Atualização Droseras,Byblis 13/3/2016

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
forest
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Ago 2015, 12:59
Localização: Blumenau/SC
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por forest »

É impressão minha ou tá saindo uma armadilha da primeira bráctea da inflorescência de sua Dionaea? :shock:


nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nextrevo »

Eu tbm havia percebido isto, mas sera que é uma armadilha?


Avatar do usuário
ronaldojr
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Mai 2015, 20:17
Localização: Canarana - MT
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por ronaldojr »

[quote="nextrevo"]Segue a IMAGEM da semente de Dionaea com o "negocio branco" aparenta ser fungo certo?

Imagem




Acredito que seja fungo, as primeiras sementes que plantes apareceu isso também e logo depois se espalhou e outra coisa as sementes estavam em copinhos de café, as sementes dos copinhos mais próximos também ocorreu a aparição desses fungos.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

uma sugestão, para "tentar" recuperar, seria você com cotonete levemente retirar este branco por completo. após replantá-lo em local separado. antecipo, uma tentativa. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nextrevo »

Bem eu sou azarado e não consegui 1 semente. E nasceu uma armadilha próxima as flores. Isso é possível? pensava que nascia sempre longe para não comer os agentes polinizadores...
Com FLASH:
Imagem
SEM FLASH:
Imagem

Esta crescendo e já nascendo flores no novo haste floral. Até esse final de semana eu posso trocar o substrato ou devo aguardar esse haste também?
Imagem


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Azarão nada, tu é um baita de um sortudo. Essa armadilha que se desenvolveu aí foi decorrente de uma mutação chamada apomixia, que nada mais é do que um clone gerado a a partir da haste floral.

Encoste esta parte da haste com a armadilha no substrato (Sphagnum misturado a areia) e deixe lá até enraizar :mrgreen: .

Boa sorte é até a próxima : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nextrevo »

Rodrigo é necessário cortar esse haste e plantar em um novo vaso? ou cortar a ali perto da armadilha? Ou só deixar na posição mesmo... Não entendi muito bem.


nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nextrevo »

Bem estou com algumas sementes ja nascendo e uma delas é essa
D. Spatulata Gostaria de saber se está tudo ok com essas spatulatas. Deixo ela no sol mas parece que está muito forte pra elas e algumas parecem estar ficando amareladas talvez por isso certo? Eu posso fazer o transplante? E como é que faz o transplante de droseras? É so retirar o musgo e colocar em outro vaso?
Imagem

Dionaea com o segundo haste floral (ela ja esta fechado posso fazer o transplante ou devo aguardar ?)
Imagem

Essa aqui eu não sei oq é. Acabei misturando algumas sementes pois acabaram voando e não sei oq ficou. Burmannii ? Ali do lado direito > acredito que sej intermedia...
Imagem

Essa aqui tme vários no vaso mas as foto não ficou boa essa aqui é o melhorzinho dele.
Imagem


Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Que bom que estão germinando, parabéns!

Minhas seedligs de spatulata daqui também tinham começado a amarelar e até morrer. Daí eu reduzi um pouco o sol, que parecia estar dando uma cozinhada nas pobrezinhas, diminui um pouco o nível de água para manter o substrato não tão encharcado e alimentei as que eu pude com pequenos insetos (já com a ideia de testar alimentação com ração de beta). Com cerca de uma semana elas cresceram e voltaram a ficar verdinhas e cheias de mucilagem. Uma mais gulosa que capturou sua própria formiga cresceu o dobro das demais irmãs :? .

Com relação a transplante parece que os brotinhos tem que ficar bem grandinhos ( cerca de 1cm ou 2cm de altura ou 0,5cm de diâmetro se não me engano) para aguentar o processo, pois senão pode acabar quebrando o frágil sistema radicular e aí perda total. O ideal é rasgar o copo e plantar aquele bolo de sphagnum em um vaso, mas no caso de retirar os seedlings um a um é melhor esperar eles tomarem um bom tamanho.

Com relação a haste da dionaea não sei te dizer.

Boa sorte : joia :


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nextrevo »

Obrigado então elise!
Fico no aguardo da Dionaea então!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem