Ajudinha para minha S. psittacina -Novas fotos Pág. 3

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

maurovalek escreveu:... eu replantei ela nesse substrato que ela está até hoje, eu pensei q era ainda poderia ser considerado como novo pois tem cerca de 6 meses (o substrato).
Bom,

Considerando que houve uma troca recente de substrato, podemos descartar a possibilidade do mesmo estar velho. Pule essa etapa, rs.

Com cuidado, retire/corte as folhas velhas que estiverem secas.

Olhando a foto me parece que folhas novas de um provável broto, estão aparecendo entre as folhas antigas. Complete o nível com substrato novo (sphagnum e/ou areia).

Retire o vaso de dentro da PET e faça um 'flush', lavando todo o substrato deixando escorrer por alguns minutos. Mantenha por 24h o substrato somente umido. Pode ser um excesso de minerais que o substrato reteve.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Mauro, apenas uma pergunta antes que eu possa dar uma opinião sobre o seu problema; por acaso o substrato aonde sua S. psittacina esta exala mau cheiro?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

camargothi escreveu:Tenho uma igual a sua e vou te dizer como eu a cultivo quem sabe acabo te ajudando em algo ok?
Primeiro algumas fotos para facilitar:

[img]http://farm4.staticflickr.com/3772/9821 ... 52f1_n.jpg[/img]
[img]http://farm4.staticflickr.com/3696/9821 ... 4f72_n.jpg[/img]
[img]http://farm6.staticflickr.com/5525/9821 ... f27e51.jpg[/img]

Repare que a minha principal preocupação nesse arranjo para as Sarracênias é com a temperatura raízes, em hipótese nenhuma ela deve se elevar demasiadamente. Acabo de bater essas fotos e o tempo esta nublado, porém nesse local elas recebem sol forte durante todo o dia.
Observe o quanto esse recipiente verde é fundo, o nível e quantidade de água em relação ao vaso e as plantas aquáticas também ajudam, pois o sol não incide diretamente sobre a água. Nesse sistema eu só tenho que me preocupar em manter o nível da água sempre elevado e fazer uma limpeza periódica. Todas essas sarras que ai estão estavam em dormência e agora estão acordando. A S. psitacina gostou tanto do ambiente que seu primeiro ato ao acordar foi lançar uma haste floral e agora esta gerando varias armadilhas também.
Ao que me parece a sua esta em dormência, se você não identificar nenhuma doença nela e se o substrato estiver saudável tente em vez de diminuir a quantidade de exposição solar (porque ela gosta muito do sol) criar um sistema em que as raízes não esquentem.
Quando as folhas começam a secar eu corto somente a parte seca, pois o restante da folha ainda fica por um bom tempo bem conservada e colabora com a fotossíntese.
Espero ter ajudado : joia :

PS.: Dê uma olhada nesse tópico que criei em outro fórum:

http://www.plantascarnivorasbr.com/foru ... 16&t=11341

Eu a cultivo com bastante água, tem o colega o Bruno Banzan a cultiva com pouca e a planta dele está ótima. Acredito que se deva observar a relação Sol/água, ou seja se a planta fica exposta durante muito tempo ao sol nível alto de água, se fica pouco tempo exposta menos água.

Abs.



Thiago H. Camargo
É verdade essas plantinhas aquáticas ajudam muito contra o aquecimento, estou pensando em arrumar algumas mudinhas, só não sei aonde, ja procurei em tudo quanto é lago e etc, porém não encontrei nada, apenas umas plantinhas estranhas e com longas raises.Mas Tiago como são as razies desta aquática? :?: :?: :?: (elas tem raiz?)Pois pelo o que vi não deve ter uma camada de terra no fundo. :?: :?: :?: :?:


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Yuri, cuidado ao retirar plantas de lagos e rios, pois você pode acabar levando uma praga para dentro de sua casa e não me refiro as plantas coletadas, mas sim aos possíveis patógenos (Fungos, fito-vírus etc) que podem pegar carona com elas :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Ok Rodrigo assim que achar a "correta" tomarei muitos cuidados com e fungos e fito-vírus


Ps:Não sei o que é fito-virus


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

rdrgobra escreveu:Mauro, apenas uma pergunta antes que eu possa dar uma opinião sobre o seu problema; por acaso o substrato aonde sua S. psittacina esta exala mau cheiro?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Acabei de verificar, ele não tem cheiro nenhum ;)


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

maurovalek escreveu:
rdrgobra escreveu:Mauro, apenas uma pergunta antes que eu possa dar uma opinião sobre o seu problema; por acaso o substrato aonde sua S. psittacina esta exala mau cheiro?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Acabei de verificar, ele não tem cheiro nenhum ;)
Bom, nesta caso descarto a hipótese do mesmo ter-se deteriorado antes do tempo. O problema é que o fato dela ainda não ter despertado da dormência soa estranho, pois já estamos praticamente na Primavera e, sendo assim, mesmo que o substrato esteja OK eu aconselho-te a replantá-la em um vaso maior. Talvez (eu disse talvez) a planta esteja com seu desenvolvimento limitado pelo tamanho do pote, de forma que, no momento, esta é a única conclusão a que chego :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Mauro.
Eu te recomendo retirar todas as folhas velhas, e deixar que a planta retome seu ciclo. O que acontece geralmente nessas sarracenias que crescem em forma de roseta, é que quando falta o espaço lateral, elas crescem um pouco eretas (dá pra ver nessa nova folha dela). Eu creio que seja mesmo falta de espaço para que as folhas dos novos brotos se desenvolvam. Se se sentir confortável, pode colocar ela em um vaso maior também.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
camargothi
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2013, 13:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por camargothi »

"É verdade essas plantinhas aquáticas ajudam muito contra o aquecimento, estou pensando em arrumar algumas mudinhas, só não sei aonde, ja procurei em tudo quanto é lago e etc, porém não encontrei nada, apenas umas plantinhas estranhas e com longas raises.Mas Tiago como são as razies desta aquática? :?: :?: :?: (elas tem raiz?)Pois pelo o que vi não deve ter uma camada de terra no fundo. :?: :?: :?: :?:

Yuri_Gpi

Eu comprei essas plantas em um lugar que vende produtos para aquário.
No fundo do recipiente não há terra e elas tem raízes longas, quando eu as comprei dei uma aparada, mas já estão longas novamente. São três especies e duas delas se reproduzem muito rápido. : joia :


Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

camargothi escreveu:"É verdade essas plantinhas aquáticas ajudam muito contra o aquecimento, estou pensando em arrumar algumas mudinhas, só não sei aonde, ja procurei em tudo quanto é lago e etc, porém não encontrei nada, apenas umas plantinhas estranhas e com longas raises.Mas Tiago como são as razies desta aquática? :?: :?: :?: (elas tem raiz?)Pois pelo o que vi não deve ter uma camada de terra no fundo. :?: :?: :?: :?:

Yuri_Gpi

Eu comprei essas plantas em um lugar que vende produtos para aquário.
No fundo do recipiente não há terra e elas tem raízes longas, quando eu as comprei dei uma aparada, mas já estão longas novamente. São três especies e duas delas se reproduzem muito rápido. : joia :
Brigadão irei procurar


Ps:Não sei se tem loja de aquario aqui


Abraços, Yuri F. Ávila
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem