Ajuda com uma praga que não sei bem o que é.

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Avatar do usuário
Darlan09
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 232
Registrado em: 30 Jun 2014, 17:14
Localização: Cruz Alta, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por Darlan09 »

Pois aqui também apareceu desses nos vasos que estavam com substrato quase "alagado" e dentro de um aquário para aumentar a umidade, peguei um dos vasos e deixei mergulhado em um balde com água poucos minutos eles morrem. Por via das duvidas e para não espalhar mais joguei todos fora, seguro morreu de velho como se diz kkk, porem nas plantas não notei efeito prejudicial. Acompanhando aqui a resposta do que são.
Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

interessante... tb notei os mesmos bichinhos nas minhas dios... agora aqui não chegaram a prejudicar o desenvolvimento delas.. aliás.. o ano em q notei esses bichinhos no substrato foi o ano em q elas estiveram no auge de seu desenvolvimento.... se não me falha a memória, os notei na época de chuvas por aqui, ou seja, o substrato ficava bem encharcado pq estavam no tempo..
vai entender.... :roll:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,


Lendo sobre a experiencia dos amigos(as) eu fico em duvida se é prejudicial ou não.

Existem diversos fatores a serem considerados;
1º Eu não mantenho o substrato encharcado.
2º Essa planta estava só em um vaso em que na composição do substrato tem pó de coco.
3º As plantas que estão na minha floreira estão feias, perdi algumas e vi que tanto as raízes como o rizoma apodreceram. Mas na floreira não consegui localizar esses insetos. Para uma experiencia eu tirei algumas plantas feias da floreira, retirei as partes podres e coloquei em vasos com substrato apenas com sphagnum e areia.
4º Eu tenho uma sawtooth, presente do Aloysio, o rizoma e as raízes vieram embalados com sphagnum, não mexi e completei o vaso com substrato usando pó de coco e está bombando.
5º Como eu não vi nenhum inseto na floreira peguei um pouco do substrato que mostrei no vídeo e coloquei nela, talvez resolva meu problema.

Bom eu só tenho que aguardar agora e ver como se desenrola.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, pelas informações que obtive do pessoal do face as suas plantas estão sob ataque de Tripes (Thysanoptera). É uma praga chata de se combater, mas é possível erradicá-la ou ao menos controlá-la com o uso de defensivos químicos ou naturais. Abaixo deixo uma descrição destes "marditos" e a forma como proceder com eles:

Como controlar tripes

Boa sorte aí amigo e lembre-se; nada de desespero que seu problema tem jeito : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Pelo link que passou não é o Tripes, os insetos que tem aqui não ficam nas folhas. Eles só andam pelo substrato.

Por que as plantas não se desenvolveram pode estar ligado ao substrato no qual usei pó de coco. Pode ter havido uma degradação, sei lá. Agora é tudo no chutometro.

Eu pesquisei por insetos na internet e não achei uma foto igual ao que tenho aqui.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...pode estar ligado ao substrato no qual usei pó de coco
comprei este para experiência e me arrependi. canseira com tratamento para o tanino, os testes q fiz não vi resultado.
adquiri na esperança de germinação e não ter problemas com cianobactérias. mas não tive nenhum sucesso, ou eu não soube usar.

agora tá aqui em um canto. isso que é estar de saco cheio a toa. :badidea:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Somente agora consegui ver seu vídeo e aparentam ser mesmo colêmbolos (brancos). Provavelmente uma infestação. Não é nocivo a planta, mas indica que o substrato tem bastante material orgânico.

Acho que uma troca simples de substrato resolva o problema. :geek:


Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu:Paulo,

Somente agora consegui ver seu vídeo e aparentam ser mesmo colêmbolos (brancos). Provavelmente uma infestação. Não é nocivo a planta, mas indica que o substrato tem bastante material orgânico.

Acho que uma troca simples de substrato resolva o problema. :geek:


Abç
Marciel,

Eu vi o vídeo e realmente é o que mais parece com os insetos que tenho aqui, que saltam e são brancos.
Agora quanto ao material orgânico só se for degradação do pó de coco que é aonde eles mais aparecem.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Já encontrei por aqui, eles parecem não serem ofencivos as plantas, porém, as vezes encontro em maior quantidade em plantas (sarracenias) que morreram. Parece que gostam de ficar onde o solo ou planta estão se decompondo. A causa da morte das plantas tenho quase certeza que não foi culpa destes insetos.

Não acho que sejam calembola, os que encontrei aqui tem uma coloração branco-prateado (brilhante).


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu acho que sei qual foi a praga que encontrei aqui e não é animal.

A história é que minhas dionaeas bombaram até fevereiro desse ano e depois entraram em dormência (é normal porque as sementes vieram do hemisfério norte).
Bom, depois que elas acordaram em junho começaram a bombar novamente e depois de uns meses começaram a definhar.
Primeiro encontrei alguns mosquitos de fungus gnat presos numa pinguícula e pensei ser o problema, comprei ácaros predadores e não resolveu e por final acabei fazendo esse tópico pois não sabia qual inseto estava no substrato.

As características básicas são o definhamento lento das plantas. Então resolvi tirar uma de jarro e a foto está num post anterior nesse mesmo tópico.
Apesar do definhamento tanto o rizoma como a raiz estão saudáveis. Bom, as plantas estão do meu lado e eu pensando o que poderia ser.
Foi num momento de lucidez de cultivador que vi uma diferença, as plantas feias e morrendo estavam com um tapete verde por cima.

Peguei um outro vaso e tirei a planta, nisso eu percebi que o tal tapete verde compete e muito com a planta, se entranha no meio do rizoma e é difícil de tirar, pois ele é muito compacto. Pelo que percebi, ele é tão compacto que não deixa o substrato respirar mantendo bem encharcado, apesar da pouca água que ponho.
Esse tapete eu tirei de dentro de um vaso em que tentei cultivar sphagnum, mas parece que ele se adapta melhor quando tem pó de coco na composição do substrato.

A primeira foto é de uma dionaea que foi atingida, mas ela já era grande e mesmo assim estava matando a planta. E a segunda é de parte de minha floreira, eu ainda não tirei todas as plantas, pois é um trabalho meticuloso para arrancar essa praga e lavar as plantas.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1417[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1418[/thumbnail]
Um detalhe, isso branco que aparece em cima do vaso é vermiculita que foi como os ácaros contra fungus foi me enviado.


Bom é isso aí, mais um romance escrito por mim.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem