Ajuda com as dioneias

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Pela aparência esse deve ser o famigerado substrato genérico e com toda certeza essa planta não entrou em dormência.
Se trocar apenas o substrato ela não vai aguentar e morrerá, o ideal é colocar em dormência por no mínimo 6 semanas e depois usar um substrato novo.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Paulo escreveu:Bom,

Pela aparência esse deve ser o famigerado substrato genérico e com toda certeza essa planta não entrou em dormência.
Se trocar apenas o substrato ela não vai aguentar e morrerá, o ideal é colocar em dormência por no mínimo 6 semanas e depois usar um substrato novo.

Paulo
Mas agora no verão ? :shock: :o


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Felipe (kio92), as Dionaeas compradas em floriculturas tendem a ser mais fracas devido ao fato de serem cultivadas em substratos impróprios, não passarem por dormência artificial etc, de forma que muitas delas apresentam comportamentos incomuns como tirar uma "soneca" em pleno verão. Neste ano você terá que pô-las para dormir duas vezes, uma agora e outra no inverno. Caso decida não fazer isso, aí pode dizer adeus as mesmas, pois fracas como estão elas irão definhar até a morte :cry: .

Boa sorte e mantenha-nos informados sobre este caso.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

kio92 escreveu: Mas agora no verão ? :shock: :o
Veja bem, com toda certeza essa planta não tirou uma soneca faz muito tempo e nem precisa induzir a dormência no próximo inverno.

Você colocando em dormência agora, a próxima pode ser no inverno do ano que vem. Vai dar para esticar a dormência dela no próximo ano e no ano seguinte ela já entrara em dormência dentro do nosso inverno. Ficando aclimatada e como podem viver por vários anos terá sempre uma planta saudavel.

Na natureza elas germinam no final do verão que é o inverso do nosso, crescem um pouco durante o outono e depois vem o inverno que é necessário para elas.

Eu perdi 3 plantas já com um bom tamanho porque foram germinadas no inicio do ano passado e começaram lá a definhar lá por outrubro, aí em novembro resolvi pesquisar o assunto a fundo, porque eu já tinha trocado o substrato e verificado se haviam pragas e nada resolvia.
Então eu peguei as 6 que tinha e meti na geladeira em novembro e tirei em dezembro, as 3 que sobreviveram estão ótimas.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Felipe, quando você chega a floricultura e quer sphagnum você tem de perguntar '' vocês tem musgo seco pra vender?'' ou '' musgo desidratado'', e se você disser '' musgo para decoração'' eles provavelmente vão trazer uma caixinha cheia de musgo estranho e fedido que não é sphagnum :lol: .
Eu digo isso por experiencia própria. Todas as vezes em que eu fui a floricultura e perguntei por musgo sphagnum as pessoas olhavam pra mim como se eu estivesse falando japonês ou algo parecido :lol: . E outra coisa, como é possivel eles cobrarem 50 pratas num saco de sphagnum?
Aqui um saco de sphagnum com +- 200g custa só 4 e alguma coisa :shock:


Avatar do usuário
Pry
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:46
Localização: Curitiba-Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por Pry »

Gente minha Dionéia está doentinha também, as folhas crescem pouco e as armadilhas antes de abrirem secam.
Pelo que percebi o substrato está bem ruim. Mas já encomendei um novo substrato para trocá-lo.
Ela passou por uma fase longe de mim e não teve as regas suficientes, suas armadilhas secaram e ela está recuperando bem devagar.
Estou no aguardo do novo substrato para ela ficar saudável.

Abraços


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Priscilla, poste algumas fotos de sua PC para que possamos opinar sobre o seu estado atual e, assim ver se ela tem salvação.

Obs.: Abaixo seguem alguns links que dão acesso a tópicos com dicas interessantes a todos aqueles que estão começando no cultivo de PCs (parto do princípio de que você é principiante), e estão necessitando sanar algumas dúvidas:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Pry
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:46
Localização: Curitiba-Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por Pry »

Olá Rodrigo!!! Obrigada pela dicas dos links

Assim que der posto as fotos da minha Dioneia.
Encomendei um substrato para a minha PC, Turfa de Sphagnum, percebi que a turfa que está na minha PC não é boa, tem muita matéria orgânica tinha até umas cascas de árvore por cima que retirei.

Espero que este novo substrato ajude minha Dioneia a se recuperar. Agora falta comprar a Perlita



Abraços


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A grande maioria da Turfa de Sphagnum a venda no Brasil possui fertilizantes e isto é fatal para as PCs, portanto fique esperta ou pode estar selando o destino de sua planta. Dê uma olhada no tópico Trocando o substrato, pois ali abordamos o problema do uso deste substrato.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Pry
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:46
Localização: Curitiba-Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por Pry »

Sim quanto ao fertilizante já pesquisei sobre o uso nas PC, antes de comprar perguntei ao vendedor ele disse que não contém fertilizantes.

: joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem