Após a germinação, o que fazer?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
James
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Out 2015, 11:40
Localização: Blumenau, Santa Catarina
Agradeceu: 15 vezes

Após a germinação, o que fazer?

Mensagem por James »

Boa tarde pessoal, bem vou tentar ser o mais breve possível, pois estou no celular, e está bem complicado :roll:

Tentei procurar pelo fórum dicas a respeito mais o "pesquisar" não foi eficiente aqui :(

A aproximadamente 30 dias ganhei umas sementes de droseras e dionieas, onde foram semeadas em copos plásticos e musgo sphagnum.... Pois então agora brotaram algumas mudas, bem minúsculas por sinal, mas agora preciso saber do próximo passo....

Lembro de ter visto um post sobre a técnica de deixar os copos cobertos com uma parte de garrafa pet, porém não acho....

Elas estão em bandejas de plástico com água no fundo, mas tenho medo que logo começam a definhar....

Agradeço desde já.....


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi James.

Que legal que conseguiu germinar Droseraceaes (Drosera e Dionaea). : joia :

Como disse, o próximo passo é mantê-las vivas. E para isso, e dependendo do tamanho das seedlings, você deve providenciar o vaso definitivo.

Cobrir com uma parte de garrafa pet ajuda as germinações a se desenvolverem, pois mantém um 'ambiente' úmido por mais tempo e protege as plântulas das intempéries do clima. Poste fotos do atual estágio das suas germinações.


Abç


Avatar do usuário
James
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Out 2015, 11:40
Localização: Blumenau, Santa Catarina
Agradeceu: 15 vezes

Mensagem por James »

Boa tarde, peço desculpas pela demora, mas começo de ano é complicado....

Bom segue abaixo as fotos, não estão muito nítidas por causa da câmera do celular, mas acredito que dá pra analisar as mudas.

drosera
Imagem

drosera
Imagem

dioneia
Imagem


Bom, peço ajuda, pois do jeito que elas estão, não vão muito longe :(


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem amigo, primeiramente esse musgo não me pareceu ser musgo sphagnum. quanto a elas irem longe isso so o tempo dirá heh, e perfeitamente normal elas empacarem nesse tamanho por um bom tempo, bom mesmo, tenho 3 mudas de dionaeas germinadas a +ou- 3 meses e estão do mesmo tanho ou menor que as suas...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

James, busque o qto antes aquirir o musgo sphagnum. veja em: duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html

agora é deixar quieto, veja se a água está sendo o bastante. aparenta estar sendo pouco. "*aparenta"

observe se falta um pouco de água, coloque mais água no pires e ou se está sendo deste outro substrato. este q está em suas fotos eu tenho, mas pouco e em mistura com o sphagnum, e como sendo pouco e em mistura não tive problemas. mas o seu está sendo único.

adquira o sphagnum, pois você irá precisar para em breve por em vaso as mudinhas, q esperamos aguentarem e até ficarem aptas para a troca. boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
James
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Out 2015, 11:40
Localização: Blumenau, Santa Catarina
Agradeceu: 15 vezes

Mensagem por James »

Edson Poscai escreveu:James, busque o qto antes aquirir o musgo sphagnum. veja em: duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html

agora é deixar quieto, veja se a água está sendo o bastante. aparenta estar sendo pouco. "*aparenta"

observe se falta um pouco de água, coloque mais água no pires e ou se está sendo deste outro substrato. este q está em suas fotos eu tenho, mas pouco e em mistura com o sphagnum, e como sendo pouco e em mistura não tive problemas. mas o seu está sendo único.

adquira o sphagnum, pois você irá precisar para em breve por em vaso as mudinhas, q esperamos aguentarem e até ficarem aptas para a troca. boa sorte. : joia :

Pois então Edson, esse musgo ali pelo o que andei verificando, é uma espécie de mistura, antes de comprar e tudo o mais, a moça que me deu este musgo, ela disse que também usa pra germinação (de outras plantas), e a unica coisa negativa é ele que vem misturado com o musgo de java, então antes de fazer a preparação, retirirei o máximo possível do musgo de java, picotei, e fervi, a outra parte que não utilizei, adquiriu aquela cor palha do sphagnum. Acredito eu que o musgo era muito verde quando fiz o plantio nele.

a questão da água, eu retirei das bandejas pra tirar as fotos, mas fica normalmente metade do copinho submerso em água de poço....

Minha preocupação agora é que, como elas conseguiram germinar, só queria mantê-las vivas.

Assim que possível eu tiro uma foto do musgo que guardei depois da fervura, pra vocês analisarem....
smart2 escreveu:bem amigo, primeiramente esse musgo não me pareceu ser musgo sphagnum. quanto a elas irem longe isso so o tempo dirá heh, e perfeitamente normal elas empacarem nesse tamanho por um bom tempo, bom mesmo, tenho 3 mudas de dionaeas germinadas a +ou- 3 meses e estão do mesmo tanho ou menor que as suas...
Smart2, pois é, puro eu sei que ele não é :/
mas como a moça que me deu ele, garantiu que era, só estava "verde" e misturado com o Java....

tenho aproximadamente umas 10 mudas germinadas da droseras e 1 da dioneia....


Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

O que você deve fazer é um solzinho pela manhã e proteger contra a chuva de resto esperar pois demoram a crescer.


Gabs
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 27 Jan 2016, 13:38
Localização: santa luzia mg
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Gabs »

Eu estou com algumas germinações de drosera burmanni. Elas estão em potinhos de iogurte e depois vou passar elas pró meu terrário. Qual tamanho elas precisam pra fazer isso com segurança?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

com d. burmannii eu costumo fazer o replante com +/- 1 cm de diâmetro. são plantas baixas, e ficam pouco mais q uma moeda 1 real. veja fotos.
estas palavras se referem a burmannii. outras espécies serão diferente.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem