Ajuda com Nepenthes

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Ajuda com Nepenthes

Mensagem por gasagarcia »

Gente, o que é isso nessa Nepenthes alata?
É a primeira nepenthes que eu tenho e a adquiri há aproximadamente 15 dias, não deu pra postar a imagem "apresentando ela a vocês" porque naquela época estava viajando, então deixei para fazer isso hoje.
Quando fui tirar a foto me deparei com esse pozinho branco e agora fiquei bem assustado, porque de manhã quando a observei ela não tinha isso:
Imagem
Imagem

Limpei o pozinho com um pano levemente banhado com água sanitária (<4%) para que caso seja um fungo não espalhe para outras plantas...
Só para comparar aqui está uma imagem de anteontem, a planta estava perfeitamente saudável...
Imagem


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pelo sim, pelo não afaste esta carnívora das demais plantas. Procure limpar esse pó branco com um pano úmido e depois desfaça-se do mesmo, pois caso se trate de um fungo isto evita que a contaminação se espalhe, caso você se esqueça e venha a usá-lo em outras plantas.

Não vou indicar nenhum produto, uma vez que primeiro precisamos ter a certeza de que sua PC esta sendo atacada por algum agente patogênico e, sendo assim, peço que os veteranos se manifestem e deem sua opinião sobre o que se passa com esta planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gabriel,

Nas imagens a sua Nepenthes aparenta bastante saúde, parabéns pela compra. : joia :

Não acho que seja alguma praga.
Talves seja algo que simplismente caiu sobre ela, visto que está a pouco tempo sob seus cuidados. Como não sabemos o que se trata, fez bem em retirar o pó branco.

Concordo com o Rodrigo.
De qualquer forma, isole a planta das demais até sanar esta dúvida e verifique nas plantas ao redor se não existe o mesmo problema.

Abç

ps fica sossegado por que N.alata é durona. :mrgreen:


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A propósito Gabriel, na pressa em tentar lhe ajudar esqueci de perguntar aonde e de quem comprou esta PC?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

rdrgobra escreveu:
Pelo sim, pelo não afaste esta carnívora das demais plantas. Procure limpar esse pó branco com um pano úmido e depois desfaça-se do mesmo, pois caso se trate de um fungo isto evita que a contaminação se espalhe, caso você se esqueça e venha a usá-lo em outras plantas.
Já fiz isso, passei até óleo de neem e álcool gel com um pano e no outro pano que havia utilizado (Acho que eu exagerei um pouquinho :mrgreen: )
rdrgobra escreveu:Não vou indicar nenhum produto, uma vez que primeiro precisamos ter a certeza de que sua PC esta sendo atacada por algum agente patogênico e, sendo assim, peço que os veteranos se manifestem e deem sua opinião sobre o que se passa com esta planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa[/align]
Certo : joia :
MarcielS escreveu:Gabriel,

Nas imagens a sua Nepenthes aparenta bastante saúde, parabéns pela compra. : joia :

Não acho que seja alguma praga.
Talves seja algo que simplismente caiu sobre ela, visto que está a pouco tempo sob seus cuidados. Como não sabemos o que se trata, fez bem em retirar o pó branco.

Concordo com o Rodrigo.
De qualquer forma, isole a planta das demais até sanar esta dúvida e verifique nas plantas ao redor se não existe o mesmo problema.

Abç


Já verifiquei, nenhuma tem...
MarcielS escreveu:ps fica sossegado por que N.alata é durona. :mrgreen:
Ainda bem, mas ela abortou o "microacídeo" mais novo que estava no início de sua geração, a folha ainda até estava enrolada...
rdrgobra escreveu:
A propósito Gabriel, na pressa em tentar lhe ajudar esqueci de perguntar aonde e de quem comprou esta PC?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Florália, Niterói


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

gasagarcia escreveu:Florália, Niterói
Pelo que pude notar este é um lugar conceituado no que diz respeito a Orquídeas, mas não sei quanto aos cuidados com PCs. Tire uma foto do substrato aonde ela esta plantada para que eu possa tirar uma dúvida, pois aí saberei se eles sabem lidar com este tipo de planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

rdrgobra escreveu:
gasagarcia escreveu:Florália, Niterói
Pelo que pude notar este é um lugar conceituado no que diz respeito a Orquídeas, mas não sei quanto aos cuidados com PCs. Tire uma foto do substrato aonde ela esta plantada para que eu possa tirar uma dúvida, pois aí saberei se eles sabem lidar com este tipo de planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Já o examinei no momento da compra, é sphagnum quase puro, com minúsculas bolinhas de isopor apenas para arejar, não "Cavuquei" o substrato, mas não é substrato genérico
Sim, o maior setor de lá são as orquídeas, mas também tem espaço destinado a árvores, arbustos, flores, até carnívoras, por lá vendia além da Alata, Droseras Spatulata, Intermedia, Binata e Burmanii e, como sempre, Dionaea muscipula, todas plantadas em sphagnum e bem cuidadas e mais uma outra espécie que já me esqueci o nome (acho que era utricularia) estavam a venda :)


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Acabei de observar o substrato, ele consiste em esfagno puro com britas em baixo
Pelo substrato ser apenas de sphagnum, devo molhar apenas quando ele secar? Ou devo apenas mante-lo úmido?
Devo trocá-la de substrato?
E quanto a luminosidade? luz difusa esta bom ou é muito claro?


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

gasagarcia escreveu:Acabei de observar o substrato, ele consiste em esfagno puro com britas em baixo...
Ao meu ver esta tudo OK.
gasagarcia escreveu:Pelo substrato ser apenas de sphagnum, devo molhar apenas quando ele secar? Ou devo apenas mante-lo úmido?
As minhas Nepenthes que estão em Sphagnum + Areia eu costumo regá-las a cada 3 dias, mas levando-se em conta que você mora no Nordeste, aonde o Sol costuma ser bem forte, seria prudente fazer alguns testes para ver qual o melhor momento de regar a planta.
gasagarcia escreveu:Devo trocá-la de substrato?
Não acho que seja necessário no momento, quando você adquirir experiência no cultivo deste género poderá se aventurar por outros tipos de substrato, chip de coco (tratado) por exemplo.
gasagarcia escreveu:E quanto a luminosidade? luz difusa esta bom ou é muito claro?
Nepenthes gostam de luz solar indireta. Algumas espécies suportam um pouco de Sol (normalmente lowlanders), mas a maioria definha até a morte se exposta de forma direta. Neste caso sugiro cautela para evitar que você perca a sua planta, ainda mais que a adquiriu a pouco tempo e ela ainda esta se aclimatando a sua casa.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Acho que a planta deveria estar tomando luz solar direta durante o período da manhã nesta semana (estava em aula), pois pelo que vi ontem pela manhã bateu sol nela (Já a mudei de local). Percebi que naquele dia, uma de suas folhas havia enrugado (como nas fotos abaixo), mas não era nada muito preocupante. Porém hoje suas folhas começaram a enrugar e as tampas de todos os ascídios se curvaram para cima e logo em seguida secaram, junto com o resto...
Entretanto, não houve nenhum retardamento aparente nas novas folhas e nos novos ascídios que estão amadurecendo

Como diz o ditado, "Uma imagem vale por mil palavras":

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem