Ajuda com P. Esseriana

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

delagostini escreveu:Agora essa do sol pleno é novidade pra mim? Sempre ouvi que nao podia... Vou tentar fazer um teste amanha que ficarei em casa e ver como ela reage ao sol da manhã!
Amigo, uma manhã não faz diferença, para você ter uma diferença metabólica e comportamental, você tem que avaliar o crescimento dela, i.e. novas folhas na nova condição.


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Fatikn escreveu: Eu nunca consegui cultivar minhas píngs (exceto a P. aphrodite) sem sol... a sua, está sim, dando sinais de q tá pedindo um solzinho... Aqui nunca consegui deixar as minhas pigs a sol pleno... mas no sol da manhã ou do final do dia, elas vão super bem...
Nesses meus anos de cultivo oq eu descobri é q existe um parametro de cultivo, mas existe tb as particularidades de cada um deles... o Otavio consegue manter a esseriana dele a sol pleno, eu nunca consegui essa proeza... rs..rs... qdo tentei, ela esturricou.. acredito q eu deva ter errado no balanço entre umidade de substrato x sol... mas enfim.. voltei pro modo de cultivar ao qual ela se adaptou melhor aqui.

E por falar em substrato, tá aí outro tema q da pano pra manga.. hehehehe... Mas entenda q esse hobby não é matematica e você tem q ficar de olho nas inumeras variáveis proprias de seu local de cultivo.... : joia :

E na dúvida, corre pra perguntar!
Aqui eu tenho um clima bem quente e quase sem umidade... Vamos ver como elas reagem com um pouco de sol!
O substrato parece estar agradando... O crescimento delas está bem rápido então acho que é um indicador nesse sentido, certo?

Meu medo é delas esturricarem tbm... Mas acho que encontrei um lugar com pouco sol pra começar a ver como reagem! Obrigado Fátima... : joia :
otaviobravim escreveu:
delagostini escreveu:Agora essa do sol pleno é novidade pra mim? Sempre ouvi que nao podia... Vou tentar fazer um teste amanha que ficarei em casa e ver como ela reage ao sol da manhã!
Amigo, uma manhã não faz diferença, para você ter uma diferença metabólica e comportamental, você tem que avaliar o crescimento dela, i.e. novas folhas na nova condição.
Pra ela se recuperar uma manhã não faz diferença... Mas se a planta não gostar, uma manhã é mais que suficiente, não acha?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem