Câmara de bronzeamento??

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
MarceloDLF
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Out 2012, 12:43
Localização: Fortaleza

Câmara de bronzeamento??

Mensagem por MarceloDLF »

Bom pessoal,eu sou meio louco e por isso vim compartilhar uma idéia maluca que com certeza não faz o menor sentido.

Bom,a coloração interior da Dionaea não depende da Luz do Sol?
Então,quem aqui já viu uma daquelas animações onde se queima algum objeto com uma lupa(lente de aumento)
Então a minha idéia é a seguinte:
Ajustar a lupa de modo que não queime a Armadilha e proporcionar 1 minutos de bronzeamento por dia.(Quando o sol estiver fraco)

Loucura demais,não?

Obrigado pela atenção.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Ah, realmente...
Mas pensou que mesmo aparentemente não queimando a planta, podem surgir outros danos? rs
Acho que nada substitui o sol... só as lampadas, mas mesmo assim...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Além de não funcionar, considero isto uma maldade com a planta :x .

Obs.: Tem certeza que você curte este hobby?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
André Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Set 2012, 15:10
Localização: Rio de janeiro
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por André Martins »

40º em 3 horas não queima , agora se aumentar para 80º , em 10 minutos já queimou ... Lembre-se que essa técnica é usada também para começar fogueiras.


MarceloDLF
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Out 2012, 12:43
Localização: Fortaleza

Mensagem por MarceloDLF »

É foi loucura,mesmo.
e a todos que acham que não gosto das Dionaeas,estão enganados.
Lembrem-se: FOI SÓ UMA IDÉIA e eu sou novato.
Acham que eu iria prosseguir sabendo que isto não tem a aprovação de muitos?


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Marcelo, qualquer planta cultivada a sol pleno já está sendo agredida pelo excesso de luz mas geralmente elas possuem adaptações pra isso e conseguem se proteger naturalmente, se forem adaptadas.
A coloração avermelhada nas folhas de algumas plantas atua na proteção natural contra o excesso de luz, principalmente nos brotos.
Você já deve ter percebido os brotos de uma roseira ou de uma pitangueira nascendo avermelhados... né?
Isso é uma adaptação das plantas e muito comum em vegetação do Cerrado, por exemplo, e no caso da Dionaea também serve para atrair presas.

Mas a produção da substância não acontece assim, ela é um processo metabólico que depende da adaptação da planta ao ambiente num processo mais longo, as folhas novas já nascem produzindo a substância se existir a necessidade e esse procedimento que você imaginou não funciona de uma hora para outra. Lembrando que a variedade exclusivamente verde de Dionaea, mesmo sendo cultivada a sol pleno, continua predominantemente verde porque ela não possui a informação genética para produção da substância em quantidade maior, se trata de uma mutante como outras variedades.

: joia :


MarceloDLF
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Out 2012, 12:43
Localização: Fortaleza

Mensagem por MarceloDLF »

Isso é que é uma EXCELENTE resposta.
Obrigado Ivan.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Fortaleza? pow as plantas devem ficar bordô no sol direto aí, não precisa inventar moda. É só mante-la em sol direto ou filtrado com sombrite se for muito forte para a planta. Manter o vaso sempre encharcado para que o substrato/planta não sequem. Com o tempo a cor irá aparecer nas plantas.

: joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Felipe, é isso ai da sombrite que eu uso com as minhas sarras, e os ascideos dela cresceram muito MUITOO mais, além de que as folhas demoram mais tempo pra envelhecerem e se queimarem : joia : as sarras tão adorando, graças a essa sombrite, ha umas duas semanas saiu um ascídeo de 46 cm :shock: acreditem se quiser :lol:


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal Vitor, não duvido nada do 46cm de sarra kkk, não esqueça de nos mostrar isso tudo :mrgreen:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder