Areia de aquário p/substrato confirmação

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Areia de aquário p/substrato confirmação

Mensagem por Pelvs »

Então pessoal, Sou novo por aqui, e com Pc's então estou comprando todo o material necessário para melhor acomodar minha atual e futuras plantas, li que um dos componentes do substrato para plantas carnívoras(no meu caso Dionaea) é, alem de Sphagnum, areia de aquário...queria que vocês me confirmassem de que o material esta correto...[img][/img] [img][/img]

A proposito esta é a minha Dionaea,se puderem dar algumas dicas de algo que esta faltando a ela neste exato momento ficaria grato!!!
Se repararem ao lado dela tem uma mudinha, duas folhas dela secaram ,e eu não sei o que fazer para não perder a pequenina :/
[img][/img]


Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Olá Pelvs,

Quanto a areia de aquário, não sei lhe dizer se pode utiliza-la. A areia mais utilizada é a areia de construção bem higienizada: bem lavada até que a água de lavagem fique o máximo de "incolor" e fervura dessa areia por vinte minutos. E o musgo sphagum fervido por vinte minutos. Nesse fórum você encontrará inumeras postagens sobre esse assunto. E quanto ao substrato da sua Dio, ao que parece é genérico! Aconselho ao amigo trocá-lo por 50% areia +50% spagnum. Espero ter ajudá-lo!!

abraço!


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Opa,

Eu tenho utilizado areia de filtro de piscina, na granulagem média. É barata e tem o ph neutro.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »



Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Então pessoal muito obrigado por me responderem, eu estou pretendendo de fato fazer a mudança do substrato da minha Dio, mas para isso eu ainda tenho um outro problema, como vocês viram, tem uma muda de Dio ao lado da maior, como eu faria para replanta-la no novo substrato sem mata-la? pois como é novinha provavelmente não deve ser resistente ao estresse como a adulta, posso proceder sem medo de ser feliz como nos tutoriais de replante? eu tenho que tomar algum outro cuidado a mais?


A e outra coisa, a questão da areia é que ela precisa ter pH neutro certo? pelas fotos vocês não conseguem me confirmar se ela é do mesmo tipo de área de construção? ...eu posso dizer com certeza que nela existe Quartzo e feldspato plagioclásio, porem não tenho certeza quanto a existência de outros minerais :/


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Eu uso areia de aquário, Péricles... mas só compro aquelas em q consta direitinho na embalagem q o ph é neutro... Já vi desses pacotes sem nada escrito e por medo de arriscar, não comprei... Essas q compro, estou usando ja tem 1 ano, ou um pouco mais (comecei meu cultivo de pcs no inicio de 2013), e as plantas q estão com essa composição (areia de aquario de ph neutro + sphagno) estão indo bem...
Resumo da ópera: não sei dizer se a sua areia é apropriada... hehehe... teria q perguntar pro "fabricante"/envasador se essa areia é de ph neutro...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Fatima,

Eu tentei areia de aquario com ph neutro, mas achei muito cara.
A areia de filtro de piscina é barata, paguei R$ 12 num saco com 25kg. Comprei apenas a de granulagem média, mas já vi usarem num mix de 40% da mais grossa com 60% a média.
Existem dois tipos uma branca e uma marrom que foi a que comprei, até cheguei a ficar preocupado, mas tive a informação de que o ph são iguai.

Tchau,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Então, Paulo.. eu tb já até procurei a areia de piscina, mas eu tinha q comprar em muuuita quantidade (fardo de 25kg)... aí não ia ter onde guardar.. hehehe... e a areia de aquario q estou comprando, paguei 2 e alguma coisa no pacote de 1kg (não achei caro)... Como essa loja é bem perto da minha casa, compro conforme vou precisando.. heheheh... parece q não, mas 1kg até rende bem... bom.. pelo menos, ainda não tenho taaantas pcs assim... rs...rs...

Já tem um tempo estou de olho em locais onde posso comprar a areia de piscina em pouca quantidade pra testar tb (desde q você comentou sobre o preço dela)... mas ainda não achei... morar em periferia é complicado... conta-se no dedos quem tem piscina no meu bairro.. :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Darlan09
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 232
Registrado em: 30 Jun 2014, 17:14
Localização: Cruz Alta, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por Darlan09 »

Tudo bem? Aqui quando fiz a troca do substrato eu usei areia de rio mesmo, coletei quando fui pra fora fiz a lavagem da mesma e usei sem problemas, 70% sphagnum e 30% areia e até o momento esta tudo OK.


Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Eu corri atras de saber qual era o pH da areia que havia comprado, pois não havia nenhuma informação no pacote, apenas o nome da empresa que era responsável, entrei em contato com eles e me falaram que não distribuíam areia de aquário, voltei a falar com o cara que havia me vendido, ele me falou que aquele não era o verdadeiro rotulo do produto, pois compravam a granel, mas ele me assegurou que o pH da areia era neutro, ate me indicou deixa-la mergulhada na água por alguns dias e levar la para ele fazer o teste de pH para me provar.

Então acredito que essa areia posso usar certo?

E outra coisa, eu falei que usava água de torneira dormida por 48 horas, ele falou que la ele vende água desmineralizada(acredito que seja a ideal correto?), ao preço de 50 centavos o litro, achei muito vantajoso, fica ai a dica, procurar uma loja de peixes ornamentais e verificar se vendem água desmineralizada ;D


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem