Base cientifica para nutrição quimica artificial nepenthes

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Base cientifica para nutrição quimica artificial nepenthes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Fui ler sobre algumas nepenthes no wikipedia e me surpreendi com um artigo citado pela fonte onde diz que os autores fizeram uma experiencia para saber se mesmo tendo os ascideos para captura de presas e vivendo em solos probres as raizes tem ou não função nutritiva.

Achei o resumo aqui https://link.springer.com/article/10.10 ... 010-0028-1

Segundo o trabalho em nepenthes talangensis supridas de presas nos jarros foram fertilizadas no substrato. O resumo nao cita quais e nem as concentrações e nem por qual período. Porém conclui que as raízes das plantas são funcionais pra retirar nitrogênio do solo, principalmente as supridas de presas naturais, como no meu cultivo protegido por telas onde o acesso de insetos é bem menor.

Quem tiver acesso ao trabalho completo pelos portais Capes ou outros, seria possível o envio do mesmo?


Fabricio


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Assunto interessante este Fabrício, é o que é melhor o mesmo tem nexo, pois se a planta não se conseguisse ao menos obter algum nutriente por meio das raízes, isto significaria que elas só teriam a função de sustentá-la, algo que nunca acreditei. Essas plantas evoluíram por milhões de anos para obter alimento por meio de estruturas que lhe garantiriam sobreviver a lugares tão adversos como pântanos, florestas etc., porém isto não exclui a função alimentar das raízes, mesmo que relegado a segundo plano.
fabricio de oliveira escreveu:Quem tiver acesso ao trabalho completo pelos portais Capes ou outros, seria possível o envio do mesmo?
Não garanto nada, mas vou verificar com meus contatos e qualquer coisa posto aqui.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Pelo que entendi Fabrício, as plantas que foram suprimidas de insetos absorveram melhor pelas raízes, foi isso?

É mais uma constatação da plasticidade como estratégia de sobrevivência, igual naquele caso das plantas carnívoras em ambientes poluídos com muito nitrogênio no solo, que produzem armadilhas menos eficientes na captura.

Legal, se eu conseguir o artigo te mando.


fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Nosso amigo Emerson Gumboski conseguiu o artigo e m enviou uma copia.

Quem quiser uma cópia me envie email por mp.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem