As Euphorbias aqui de casa

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
felipe_chaves
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Out 2010, 20:32
Localização: Porto Alegre - RS
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por felipe_chaves »

A Rita já falou tudo.... A caneá é um ótimo fingicida, inclusive pode ser usado nas sementes de PCs, na geladeira, por exemplo. Tenho minhas sementes de sarra esperando na geladeira, utilizo canela em pó. Simples e sem fungos. Qualquer cacto que tu cortar/quebrar destacar alguma parte, pode passar a canela. Evita fungos e ajuda a cicatrização.
Sobre as mudas, pode cortar - com lâmina afiada e esterilizada, sem dentes, para não destruir os tecidos) e deixar secar. O tempo varia conforme o tamanho da parte cortada. Algumas, podem ficar meses curando o corte. Outras, questão de 1,2 dias. Evitar molhar logo que transpantar.

Crytech, tu pode usar um adubo bem baixo, tipo 10-10-10 ou 20-20-20 para dar uma energia pra planta, mas uma vez que outra, pos pode queimar e matar as raízes ou, desenvolver muito os tecidos e ir pro saco igual.

Crescer bem = sol+calor = floração.

Sobre a toxicidade e da mesma família, podemos citar a Jatropha podagrica hook - ou pinhão bravo, batata do inferno,etc - que contem alcalóides altamente tóxicos, sendo necessário o cuidado no simples manuseio. Ex.: A ingestão de apenas 5 sementes, pode levar ser fatal.

Eu tinha 3 plantas bem desenvolvidas, mas me desfiz, já que meus cachorros são meio aloprados e roem até cactos cheio de espinhos, quem dirá uma euphorbia bem 'gordinha' e suculenta...


Felipe Chaves
[url=http://carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=666]GrowList/Wishlist[/url]
[url=http://www.flickr.com/photos/felch/]Flickr: Carnívoras e outras[/url]
Rita
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 16 Out 2010, 18:34
Localização: Guaratiba - Rio de Janeiro

Mensagem por Rita »

crytech escreveu:Eu falei pra minha tia que são euphorbias, ela leu as instruções sobre como propagar através de leaf-cutting e ficou impressionada com o fato de usar canela em pó.
Ela disse que já tentou anteriormente e não teve sucesso, acho que ela também não esperou o tempo para cicatrização antes de plantar na terra.

Sobre a Euphorbia lactea cristata, ela disse que já tem meses que a planta está parada no tempo, não cresce, fica sempre do mesmo jeito...
Ela utiliza humus de minhoca às vezes, antes surtia efeito mas agora ela se recusa a se desenvolver. O que poderia ser? Eu imaginei que o vaso pode estar pequeno pro tamanho da planta, mas ela acha que pode ser a falta de algum tipo de adubo. Teria algum mais indicado?

Todas essas suculentas ela comprou há anos atrás e vieram em vasos nº 1 de plástico, acho muito gratificante quando compramos uma pequena mudinha e depois conseguimos monstros como esses. :D

PS: Título do tópico alterado.

Crytech,

Realmente a Euphorbia cristata já passou do tempo de trocar de vaso. Ela precisa de espaço para alargar, ficar bem cristatada.
Com relação a adubo, não é uma planta exigente. Mas pode utilizar a cada 15 dias a formulação "Forth Jardim" ou osmocote a cada 4 meses(eu uso o 14 14 14, mas o 10-10-10 que o Felipe falou tb é super legal de usar).
Tenho uma que comprei nesses vasinhos de supermercado, e ela cresceu absurdamente, e eu já fiz muitasssss mudas.
Grande abraço!!


Responder