Briófitas da era do gelo

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Briófitas da era do gelo

Mensagem por MarcielS »

ScienceDaily

[thumbnail=center]https://news.ualberta.ca/-/media/ualber ... banner.jpg[/thumbnail]
Catherine La Farge recebe um olhar de perto a briófitas descobertos pela retirada Glacier Teardrop na ilha de Ellesmere, no arquipélago ártico canadense. (Credit: Image courtesy of University of Alberta) (Crédito: Cortesia da imagem da Universidade de Alberta)

La Farge, pesquisadora da Faculdade de Ciências, diretora e curadora do Herbário criptogâmicas na Universidade de Alberta, derrubou a suposição de longa data que toda a planta exposta pelo recuo das geleiras polares estão mortas.

Anteriormente, qualquer novo crescimento de plantas próximas à margem da geleira era considerado resultado da rápida colonização por plantas modernas em torno da geleira.

Usando datação por radiocarbono, La Farge e seus co-autores confirmaram que as plantas, que variavam de 400 a 600 anos, foram enterrados durante a Pequena Idade do Gelo, que aconteceu entre 1550 e 1850.
No campo, La Farge notou que as populações subglaciais não estavam apenas intactas, mas além do bom estado algumas estavam rebrotando.

No laboratório, La Farge e Krista Williams selecionaram 24 amostras subglaciais para experimentos de cultura. Sete destas amostras produziram 11 culturas e regeneraram-se com sucesso quatro espécies a partir do material original.

[thumbnail=center]https://s2.glbimg.com/AZtDa_Pn5KEMd36ve ... fitas3.jpg[/thumbnail]
Briófitas crescem em laboratório após serem achadas sob gelo (Foto: Courtesy of Catherine La Farge/PNAS)
La Farge, diz que a brotação dessas briófitas da idade do gelo expande a nossa compreensão dos ecossistemas de geleiras, como reservatórios biológicos que estão se tornando cada vez mais importante com o recuo do gelo global.

"Sabemos que as briófitas podem permanecer dormentes por muitos anos (por exemplo, nos desertos) e, em seguida, são reativados, mas ninguém esperava que eles brotassem após quase 400 anos debaixo de uma geleira”.

"Qualquer célula de briófita pode reprogramar-se para iniciar o desenvolvimento de toda uma nova planta. Isto é equivalente às células-tronco em sistemas de fauna".

La Farge diz que a descoberta amplia o papel crítico de briófitas em ambientes polares e tem implicações para todas as regiões de permafrost do globo.

“Briófitas são extremófilos que podem prosperar onde outras plantas não podem, portanto, eles desempenham um papel vital no estabelecimento, colonização e manutenção dos ecossistemas polares”.

A pesquisa foi publicada na revista Proceedings of National Academy of Sciences.

... : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

assunto interessante, certa vez li que pesquisadores acharam sementes congeladas de uma planta extinta na Sibéria (datadas da última era glacial) que foram semeadas e para surpresa de todos, elas germinaram. Sempre vi esta história com um certo ceticismo, mas depois de ler o texto logo acima creio que tal informação seja, no mínimo, plausível.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Essas plantas são fantásticas. Sobrevivem às condições mais absurdas.
Sei que não é nenhum extremófilo, mas aqui em Londrina temos a Tilandsia, uma planta da família das bromélias que cresce na rede elétrica. Não sei se o campo eletromagnético ajuda na adesão das sementes, o fato é que estão por toda a cidade. As pessoas não fazem nem ideia do que possa ser aquilo. :lol:
campograndenews.com.br/meio-ambiente/in ... mpo-grande


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

As Tilandsia nascerem em fios de alta tensão é algo no mínimo inusitado :shock: , valeu por compartilhar conosco o link da matéria : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

É por essas e outras façanhas q a natureza me encanta! Muito legal essas duas matérias, Marciel e Aloysio! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Quem diria que musgos conseguem sobreviver tanto tempo assim...
Mas se você parar para pensar ainda estamos na era do gelo (ainda existe gelo nos polos) :roll:
Aloysio escreveu:Sei que não é nenhum extremófilo, mas aqui em Londrina temos a Tilandsia, uma planta da família das bromélias que cresce na rede elétrica. Não sei se o campo eletromagnético ajuda na adesão das sementes, o fato é que estão por toda a cidade. As pessoas não fazem nem ideia do que possa ser aquilo. :lol:
Também tem muitas dessas por aqui no RN, especialmente em cidades do interior
Pelo que sei elas são bastante sensíveis a poluição...


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem