BogMóvel. - Projeto

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

BogMóvel. - Projeto

Mensagem por Pendragon »

Desculpem-me os fãs do Batman, mas não se trata de um super carro esquisito papador de moscas.

Estou com a intenção de montar um "mini-bog", e como eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no bolso, eu tenho que escolher sempre o que sai mais barato em relação aos materiais. Bom, todos conhecem aquele aspirador de pó da Eletrolux "HidroVac"? Quando o motor queima, o que todo mundo faz? Eu resolvi fazer um bog. Com algumas informações na mão eu comprei alguns materiais para a empreitada. Mas eu realmente tive dificuldade em achar informações precisas quanto a proporção "camada encharcada" x substrato e também da altura do "ladrão". Então estou pedindo ajuda para adaptar o aspirador.

Vantagens do "HidroBog Eletrolux":

Bom tamanho: Altura 25cm x Diametro 30cm
Alças laterais
Sistema de rodízio, que facilita o transporte
Estrutura resistente
Ia virar lixo, portanto é de graça.

Foto:
[img]http://img411.imageshack.us/img411/1417/img0227a0.jpg[/img]

As medidas são:
Altura a partir do fundo: 25cm (30cm até o chao);
Diametro da boca: 30cm
Distância entre o fundo e o inicio do buraco lateral: 15cm
Diametro do buraco: 5,5cm
Distância entro o fim do buraco e o topo: 4cm

A principio minha idéia era preencher o bog até a metade com argila expandida, e o restante com substrato. Utilizar esse buraco já existente como entrada de água e o "ladrao" sairia pelo lado oposto no primeiro 1/4 superior do bog, o que deixaria metade do substrato constantemente encharcado.

Minha principal dúvida é se essa altura do ladrão daria a umidade correta para todas as especies que farão parte do meu pantano particular (Dionaea, Drosera, Sarracenia e Utricularia), ou se para agradar a todas as especies eu teria que subir ou descer a posição do ladrão. Outra dúvida é em relação a porcentagem de substrato. Meio-a-meio está bom? E por fim, eu poderia usar esse buraco lateral como entrada de água ou eu tenho que ter essa entrada obrigatoriamente por cima, como eu vejo nos bogs pela internet?

Editado:
Eis um croqui feito rapidamente a mão, que dá uma idéia do que eu pretendo fazer:
[img]http://img193.imageshack.us/img193/5406/bogj.jpg[/img]

Abraços.
Editado pela última vez por Pendragon em 04 Dez 2010, 18:43, em um total de 2 vezes.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Achei boa a ideia, só tem algumas coisas pra corrigir...
Acho que o ladrão tá meio alto, pois essas plantas que você falou gostam de solo bem enxarcado.
A entrada de água não precisa ser necessáriamente por cima, ms como colocaria água pelo lado? kkk O ideal seria colocar um caninho virado pra cima no furo, pra poder molhar.
Não sei se o meio a meio está bom... Parece que sim, mas acho melhor esperar o pessoal que sabe mesmo responder :mrgreen:

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Primeiro post editado com um croqui feito a mao e fotografado (pois não tenho scanner :mrgreen:)

Outra dúvida que me surgiu agora é se o substrato precisa ser substituido todo ano, como em vasos... Se sim, vai dar um trabalhao...

Gostei da idéia do caninho virtado pra cima. Talvez não precise, por causa do diâmetro do furo (5,5cm cabe com folga um cano de 2 polegadas), mas se for dificil a visualização, ou a reposição de água, vou me utilizar da sua idéia.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

@pendragon Acho que a cada 2 anos talvez necessite troca parcial do substrato.. eu ja tenho grande parte de minhas plantas a 1 ano e poucos meses, e até agora nenhuma troca de substrato.
Gostei da ideia de um bog movel, porem as plantas não vão gostar de ficar andando por ae :P

@Bruno, você falou que o ladrão tá 'meio alto', seria meio 'baixo', quanto mais alto o ladrão, maior o nivel da agua.


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Rodrigo escreveu:@Bruno, você falou que o ladrão tá 'meio alto', seria meio 'baixo', quanto mais alto o ladrão, maior o nivel da agua.
Rodrigo, valeu por corrigir, era isso mesmo que eu queria dizer :mrgreen:

Realmente, não é bom ficar mexendo o bog de um lado pro outro da casa... escolha um lugar fixo que é melhor.

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Phvporto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 150
Registrado em: 03 Nov 2010, 14:34
Localização: Dourados-MS
Contato:

Mensagem por Phvporto »

Rodrigo escreveu:@pendragon Acho que a cada 2 anos talvez necessite troca parcial do substrato.. eu ja tenho grande parte de minhas plantas a 1 ano e poucos meses, e até agora nenhuma troca de substrato.
Gostei da ideia de um bog movel, porem as plantas não vão gostar de ficar andando por ae :P

@Bruno, você falou que o ladrão tá 'meio alto', seria meio 'baixo', quanto mais alto o ladrão, maior o nivel da agua.
A minha em um mês já levou umas 3 ou 4 trocas de substrato.

Olha, 25cm pra mim é muito alto. Li no karnívoras.com(https://www.karnivoras.com/articles/45/ ... de-Drosera" onclick="window.open(this.href);return false;) que as raízes das Droseras são cumpridas, então eu recomendo para elas, mas, no caso das Dionaeas, Sarracenias e etc, acho muito desperdídcio de substrato.
Com chuvas no Inverno e secas no verão. Elas desenvolvem se no Inverno e primavera, estando em "dormência" no verão. Dispões de grandes raízes relativamente ao tamanho, sobrevivendo assim a um clima muito seco na superfície.
Com chuvas no Inverno e secas no verão. Elas desenvolvem se no Inverno e primavera, estando em "dormência" no verão. Dispões de grandes raízes relativamente ao tamanho, sobrevivendo assim a um clima muito seco na superfície.


[img]http://imagens.bistecaassada.com/banners/468x60.png[/img]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Paulo, trocar o substrato 3 ou 4 vezes em um mês?? D=
Isso não é nada bom para as suas plantas! Pode até matar de tanto estresse!

Só troque o substrato quando for extremamente necessário!

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Realmente, não é bom ficar mexendo o bog de um lado pro outro da casa.
A intenção com a mobilidade do bog é evitar chuvas muito fortes, ou geadas no inverno, já que a área onde o bog ficará não tem nenhum tipo de cobertura ou proteção. Vai ser mais pra saber que eu posso movimentar facilmente se quiser, mesmo que eu não faça isso.
acho muito desperdício de substrato.
Na verdade a camada de substrato vai ter apenas 12cm, o resto vai ser preenchido com argila expandida.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Eu acho que voce poderia começar a colocar o subtrato do nivel daquele furo que vai encaixar o cano de PVC pra cima, acredito que as sarracenias tmb não precisem de muita fundura no substrato, mas as outras, com a fundura que eu te falei creio que ficariam muito bem, e voce economizaria substrato... E talvez se voce completar quase tudo com pedras Britas, e por último uma fina camada de 4 dedos de argila e o resto de substrato, economizaria Argila tmb...
Não sei se pedra brita faz mal ou não as carnivoras, sempre uso nos fundos dos vasos por aqui e nao tive problemas aparentemente, mas acho que resolve só para cobrir espaço.

Achei muito boa a sua idéia, ainda faço algo parecido por aqui pois fica muito bonito.
boa sorte com o seu projeto, não sou muito bom nos palpites técnicos heheh pois acabo montando meus projetos meio que no improviso kkk e acaba ficando bom, creio que por sorte.
Abs


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Vou aceitar sua sugestão Felipe. Eu estava mesmo preocupado com o comprimento das raízes, mas creio que voce tem razão. Nesse caso seria bom subir também o meu dreno, pra manter a água em contato com o substrato, ou não?


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem