarão que realmente elas ficam mais coradas quando tem carvão no substrato...

Fica a questão...

Falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito boa informação, me lembro que voce havia me perguntado sobre o carvão uma vez mas eu não soube dizer...
BOm saber de tudo isso, mas em fim, não é preciso deixar o subtrato ácido para as PCS?
acho que estou pirando então...
abs


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Mesmo que o carvão alcalinize um pouco o meio, lembrem-se, mais de 50% do substrato é composto por sphagnum, e esse musgo acidifica e muito! ou seja um pouco de carvão no meio de muito sphagnum , o meio ainda ficará ácido.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

"O uso do carvão vegetal misturado no substrato provavelmente nasceu da cultura do aquarismo que utiliza o produto como elemento filtrante.
Acontece que o carvão ativado não retém nitratos e outros elementos que não queremos no substrato. Já o uso do carvão vegetal é uma adaptação desta cultura para o cultivo de pcs. Como disse o j4ck e o fabricio, a proporção utilizada do carvão no substrato não interfere radicalmente na acides do mesmo graças ao sphagnum.
Lembremos também que cada gênero de pc necessita de niveis diferentes de acides no solo, diferença que existe inclusive entre espécies de um mesmo gênero (nepenthes). Segue um breve artigo sobre carvão ativado."

Propriedades do carvão ativado

O carvão é carbono. Carvão ativado é aquele que foi tratado com oxigênio para abrir milhares de pequeninos poros entre os átomos de carbono.

"O uso de técnicas de fabricação especiais resulta em carvões altamente porosos com áreas de 300 a 2.000 m2 de superfície por grama. Esses assim chamados carvões ativos ou ativados são amplamente usados para adsorver substâncias odoríferas ou coloridas de gases ou líquidos".

A palavra adsorver é importante aqui. Na adsorção as moléculas de uma substância se fixam à superfície de outra substância. A enorme área de superfície do carvão ativado dá a ele vários lugares de ligação. Quando certas substâncias químicas passam próximas da superfície do carbono, unem-se a essa superfície e são aprisionadas.

O carvão ativado é bom em aprisionar outras impurezas que tenham carbono como base (substâncias químicas orgânicas), como também substâncias como o cloro. Muitas outras substâncias químicas não são atraídas pelo carbono (sódio, nitratos, etc) passando direto por ele. Isso significa que um filtro de carbono ativado vai remover certas impurezas, mas vai ignorar outras. Isso também significa que, uma vez que todos os locais de ligação estejam preenchidos, um filtro de carvão ativado para de funcionar.

ps. não tenho a referência pois é de um texto da época que usava aquario para peixes (hoje o aquario serve para as pcs, heheh). : joia :


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal Pessoal, saber de tudo isso sobre o carvão para as PCs, eu sabia que era bom, mas não para as PCs...
VLw Marciel pelo complemento que deu, muito bom.
Vou fazer alguns testes por aqui da próxima vez...
O carvão é moido? junto ao subtrato ou em pedaços drandes?
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Marciel... Bela informação... =D
O carvão ativo então seria uma espécie de carvão expandido... hehehehe

Felipe...
Eu uso um ralador de alimentos para granular o carvão... faço isso para ficar com sedimentos de 1 a 4mm³ só que é muito trabalhoso e vira mais pó do que granulado hehehe...

Bom eu estou usando o minimo de sphagnum hoje, coisa de 30% do substrato... Aparentemente está dando bons resultado... a N mirabilis 'hot lip' que comprei do Daniel soltou um jarro 3x maior do que o primeiro que abriu aqui em casa, mas como disseram é de espécie para espécie e como não fiz um teste comparativo com clones isso não é valido como referencia, é apenas uma impressão que tive... Hoje eu uso um padrão(Substrato base como me disse o Daniel uma certa vez) aqui... que é sphagnum, areia, isopor e carvão + vermiculita para pinguiculas...

Se não me engano foi o Caio Vinicius que comentou que já usou 50% de carvão no substrato e sem problemas... Cade ele pra confirmar agora.. hehehehe

Falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Muito legal saber disso... Mesmo com o tempo perdendo as propriedades, acho que deve valer a pena usar esse carvão ativado! Ele também deve deixar o substrato leve...
Alguém sabe onde encontrar? Gostaría de fazer uns testes...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Paulo, topico legal : joia :

Aqui sempre usei carvao comum, que eu acredito ser resultado da queima de arvores em fornalhas grandes (fabricas de carvao vegetal). Esse carvão é barato, coisa de R$2,00 aqui o saco com 2 kilos. Utilizo este carvao sem problemas, o chato é ter que esfarelar ele, aqui uso um alicate e vou transformando em pedacinhos, depois lavo para retirar o pó fino e fico com os granulos pequenos.
Em Nepenthes eu acredito que elas curtiram pois as folhas seguintes vieram bem verdinhas mas até aí pode ser coincidencia, ou pode se dar ao fato de que a planta fez mais raizes portanto isso reflete na aparencia, apecto da planta, mas resultados negativos nenhum.

Ja nas Droseras que testei o resultado foi visivel, as mudas de Droseras cultivadas em solo de 3 de musgo , 1 de areia fina e 1 de farelo de carvao vegetal ficaram bem avermelhadas em comparação com mudas da mesma planta cultivadas em 3 de musgo e 1 de areia fina que ficaram verdes. Todas as mudas dos vasos que continham carvão vegetal estão com mudas avermelhadas.

Ainda sobre os vasos de Droseras com carvão, notei que nestes vasos a quantidade de algas (lodo) na superficie do substrato era consideravelmente em menor numero, ja que a comparação visual com o vaso que so havia sphagnum com areia sob as mesmas condiçoes ambientais estavam cheios de limo, lodo... algas...algo assim.
Sendo assim resolvi investir mais em testes para observar esse fato ocorrido aqui, e atravez do uso de carvao conseguir reduzir as detestaveis algas que impreguinam vasos de utricularias, Droseras e etc. :mrgreen:

Observei tambem que existe algo no carvao vegetal que deixa as Droseras affinis avermelhadas, ao meu ver isso é bom e abre portas para testes em Dionaeas que não ganham coloração, e até especies de Droseras consideradas chatas de irem pra frente em cultivo, ja que carvao vegetal existe em diversos solos naturais, principalmente em areas onde existem ou ja existiram queimadas naturais.
j4ck_666 escreveu: Bom eu estou usando o minimo de sphagnum hoje, coisa de 30% do substrato... Aparentemente está dando bons resultado... a N mirabilis 'hot lip' que comprei do Daniel soltou um jarro 3x maior do que o primeiro que abriu aqui em casa, mas como disseram é de espécie para espécie e como não fiz um teste comparativo com clones isso não é valido como referencia, é apenas uma impressão que tive... Hoje eu uso um padrão(Substrato base como me disse o Daniel uma certa vez) aqui... que é sphagnum, areia, isopor e carvão + vermiculita para pinguiculas...
Jack, essa mistura é boa ;)
Aqui, quando troco algumas Nepenthes de vaso onde existe carvao vegetal compondo substrato geralmente observo que em pedaços maiores de carvao pelo substrato existem muitas raizes ao redor deles sendo algumas até grudadas neles. Então se o carvão não beneficiasse as raizes acredito que elas não seriam tão abundantes ao redor destes pedaços maiores, e estas plantas aparentam estar super saudaveis e vistosas :mrgreen:
Não penso que a pouca alcalinização que o carvão sofre com o tempo influencie negativamente nas plantas, so encontrei pontos positivos na empregabilidade do carvao vegetal na composição do substrato.
Legal que você testou ai e parece que deu certo tambem neh!? :D

Abraço


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Pena que eu não sabia de tudo isso depois de trocar 3 neps de vaso :lol:
Será que vale a pena já comprar e replantar com ele ou pode estressar demais? Vou alguma hora trocar o substrato de todas...

Acho que styllidium deve se dar muito bem com carvão... aquelas byblis que precisam de smokepaper tb! Já que precisam passar por incêndios no habitat pra germinar e o carvão é madeira queimada...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem