Atualizando - minha Dio florindo (pg. 3)

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

se possível, corte a haste menor e deixe somente uma, a maior q está florindo. somente uma já puxa muita energia da planta, duas no momento não acho aconselhável. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola amigo vejo que sua Dionaea esta se recuperando.

observo que não era prudente deixa-la florescer agora, visto que a mesma esta se recuperando, sendo que seria viável a remoção da haste, porem no ponto que ja esta acredito que o consumo que ela teria ja foi...

outra observação que tive e sobre os vários clones que você tem, embora você tenha feito uma divisão de rizoma recentemente, ainda tem vários outros precisando tb ate das mudas que você acabou de repartir ainda teria uma ou duas divisões para serem feitas.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Eu percebi q tem mais pra tirar, mas depois do fungo fiquei com medo de mexer o.o

Uma das hastes floriu e depois fechou, ai eu cortei próximo ao rizoma, mas não sei onde ficariam as sementes.


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Priscila, dá uma passeada por por esse tópico. Ele fala sobre a polinização da dionaea, e tem fotos de como ficam os frutos e as capsulas de sementes... : joia :

mas assim... se você quer sementes, você não pode cortar a haste qdo as flores se fecham, tá? ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Nossa! Não acredito q não podia cortar! Puxa vida, eu demorei tanto pra vir aq no forum :'( q coisa, demorou tanto pras florzinhas aparecerem :'(
Na pág q você me passou fala q depois de 4 semanas q dá sementes, então além da polinização tem q deixar a haste lá até q seque td a haste?

É assim tb com drosera? Pq minhas droseras floriram tb, mas ela é tão diferente q dá várias florzinhas na mesma haste.


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q dó Priscila!!
pritolone escreveu:Na pág q você me passou fala q depois de 4 semanas q dá sementes, então além da polinização tem q deixar a haste lá até q seque td a haste?
Sim... acho q lá tb tem uma foto do fruto no ponto de colher (ele fica pretinho e se racha, deixando à mostra as sementinhas da dio
pritolone escreveu:É assim tb com drosera? Pq minhas droseras floriram tb, mas ela é tão diferente q dá várias florzinhas na mesma haste.
Se você quer frutos/sementes, então mantenha a haste. Algumas especies precisam de uma mãozinha pra gerar frutos (polinização manual), outras se autopolinizam (geralmente as droseras são assim). E aí é aguardar as capsulas de sementes amadurecerem (começam a rachar). Há quem colha antes de rachar, pra não perder nenhuma semente, mas não sei dizer qual seria o ponto certo pra colheita. Eu prefiro sempre esperar q comecem a rachar pra eu colher...
Tô com a sensação de estar esquecendo algum detalhe, por isso eu peço pra outros amigos me complementem, por favor... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Peço licença Fátima, tomara q seja isso...

a haste deixamos quieta e só cortamos qdo na coleta da ultima cápsula. importante é você ir colhendo as cápsulas secas.

você se referiu a haste e já tendo cortado, tomara q as cápsulas estejam secas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Então, eu fiz poda como se fosse uma planta comum sabe, conforme as flores secavam eu as cortava, dai qd não sobrou nenhuma eu cortei a haste, pensando na lógica de outras plantas. Já a drosera, como são mtas florzinhas eu só cortei a haste qd percebi q td o galhinho estava seco. Vou olhar de novo nesse tópico q a Fátima mandou para ver se vejo as sementes. Procurei aq, mas não achei um q mostrasse as sementes das droseras.


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Da dio é assim, Priscila, circulei onde estão as sementes (dá pra notar um brilho diferente) Esse é o ponto em q gosto de colher as sementes de dionaea:

Imagem

Vou ver se acho no meu comp alguma foto de drosera ;)

=====
Eu procurei aqui, mas só encontrei duas fotos q fiz qdo colhi o primeira primeira capsula da D. intermedia... não sei se te ajuda, mas...
Imagem
Imagem


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem