Ajuda no cuidado Unephrophylla, calycifida, graminifolia e +

Assuntos sobre utriculárias.
Responder
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Ajuda no cuidado Unephrophylla, calycifida, graminifolia e +

Mensagem por j4ck_666 »

E ai pessoal...

Venho aqui pedir instruçõe de como cuidar de algumas Utricularias.

Estou mantendo todas em luz indireta com umas 2 ou 3 horas de sol pela manhã(daria pra deixar o dia todo no sol), com o prato de agua em baixo, sempre acima da metade do vaso, todas elas estão naqueles vasos quadrados pequenos de mudas e o substrato é o original que veio, vejo sphagnum e vermiculita mas deve ter mais coisa.

São Elas:
  • U. nephrophylla
    U. calycifida
    U. graminifolia
    U. longifolia
Comprei a um tempo com o Marcos Ono, mas me esqueci que nunca cuidei de utricularias...
A U nephrophylla e a U calycifida, estão bem debilitadas ja morreu um monte de folhas e está nascendo algumas, não sei se isso é por causa da viajem ou se é os cuidados aqui.
A U graminifolia não merreu nada ainda e deu até uma multiplicada, mas está meio palida o problema é que não tenho a minima ideia de como cuidar dela(acho que de todas na verdade), pois vi que o pessoal mantem em aquario ou sempre com agua acima do substrato que é a forma que estou mantendo. Mas essa agua é a agua comum que sempre uso ou tem que ser agua com algum cuidado? Pois li que precisa de CO2, como eu consigo esse bendito se for o caso?
A Ulongifolia é a unica que não teve pioras, nasceram algumas folhas nela...

Estarei grato com qlqr ajuda...
Obrigado.


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá Jack, por aqui estou tendo muito sucesso com as Utrics que comprei do Ono, a U. longifolia (e que folhas grandes em...) e a U. sandersonii também. Creio que se voce der muita umidade a elas elas se recuperam, tente com garrafas pet, e coloque-as em lugar com bastante luz mas não no sol direto, creio que elas estejam ficando ruim pelo calor em ecesso, e se voce fizer uma estufa para aumentar a umidade, cuide para não cozinha-las kkkk
aqui perdi algum seedlings importantes para min e fiquei muito magoado. Imagina o que não faria aí na sua região oO

Boa sorte amigo.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Eu tenho uma U. Graminifolium que estava com o pé na cova, toda queimada de sol, não dava flores e tinha muito pouco matinho, eu deixava ela no sol a manhã inteira.... Eu troquei de substrato (pois estava numa mistura com pó de pínus), utilizei apenas sphagnum puro... Em menos de 2 meses a planta já estava 100% recuperada, hoje ela tomou conta de todo o sphagnum (inclusive ao redor do vaso que é transparente), eu deixo sempre acima de 70% de água, a U. Graminifolium é semi-aquática/aquática.

Tem aquaristas que plantam U. Graminifolium no fundo de aquarios.
https://www.forumaquario.com.br/portal/ ... folia.html" onclick="window.open(this.href);return false;


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Como eu iria adorar conseguir colocar a graminifoluim no aqua, mas aih vou precisar de injeção de CO2 o que fica inviável, estou deixando a minha se recuperar tmb e quem sabe um dia coloco ela dentro do aqua


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Opa..
Esqueci desse topico...
Valeu pessoal... segui as dicas, mas ainda tem um grande vazio no cultivo. Pois não achei nada objetivo...

Continuo em duvida sobre a cor da U. graminifolium q ainda está palida mas ela está indo bem, está com agua sempre acima do nivel do substrato ou acima...

A U. nephrophylla parece que a cada dia está sumindo mais, mas esses dias reparei algumas novas folhas então acho que está vingando o novo local...

A U. calycifida ta estacionada "não caga e nem sai da moita"...

A U. longifolia está crescendo bastante agora, mas esta devagar nas novas folhas...

valeu pessoal....


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Phvporto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 150
Registrado em: 03 Nov 2010, 14:34
Localização: Dourados-MS
Contato:

Mensagem por Phvporto »

crytech escreveu:Eu tenho uma U. Graminifolium que estava com o pé na cova, toda queimada de sol, não dava flores e tinha muito pouco matinho, eu deixava ela no sol a manhã inteira.... Eu troquei de substrato (pois estava numa mistura com pó de pínus), utilizei apenas sphagnum puro... Em menos de 2 meses a planta já estava 100% recuperada, hoje ela tomou conta de todo o sphagnum (inclusive ao redor do vaso que é transparente), eu deixo sempre acima de 70% de água, a U. Graminifolium é semi-aquática/aquática. Você deixa 70% de água na parte do substrato ou no que envolve a planta toda?
Se não entendeu:
vasinho = 10cm => 70% = 7cm de água
agora se for da planta toda
vasinho = 10cm => folhas = 10cm = Total: 20 cm => 70% = 14cm de água...
Obs: Medidas de exemplo..

Eai, você usa 70% do substrato ou da PC toda?


[img]http://imagens.bistecaassada.com/banners/468x60.png[/img]
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Olá Galera!
Conheço pouco do gênero mas gostaria de saber se elas podem ser cultivadas em um aquário e se sim como o fazer?
Tenho um disponível que iria usar para stufa mas vendo que são aquáticas e melhor juntar o útil ao agradável! :)
Ps: Ótimo topico J4ack : joia :


Fabio Castro.


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

otimo para futuras consultas...pq ainda não tenho as minhas....
valeu jack


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Tem algumas utricularias que podem ser usadas em aquários, inclusive junto com peixes!! Eu sei que a U. graminifolia pode, ficando no fundo do aquário. Forma um tapete de grama muito bonito, mas não sei como fixar lá em baixo... Acho que se colocar sphagnum deve acidificar demais o PH para os peixes, então talvez seja só fixar no cascalho...
Outra ideia é deixar os vasinhos pendurados encostando na água do aquário, assim as raízes dessem por ele.

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Cristiano E. Marques
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 21 Jun 2010, 13:26
Localização: Igrejinha- RS
Contato:

Mensagem por Cristiano E. Marques »

Bem, tirando a U. graminifolia eu tenho todas, cuido delas facilmente, uso musgo puro, um pratinho de água e sol moderado, de fato nem precisa ser direto. Agora elas estão lindas e florindo, até cruzei um U. longifolia com uma U. calycifida, vamos ver no que vais dar.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem