Ajuda com N. Northiana

Assuntos sobre nepenthes.
Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

Olá Daniel, muito obrigado pela resposta! ;)

Bem, aqui já vejo um erro meu e um possível problema:
Daniel Souza escreveu:A principio a planta é muito lenta, nao é tolerante com substratos mau aerados, muito encharcados e etc...
Não aprecia muito sol direto e seus jarros secam facilmente quando expostos ao sol mais intenso.
Minha planta está num vaso com quantidade grande de sphagnum, pelo menos 2/4 do substrato, além de perlita, que ocupa mais 1/4, e o outro 1/4 é de areia de quartzo e fibra de coco tratada, então, percebi que está sempre muito "empapado", quase encharcado.

Com relação ao calcário, Daniel, gostaria de sua ajuda para saber que quantidade devo utilizar e se deve ser feita uma calagem ou se é melhor dissolver o calcário nas regas.

Realmente acredito que um bom começo será melhorar a qualidade do substrato, e agora já tenho uma direção. : joia :

Abraços!

FT


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Father_Time escreveu:Olá Daniel, muito obrigado pela resposta! ;)
Bem, aqui já vejo um erro meu e um possível problema:
Daniel Souza escreveu:A principio a planta é muito lenta, nao é tolerante com substratos mau aerados, muito encharcados e etc...
Não aprecia muito sol direto e seus jarros secam facilmente quando expostos ao sol mais intenso.
Minha planta está num vaso com quantidade grande de sphagnum, pelo menos 2/4 do substrato, além de perlita, que ocupa mais 1/4, e o outro 1/4 é de areia de quartzo e fibra de coco tratada, então, percebi que está sempre muito "empapado", quase encharcado.
Com relação ao calcário, Daniel, gostaria de sua ajuda para saber que quantidade devo utilizar e se deve ser feita uma calagem ou se é melhor dissolver o calcário nas regas.
Realmente acredito que um bom começo será melhorar a qualidade do substrato, e agora já tenho uma direção. : joia :
Abraços!
FT
Ah, de repente isso que voce mencionou é um ou "ô" fator causador neh :mrgreen:
Essa areia de quartzo é grossa, aqui uso a areia fina de rio, dizem que areia fina compacta o substrato e tal, mas aqui nao. Isso tambem pode ter relaçao direta com a forma que coloco o substrato no vaso, (depois que espremo o musgo coloco em um recipiente e vou afofando, "dexavando" entao acrescento a reia fina, todos os outros componentes e misturo bem, quando coloco tudo no vaso faço de tal forma que nao fique socado e sim "fofinho").
Sobre a forma de acrescentar o calcario eu nao sei te indicar a melhor forma, aqui acrescentei inicialmente o pó da raspagem da do cimento na mistura do substrato, e depois de 3 em 3 meses mais ou menos acrescentei o pó por cima do solo e reguei levemente . (acaba que a rega ajuda a fazer o pó descer pelo substrato).
Ja reparou an enorme quantidade de plantas que desenvolvem em construçoes abandonadas e até nas que nao sao abandonadas?
Esse calcario que encontramos em floriculturas eu nao me aventuro em usa-lo, pois tenho a leve ideia de que com a aplicaçao dele posso levar minha planta ao obito, eis o motivo que me leva a utilizar massa velha de cimento ;)

A maior parte de sphagnum na composição do substrato de Nepenthes pra mim é de lei, mas sem receita definida ne , vai de cada um, aqui em manaus os vasos secam muito rapido, entao nem da tempo da agua ficar estaguinada muito tempo no substrato. O importante é que o substrato fique fofinho e seque em 3 dias + ou - . Substrato que foi muito comprimido durante o envasamento tende a demorar mais para secar em relaçao ao que foi afofado durante o envasamento, isto é sem ter sido comprimido em demasia.


Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

Bem, Daniel, com essa grande ajuda sua e de todo o pessoal, já sei por onde começar a trabalhar o substrato. Ainda que o "problema" seja a adaptação lenta da northiana, melhorar a qualidade do substrato não irá prejudicar a planta, ao contrário! ;)

O calcário que tenho aqui foi adquirido em uma lojade artigos para piscicultura, então, vou ficar atento na quantidade, que entendi ser uma "pitada" apenas.

Em 30 dias posto as fotos da planta e o "antes e depois" para vocês acompanharem os progressos.

Muito obrigado de novo! : joia :

Abraços!

FT


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Pessoal, chegou uma northiana para mim também, e como era óbvio, sem ascídeos. É com certeza uma das lowlanders mais exigentes que existem.

Está numa estufa que retem muita umidade, com uma folha ainda bem novinha, aparentemente bem. Não tem sol direto e a iluminação está ok.

Temperaturas quentes ou médias por aqui...

Será que vcs não mandam fotos das suas para eu ver como estão?

Abraços


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bela compra João! : joia :

A minha também está sem ascideos. Ainda não consegui tempo para trocar de substrato para um mais calcareo.

Visitei essa semana o Gilson, e no cultivo dele tinha uma com o jarro enorme e com o peristomio muito bonito, pena que não fotografei. 8-)


mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Que inveja boa do Gilson... ele é muito bom cultivador de Nepenthes... Marciel, Daniel, Father_Time, quais as suas conclusões sobre esta particular lowland? O calcário realmente auxilia a formação de ascídeos nesta espécie?


gilson
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 11 Fev 2011, 15:34
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 10 vezes

Mensagem por gilson »

Marciel, a planta que você viu em casa, é a N. xdyeriana.

[img]http://img717.imageshack.us/img717/7969/39189931387976195867810.jpg[/img]

essa foto é do jarro logo que abriu, agora esta mais bonito.

gilson


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

gilson escreveu:Marciel, a planta que você viu em casa, é a N. xdyeriana...
:shock: Puts!

Foi mal aí pessoal, acho que é a idade, heheh! :oops:

Bom Gilson, convenhamos, mesmo assim o ascideo é enorme e o peristomio é lindo, rsrs!
Valeu a foto dessa belezinha. : joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

mx_joao escreveu:Que inveja boa do Gilson... ele é muito bom cultivador de Nepenthes... Marciel, Daniel, Father_Time, quais as suas conclusões sobre esta particular lowland? O calcário realmente auxilia a formação de ascídeos nesta espécie?
Tudo leva a crer que sim, dá uma olhada no habitat dessa espécie.
[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... abitat.jpg[/img]
O Wesley já tinha dito que essa planta era rupícola (muito vago) mas foi graças ao cultivo do Daniel e as conclusões que ele chegou que sabemos que o substrato ideal deve ser calcareo.

O próprio Gino (FT) obteve melhores resultados depois que alterou o substrato. Agora só falta eu tomar vergonha e mudar o meu também, rs!

8-)


mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Acho que não vou MUDAR o meu substrato não Marciel... vou dar umas pitadas de calcário e regar para o substrato atual absorver... acha que dá certo?

Abraço e boa sorte amigo !


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem