Alga Kelp

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Alga Kelp

Mensagem por MarcielS »

[thumbnail=center]https://switchboard.nrdc.org/blogs/kgar ... Bauder.jpg[/thumbnail]
“As algas marinhas são o verdadeiro pulmão do mundo, uma vez que produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração, e o excesso é liberado para o ambiente.”
Só por este motivo, já temos que agradecer as algas marinhas.
No entanto, seus benefícios não se resumem a isso, elas também são muito saudáveis na alimentação.

A alga ‘kelp’ é uma das plantas mais úteis que a natureza tem para oferecer. É um recurso auto-sustentável e rapidamente renovável e, como alimento e fertilizante, tem um conteúdo mineral extraordinariamente elevado.
‘Kelp’ é o nome comum dado a plantas da classe Phaeophyceae. Tendo muito pouco em comum com as plantas terrestres e não se reproduzindo por meio de sementes ou flores, cada célula da alga kelp é capaz de se reproduzir muito rapidamente. Ela pode crescer até 90 metros de altura e, debaixo de água, as florestas de algas kelp podem ser encontradas nas águas pouco profundas da maioria dos oceanos do mundo.
Esta alga não é somente rica em metais pesados, mas também em oligoelementos, inclusive o ouro, a prata, o ferro, o vanádio, o titânio, assim como o silício, o zinco e o boro.
No corpo humano, estes minerais pesados estão presentes em quantidades ínfimas. Embora a ciência moderna ainda não entenda completamente o papel que estes oligoelementos desempenhem, é uma boa prática fornecer ao nosso corpo os mesmos nutrientes que compõem o seu ambiente interno, se quisermos um funcionamento saudável.
Um dos mais conhecidos destes minerais é usado terapeuticamente, a iodina, habitualmente utilizada para evitar o desenvolvimento do bócio da glândula tiróide. A iodina presente na alga kelp apresenta-se numa forma que pode ser imediatamente usada pela tiróide sem que o corpo tenha que processá-la. Os ervanários prescrevem a alga kelp como um tônico glandular genérico e para condições vagas e persistentes que pareçam requerer um ou mais desses oligoelementos, geralmente não disponíveis na nossa dieta ocidental moderna.

Podemos também nos beneficiar das vitaminas da alga kelp. A vitamina B12 está presente em quantidades comparáveis às encontradas no fígado animal, tornando a alga kelp particularmente importante para os vegetarianos. Outras vitaminas incluem: a vitamina C, em quantidades comparáveis, grama por grama, com as das laranjas; as vitaminas E e K; e comprova-se uma vez mais que a vitamina D existe na forma vegetal.
A alga kelp granulada pode ser encontrada em lojas de alimentos e, uma pequena porção, polvilhada pela refeição (particularmente nos pratos de frutos do mar), é uma boa forma de incluir as algas nos pratos ocidentais.
A alga kelp possui também um alto teor de açúcar e a sua capacidade de crescimento num ritmo acelerado, até de meio metro por dia, é uma fonte viável de álcool para combustível.

Benefícios veterinários
Adicionada à ração para ovelhas, cavalos e gado de leite e carne, a alga kelp melhora a condição geral, a fertilidade e a resistência às doenças, assim como aumenta a produção de leite. A prática de suplementação da dieta da criação de gado com lambedouros de sal pode muito bem tornar-se obsoleta com a inclusão da alga kelp na sua alimentação, considerando que os oligoelementos nela existentes são muito mais concentrados dos que os encontrados no sal marinho não refinado.
Para os horticultores a alga kelp é uma das melhores fontes de adubo. Espalhado e enterrado nos solos ou embebido em água fresca e usado como fertilizante liquido, este adubo não só repõe minerais há muito perdidos e oligoelementos, mas também estimula o crescimento dos microrganismos, essenciais para solos saudáveis.
Nas culturas da Europa setentrional tradicionalmente colhe-se a alga kelp em meados do verão e seu uso abrange variadas formas; como combustível, como forro para as casas, no lume para defumar peixe e toucinho e em forma de cinzas para cobrir o queijo em maturação. Foi também usada nos princípios de 1800 na fabricação de vidro e sabão e, na Dinamarca, experimentalmente para fazer papel.

Como vegetal, a alga kelp é inigualável, requerendo como único processamento a secagem. Ela é o único alimento verdadeiramente orgânico que nos resta no mundo moderno. Por quê? A alga kelp tem certa resistência celular para tudo o que não é natural e, depois de seca, descobre-se que não está contaminada. Lamentável que nós, no mundo ocidental, não façamos mais uso deste vegetal tão perfeito.

... : joia :


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

isso me lembrou um monte de comidinha boa.... hehehe :D

Esse seria o outro nome do 'konbu", Marciel?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel, aonde encontro esta maravilha para comprar? O meu medo é que o seu preço seja astronômico, pois tudo aquilo que é raro por aqui tende a sair muito caro...

Fátima, creio que você acertou em cheio. Este "Kombu" nada mais é do que algas marinhas que são colhidas no Mar (no caso do Japão a maioria em Hokkaido) e a espécie consumida pelos japoneses (Saccharina japonica) é um tipo de Alga Kelp.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Não sabia que as as Algas Kelps possuíam tantas utilidades assim :)
MarcielS escreveu: A alga ‘kelp’ é uma das plantas mais úteis ...
[...]
‘Kelp’ é o nome comum dado a plantas da classe Phaeophyceae
Ps: Algas não são consideradas plantas por não apresentarem tecidos organizados. :geek: : joia :


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Muito interessante, Marciel.
Os mais velhos irão lembrar do filme "O Mundo de 2020". Num futuro com clima maluco e comida escassa, o alimento dos mais pobres é o Soylent Green (que dá título ao filme em inglês), um tablete verde feito de algas.
O filme, com Charlton Heston no papel principal, é interessante e reserva uma surpresa (ô vontade de mandar um spoiler) ;)
Assisti há algumas décadas, mas acho que não assistiria novamente.


Avatar do usuário
Renan Chaves
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 30 Jan 2014, 01:12
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Renan Chaves »

Parabéns Marciels..
Muito interessante as matérias que você traz que, ajudando nos agregar valores.
Que continue assim.
Parabéns


Antes de imprimir pense em seu compromisso com o meio ambiente
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Classificação cientifica

Reino: Protista
Filo: Heterokontophyta
Classe; phaeophyceae
Ordem: Laminariales
Família: Laminariaceae
Gênero: Laminaria, Saccharina
Espécie: Diversas, L.saccharina (karafuto kombu), contém mannitol e é considerada doce, L.japonica (ma-kombu), L.angustata (mitsuishi-kombu /dashi-kombu), L.longissima (naga-kombu), L.ochotensis (Rishiri-kombu)
[hr]
Isso mesmo Fatima e também fez-me lembrar de muita coisa gostosa, rs. Algas Kelp = kombu

Rodrigo,
Você encontra em lojas de produtos japoneses/orientais. Geralmente minha mãe compra no bairro da Liberdade. O preço médio para 100g é de R$18,00.
Achei um site de uma loja na Vila Mariana. LINK.
gasagarcia escreveu:... Algas não são consideradas plantas por não apresentarem tecidos organizados. :geek:
Correto Gabriel. Algas são algas e plantas são plantas. : joia :
Aloysio escreveu:... O filme, com Charlton Heston no papel principal, é interessante e reserva uma surpresa (ô vontade de mandar um spoiler) ;)
Não conta o final Aloysio por que fiquei curioso e vou procurar ver o filme. 8-)

Valeu Renan. : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem