Carvão vegetal em substratos

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Bruno Millan escreveu:Achei no ML um carvão ativado vendendo... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... brinde-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Será que vale a pena ou compro do comum mesmo? Acho que nem deve fazer tanta diferença...

Abraço
Bruno!
Este tipo de carvão é utilizado também por algumas fábricas na produção de xaropes para refrigerantes como um elemento de trataçao e clarificação e diminuição de cor e odores característicos
provenientes da matéria prima utilizada. Eles funcionam através de um processo de adsorção de partículas, isto mesmo, com "D" um pouco diferente de absorção. pois possuem micros sulcos onde se alojam as impurezas.
Só que depois de um tempo esses sulcos ficam saturados com a quantidade de particulas adsorvidas e as devolvem para o meio externo causando assim um efeito contrário.
Por isso que quando usado em aquários pedem para que retirem e substitua periodicamente para que não venha a soltar tudo denovo devolta!
Por isso que eu acho que não seria útil para utilização de Carvão ativado para estes fins! : joia :


Fabio Castro.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fabio, apenas complementando e fazendo uma pequena correção, o carvão ativado também é utilizado na medicina em casos de intoxicações por envenenamento justamente pelo alto poder de adsorção. Depois de saturado ele não devolve o que adsorveu, somente perde essa função por isso é que recomenda-se a troca do carvão do filtro do aquario periodicamente (afinal os peixes sujam a agua continuamente fazendo suas necessidades. Ja para compor o substrato das acho que é uma opção de material inerte que em conjunto de outros materiais ajuda na drenagem e funcionaria como alcalinizante dando a opção do cultivador querer o solo mais acido ou menos acido. Ai entra a historia de descobrir qual o ph ideal de solo que determinada planta gosta. : joia :


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Bruno... Seria interessante comprar para testes sim...
Seria até mais uma possibilidade a explorar... Assim como um pessoal daqui explorou a espuma fenolica...

Daria tambem para fazer comparativos... Tipo: carvão ativo Vs carvão vegetal comum Vs sem carvão no substrato...

Pena que o valor é bem mais caro...
Enquanto com 5 pila tu compra 150g desse carvão com 5 pila tu compra 5 kilos do comum...

Falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Fico contente de ter aberto um tópico que ajudou a todos.

Agora uma duvida minha, quando se fala na proporção da composição do substrato o sfagno deve ser seco ou molhado?
Pergunto isso porque molhado praticamente ele dobra de volume.

Carvão ativado: Uma pequena história.
Em 1997 eu fiquei um final de semana a trabalho em um SPA, eu estava desenvolvendo um site para eles e tinha que saber como funcionava.

Eu tive que comer e fazer todas as atividades que o pessoal internado fazia, a diferença era meu prato que era o dobro do que eles comiam. Como sobrava muita comida no meu prato os internados ficavam olhando ele como urubus vendo a carniça ir embora. :mrgreen:

Só que o raio da comida do SPA era dose, tinha muitos legumes e verduras que davam gases e chegou num momento que eu nem aguentava o cheiro dos meus :oops: . Falei com a administração do SPA e me deram umas capsulas de carvão ativado e como que por encanto os gases diminuiriam e o mau cheiro foi embora.


Acho que a história acima se encaixa dentro do conceito de usar carvão em substratos.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

paulo escreveu:... quando se fala na proporção da composição do substrato o sfagno deve ser seco ou molhado?...

Carvão ativado: Uma pequena história... me deram umas capsulas de carvão ativado e como que por encanto os gases diminuiriam e o mau cheiro foi embora...
Paulo, aqui eu faço o substrato a seco e vou umedecendo por camadas na hora de encher os vasos. Hehehh, essas capsulas de carvão ativado são muito utilizadas por fanáticos em fisiculturismo pelo mesmo motivo, kkk! :mrgreen:


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

kkk.. tenso em paulo...
Os caras do SPA já era preparados para o fato.. hahahah

Aqui eu uso sphagnum umido, pois é quando ele fica com seu tamanho real que vai ocupar no substrato...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem