Atualizando - minha Dio florindo (pg. 3)

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Gente! Como a dio do meu irmão morreu eu resolvi dar uma olhada nas raízes das minhas e tem umas coisinhas brancas minúsculas, praticamente invisíveis ! Eu peguei as 3 e lavei com água corrente para ver se os bichinhos caiam, mas agora não sei oq faço, pensei em lavar o musgo e por um pouco no sol, mas enqto isso oq faria com elas? preciso deixa-las em alguma solução ou só de remover do musgo já ta bom?
Me aconselharam a coloca-las em dormência, se eu fizesse isso agora a praga poderia continuar atacando-as?
*.*


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Priscylla você poderia postar algumas fotos!


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Pricila.

Temos vários poréns aqui na sua dúvida.
Para lavagem das raizes das dios, você pode utilizar uma seringa. Pois como as raizes são sensíveis, lavando a mão é fácil de quebrar as mesmas.

Quanto a esterilização do musgo, você pode ferver o mesmo por uns 10 ou 15 min. Em quanto é realizado esse procedimento, você pode deixar suas Dios com as raizes num pote com água.

Antes de colocar em dormecia, aconselho a esterilização do musgo, pois se o mesmo possuir alguma infestação de alguma especie de fungo, o fungo vai se proliferar ainda mais no ambiente frio e umido da geladeira.

PS: Poste fotos para melhor analise.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

oi, eu não postei novas fotos pq tinha colocado aquelas da aparência externa das dios, e não dá para ver os bichinhos nas fotos. Eu to achando q deve ser uma praga q atacou minhas orquídeas (um bichinho q come a raíz), eu troquei o musgo destas e os insetinhos devem ter voado pras dios.
Coloquei o musgo pra ferver e as dios estão na água :(
Depois que replantá-las posso fazer uma estufinha com pet e deixar dentro do quarto só recebendo luz? ou é melhor deixa-la no local q ela está acostumada para se recuperar mais rápido?


Ótimo dia a todos!
Clayton_m
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Mai 2015, 19:55
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Clayton_m »

Eu tive problemas com essa "mosca" que sai do substrato, ela parece vir de pequenos vermes que comem algo no substrato, e talvez as raízes das plantas também... Elas fugiram quando eu submergi o substrato em água por alguns dias. Elas me lembram os "fungus gnats", pequenas moscas cujas larvas são conhecidas por atacar PCs, a literatura estrangeira fala delas direto. Mas é importante ter certeza do que é antes de fazer qualquer coisa... Como o pessoal já sugeriu, tenta por mais água sem cloro, e cuidado pra não dar fungo nas partes mortas.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

complementando a informação do Clayton, bem acho q não tem, caso tenha outros vasos retire este e deixe-o longe dos demais para não invadirem tudo. isso aconteceu comigo...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Essa praga tem nome e se chama Fungus gnat. Para contê-la aplique o bioinseticida Dimy Pel que em poucos dias estará livre dessa larva maldita :x .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Priscylla,

Os bichinhos que encontrou eram assim?
[thumbnail]https://2.bp.blogspot.com/_UyOJy62u2W4/ ... larvae.jpg[/thumbnail]

Se eram, abordamos o assunto fungus gnat neste TÓPICO.

Abç


Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Ela não parecia tão viscosa assim, só enxerguei pontos brancos em movimento (to começando a usar óculos, devia ter pego ele rs). Mas pela descrição de vocês é isso mesmo, tds as plantas da casa estão com isso. Começou nas orquídeas e nas violetas (que ficam próximas umas das outras e em região de sombra - ótimo lugar para proliferação de fungos), troquei a terra e o substrato (mas perdi uma violeta), achei q tava tudo resolvido, mas as mosquinhas devem ter voado enqto eu cuidava destas plantas para as outras. Hoje fui separar muda de morango e voou umas mosquinhas de dentro da terra para longe. :o
To usando o Dimy (em tudo agora! estado de calamidade pública!).

Lavei as raízes das dios, mergulhei o substrato em água fervente por uns 10m para matar os ovos (tinha pontos redondinhos, durinhos no sphagnun) e depois de replantá-las borrifei dimy diluído próximo às raízes para evitar q voltem (pode isso). Mexi hoje e parece não ter nada no substrato ou na planta, mas ela parece q sentiu o stress de tudo isso :cry:

Vejam como ela está hoje (até o verde dela ta diferente):

Imagem

Ela ta bem úmida pq chovei de noite.

Mas pelo q entendi na discussão do tópico indicado pelo MarcielS se eu ataco o inseto com o tempo não haverá mais quem coloque os ovos (é isso mesmo?).

Acho q dá pra add a drosera intermédia na lista de PCs q gostam desse insetinho, pq o substrato das minhas pequenas droseras é um dos poucos q não tem nada (larvas ou ovos) e as armadilhas delas (q são pequenas ainda rs) estão sempre um desses insetinhos (pelo menos pra ela ta sendo positivo ^^' )

Qdo criei esse tópico achava q ela estava entrando em dormência, então me indicaram fazer a dormência induzida, depois do q ela passou ainda seria bom colocá-la para dormir ou ela "está com a imunidade baixa" para algo assim?


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Drosera e Pinguicula são ávidas predadoras de Fungus gnat (mosquito), porém é sempre bom contar com o Dimy Pel para dar cabo de vez desta praga uma vez que este bioinseticida mata tanto o inseto adulto quanto a larva hehehe :twisted: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem