Areia de gato: Uma alternativa ao cultivo de Cephalotus

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hercílio, eu serei objetivo: esta areia que comprou não se presta a cultivar Cephalotus, Pinguicula ou quaisquer outras PCs. Repare bem que aquela que recomendei deve conter exclusivamente o mineral vulcânico zeólita.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

Melhor ainda rodrigo...
assim n mato minha semente...
muito agradecido.
manterei o padrão mesmo de momento e quando for comprar mais areia pro meu felino ja vejo alguma q contenha exclusivamente isso.


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Vejo o assunto da seguinte forma,

Tanto a zeólita quanto a argila são inertes por não apresentarem nutrientes, e as mesmas tem características similares no quesito absorção de umidade. 8-)

O Problema maior é que nem toda planta carnívora pode ser cultivada em solo totalmente inerte, porém, desde que conhecida todas as características, o material pode ser utilizado para compor o substrato especifico a cada gênero/espécie.

Não creio ser adequado para germinações, mas pode haver utilidade para o cultivo das plantas.

Hercilio, caso ainda tenha curiosidade e disposição, experimente realizar o teste que sugeri. Quem sabe descobre que a argila moída é uma boa mídia para o cultivo de plantas carnivoras :geek:

Abç


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

bom, marciels...
vivendo e aprendendo...
creio q todos os q descobriram algo partiram de teste... n custa testar ja q tenho musgo sobrando e talz... :ugeek:


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Para cultivar Pinguicula (apenas as espécies mexicanas e europeias, não utilize este substrato com plantas oriundas da América do Norte) use areia de granulação média, areia de gato (que contenha o mineral zeólita), perlita e vermiculita nas proporções 1:1:1:1. No caso do Cephalotus, a pessoa que postou a fotos no Face usou apenas a areia de gato e com o passar do tempo nasceu um musgo selvagem no topo do vaso.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem