Ajuda com P. Esseriana

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Ajuda com P. Esseriana

Mensagem por delagostini »

Olá pessoal,

Tenho uma P. Esseriana e estou achando o crescimento dela meio estranho. As que vejo por aí são todas arredondadas e "compactas" enquanto essa minha está ficando alta e com folhas meio compridas e assimétricas.

Sabem dizer o que pode ser?
[img]https://oi64.offline/350pef4.jpg[/img]


[img]https://oi68.offline/33f6wjb.jpg[/img]


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

talvez pelo substrato, o usado normalmente é 60/65 areia e 30/35 sphagnum. observa-se q seu substrato "aparenta" todo sphagnum. ela tem um pouco de sol da manhã ou da tarde? pode ser isso tbm.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

A P. esseriana pode tomar sol pleno o dia todo para ficar rosa e com as folhas curtas. Essa parece estar sendo criada na sombra e as folhas esão ligeiramente estioladas. O amigo Edson vai me desculpas a discordância, mas eu crio as minhas em sphagnum puro e elas vão bastante bem. Percebo que elas sentem um pouco o excesso de agua, de forma que rego apenas uma vez por semana. Para ter noção, a P. esseriana é minha unica planta sem utricularias, porque eu deixo o subtrato secar até ficar branco hehe

Então, meu conselho é: Sol pleno e sphagnum um pouco mais seco, mais drenado, e ela deve adquirir folhas mais estreitas e curtas, e o famoso tom róseo.

Abraço


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

O substrato que estou usando está 50/50 areia e musgo. Provavelmente a superficie aparenta só musgo por conta das regas...

Agora essa do sol pleno é novidade pra mim? Sempre ouvi que nao podia... Vou tentar fazer um teste amanha que ficarei em casa e ver como ela reage ao sol da manhã!

Eu realmente estava deixando sem sol direto (nao pegava absolutamente nada pq no apartamento que moro é lugar com muito sol ou sem sol nenhum) e ela estava ficando só com sol indireto durante todo o dia num comodo bem iluminado.

A cyclosecta que aparece na foto pode tomar sol também?
Se nao puder, ferrou! :(


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...O amigo Edson vai me desculpas a discordância
tranquilo amigo, cada um tem o seu modo, o que acha melhor. você entende bem e bastante sobre pc's. mas com todo o respeito, eu já não indico.
dias consecutivos de chuvas diárias, o substrato de todo encharcado por vários dias, eu não arrisco.
qto ao sol, a espécie esseriana pode até ser, aqui outras q folhas venham a tocar no vaso, como a gigantea, a quentura do plástico do vaso já queima as folhas. mas respeito de todo a suas palavras, o seu cultivar. : joia :
...A cyclosecta que aparece na foto pode tomar sol também?
como disse acima, eu já não aconselho o sol forte, você me disse uma vez morar em local bem quente. tenho uma cyclosecta, esta fica em local de sol, mas com o uso de sombrite (50 ou 70%).


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Vou tentar arrumar um canto que pegue sol da manhã entao... Acordar cedo amanha e ficar de vigia do vaso! huehuehuehueuheuhe


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

delagostini escreveu:Agora essa do sol pleno é novidade pra mim? Sempre ouvi que nao podia... Vou tentar fazer um teste amanha que ficarei em casa e ver como ela reage ao sol da manhã!

Eu realmente estava deixando sem sol direto (nao pegava absolutamente nada pq no apartamento que moro é lugar com muito sol ou sem sol nenhum) e ela estava ficando só com sol indireto durante todo o dia num comodo bem iluminado.

A cyclosecta que aparece na foto pode tomar sol também?
Se nao puder, ferrou! :(
Eu nunca consegui cultivar minhas píngs (exceto a P. aphrodite) sem sol... a sua, está sim, dando sinais de q tá pedindo um solzinho... Aqui nunca consegui deixar as minhas pigs a sol pleno... mas no sol da manhã ou do final do dia, elas vão super bem...
Nesses meus anos de cultivo oq eu descobri é q existe um parametro de cultivo, mas existe tb as particularidades de cada um deles... o Otavio consegue manter a esseriana dele a sol pleno, eu nunca consegui essa proeza... rs..rs... qdo tentei, ela esturricou.. acredito q eu deva ter errado no balanço entre umidade de substrato x sol... mas enfim.. voltei pro modo de cultivar ao qual ela se adaptou melhor aqui.

E por falar em substrato, tá aí outro tema q da pano pra manga.. hehehehe... Mas entenda q esse hobby não é matematica e você tem q ficar de olho nas inumeras variáveis proprias de seu local de cultivo.... : joia :

E na dúvida, corre pra perguntar!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Victor Castro
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Fev 2017, 17:45
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Victor Castro »

Essas diferenças de cultivo estão muito relacionadas ao microclima local (temperatura, radiação, UR,...). Por isso eu não acredito muito numa regra geral de cultivo.
Acho enriquecedor conhecer a experiência de cada um e tentar entender estas relações. Eu aprendo muito assim.


"Se você não tem dúvidas é porque você está mal informado." Millôr Fernandes
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

casfer escreveu:Essas diferenças de cultivo estão muito relacionadas ao microclima local (temperatura, radiação, UR,...). Por isso eu não acredito muito numa regra geral de cultivo.
Acho enriquecedor conhecer a experiência de cada um e tentar entender estas relações. Eu aprendo muito assim.
Sim, Victor!!! Por isso é muito importante a observação do dia-a-dia!! não há regras fixas.. existe um parametro a ser seguido, pq pela lógica você não vai submeter uma planta q adora um frio ao calor escaldante de um deserto e vice-versa... mas respeitando-se as linhas gerais, as variações vão acontecer e a nossa observação diária é importantíssima pro bem-estar das nossas plantinhas... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Victor Castro
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Fev 2017, 17:45
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Victor Castro »

Isso Fátima, retificando minha mensagem anterior, eu quis dizer uma regra fixa e acabei escrevendo regra geral. ;)

PS. : minha esseriana também estava com esse mesmo comportamento, suspeitava que precisava de um pouco mais de sol. Agora eu confirmei minhas suspeitas.


"Se você não tem dúvidas é porque você está mal informado." Millôr Fernandes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem