Carvão vegetal em substratos

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Duvida: Voves fervem o carvao antes de usa-lo?
quando eu usei (usei pouco, devia ter usado mais mais esse topico nao existia ainda) eu fervi, mais agora tbm tenho medo de por mais e estressar as plantas :P


I'm a wild flower, the thing that feels
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Eu não fervi o carvao, so lavei mesmo, acho que não tem necessidade de ferve-lo. Aqui uso carvao na mesma proporção da areia fina, não precisa ter medo de usar uma proporção um pouco maior, carvao nao mata a planta, claro que tambem não se deve aloprar na proporção . :)

abraço


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

E ai pessoal...

Daniel, o resultado vem sendo positivo com todas as plantas... A P.esseriana dobrou de tamanho quando mudei de substrato... As Nepenthes sempre mais verdinha e com folhas maiores... E até para orquideas vai bem o carvão hehehhe, joguei um resto de carvão em umas mudas aqui e deram folhas bem maiores que as anteriores...

Bruno, bem pensado essa da Byblis em... Se a minha der sementes vou testar essa ideia, a B.rorida está cheia de flores só falta aparecer os frutos, Já polinizei umas quantas flores... Mas essa semana acho que consegui polizar pois foi a primeira vez que vi o polem cair... hehehhe Vamos torcer...

Matheus, fiz como o Daniel... Assim como ele disse acho immportante o sphagnum sempre predominar o substrato...

Falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal em Pessoal, as informações e as experiências que estão tendo com o carvão, vou testar por aqui com certeza, Pow depois de replantar e plantar várias sementes que fico sabendo e ainda por cima acabou meu Sphagnum e estou ferrado para comprar mais kkk
Muito legal, enquanto não tenho o Sphagnum vou picotando o carvão hehehe
Quando testar vou ver se posto os resultados para ajudar nas pesquisas de todos também.
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

j4ck_666 escreveu:E ai pessoal...

Daniel, o resultado vem sendo positivo com todas as plantas... A P.esseriana dobrou de tamanho quando mudei de substrato... As Nepenthes sempre mais verdinha e com folhas maiores... E até para orquideas vai bem o carvão hehehhe, joguei um resto de carvão em umas mudas aqui e deram folhas bem maiores que as anteriores...
Falows...
Pois é Jack, eu notei resultados similares aqui, mas como pode ser coincidencia no caso das Neps nem frizei muito isso. Mas intuitivamente eu creio que sobre as folhas de neps seja devido ao carvao, folhas mais verdinhas e maiores ocorreram aqui tambem, são coisas que não consigo provar, mas creio que exitem sim, e o uso do carvao vegetal com certeza é uma boa, e tambem custa muito barato :mrgreen:


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Será que o carvão não pode ser bom pra colocar um pouquinho pra sementes? às vezes sendo tão bom pras plantas, pode ajudar nas germinações...
Uma nep que veve se dar bem demais com ele é a N. northiana, que gosta de solo alcalino... Daría pra colocar bastante, misturado às vezes com vermiculita...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Bruno, N. Northiana curte calcario no solo e a alcalinização é uma das consequencias.

Eu ja to fazendo experiencia com o uso de carvao vegetal em semeadura de Nepenthes e Droseras, até agora não notei muita diferença em relação a uso de musgo com areia somente. Porém os vasos de semeadura onde encontra-se carvao na composição não apresentam quantidades grandes e crescentes de algas "lodo" na superficie, é como se o carvao controlasse as algas e impedisse que elas se proliferem. Ja os vasos que estão so com areia e musgo estão cheios de algas "lodo", tem sementes até que ja estão cobertas por essas praga.

:D


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Estas algas charopes em Daniel, pow aqui elas zoam tudo também se não cuidar...
Acredito que pelo carvão ser antibactericida ele ajuda nesse fator, minha mãe sempre usou nas plantas delas, pricipalmente nas orquideas.

Hoje comecei um teste, Picotei carvão e misturei com um subtrato que tenho de 1 Sphagnum 1 po de coco 1 areia (Misturei po de coco para render o restante de musgo que me sobrou :/)
FIz 2 vasos, 1 deles misturei somente o Carvão triturado junto, e no outro eu misturei o pó que saiu quando penerei o carvão...
Sei lá se é maluquice, mas vou testar isso dai pra ver no que vai dar.
Plantei pequenos seedlings de D. spatulata.
Vamos ver no que vai dar ^^


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Achei no ML um carvão ativado vendendo... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... brinde-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Será que vale a pena ou compro do comum mesmo? Acho que nem deve fazer tanta diferença...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Eu usei o do comum por aqui Bruno, acho que não ha necessidade de comprar este ai!
abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem