Bromélitas e dengue

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Bromélitas e dengue

Mensagem por José Tito »

Olá gente.Bom dia :D

Bom, sempre quis uma bromélia , mas bom , sempre me falaram que esta planta juntava água e espalhava a dengue, mas eu n entedia que se ela espalhava dengue, porque as floriculturas vendiam, decidi ir mais a fundo no assunto pesquisei pra c******* ,e achei respostas muito controversas, o que vcs podem me dizer sobre isto ?? Alias , se n espalham , qual é a melhor para começar.

ps: sim , eu sei que nem todas juntam água


eu preciso parar de ser trouxa
Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Otávio010306 »

Pode ter uma bromélia tranquilo,foi comprovado que elas não abrigam mosquitos.


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Wagner Gonçalves
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 16 Out 2016, 14:12
Localização: Belo Horizonte Minas Gerais
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Wagner Gonçalves »

Eu cultivo bromélias a vários anos e já li vários artigos na internet abordando o assunto. A maioria fala que as bromélias que acumulam água em suas folhas não são criatórios, inclusive um do Instituto Osvaldo Cruz que foi inúmeras vezes replicados na web.

Mas na realidade não é bem assim. EVENTUALMENTE elas podem sim apresentar as famigeradas larvas. Acontece que o mosquito Aedes aegypt prefere se desenvolver em água de ph neutro e a água que acumula na bromélia tende a ser ácida, isso atrapalha mas não inviabiliza o desenvolvimento das larvas. Inclusive os comercializantes relatam que a planta secreta uma substãncia misteriosa que inibe a larva de desenvolver, pra mim isso é "lorota". O que aconece na prática é que você pode ter dezenas de bromélias e nunca ter uma larva sequer encontrada nelas em anos de cultivo; ou adquirir uma única bromélia e depois de um mês achar dentro dela uma meia dúzia de larvas (isso geralmente acontece na presença do agente de zoonozes para te matar de vergonha). A propósito, o larvicida que geralmente os agentes de combate à dengue usam, matam as plantas. É larvicida e herbicida também.

A internet fala de receitas como colocar areia, borra de café, mas acho que isso ou mata a planta ou não funciona. Eu particularmente uso algumas táticas:

A maioria de minhas bromélias ficam num recinto todo telado isento de acesso do mosquito;

Você pode cultivá-las em vasos e ao molhá-las, virar o vaso para jogar fora a água e deixar apenas uma minúscula quantidade de água em seu interior, apenas tomando cuidado para não derramar o
substrato que sempre é frouxo e suja tudo;

Existe no mescado um larvicida biológico. Eu fiz o teste num copo d'água que mantive deliberadamente por SEIS MESES cheio de água limpa e uma plantinha aquática. Quando enfim apareceram as larvas, inoculei o produto e em dez horas todas morreram. O produto funciona mesmo. O rótulo recomenda aplicar a cada vinte e oito dias, mas eu aplico quinzenalmente por vias das dúvidas. O produto se chama "BIOVEVECH". Ele é ótimo, eu inclusive apliquei em meus laguinhos, dentro das jarrinhas das Nepenthes, nas bromélias, nos aquários. Ele só mata as larvas. Ele custa aproximadamente R$ 30,00 reais e eu encontro ele no Walmart aqui em Belo Horizonte. Ótimo custo benefício.

Aqui em Belo Horizonte eu vejo várias bromélias em parques públicos. Geralmente elas ficam plantadas no chão, sob árvores e com o tempo elas ficam literalmente "entopidas" de folhas pequenas (folhas de jabuticabeira, romanzeira, pitangueira, leucênia, folhas pequenas em geral). Eu acredito que nas matas isso também ocorra e não mata a planta, então eu acredito que se você colocar "SPHAGNUM" nos "laguinhos" das bromélias inibiria mecanicamente os mosquitos de terem acesso à água. Mas eu nunca tentei essa técnica. Eu uso Sphagnum nos pratinhos das plantas carnívoras e ele é bastante inerte, não apodrece, inclusive com o tempo ganha uma corzinha verde bonita.

Outra coisa: bromélia é igual cactus, orquídea, não sobrevive dentro de um "pratinho" com água. O pratinho pode até ter, mas seco.

Quanto a sugestão de bromélia, comece então com uma Tilandsia ou uma Dyckia que não acumulam água. Boa sorte e bem vindo às bromélias.

https://www.google.com.br/search?q=tila ... igB#imgrc=_



https://www.google.com.br/search?q=tila ... h&q=dyckia


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem