Ajuda com a minha Dionea Muscipula

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Preciso fazer alguma coisa, não quero perdê-la. Algo tá acontecendo pra proliferar tantas bactérias. Esse detalhe do prato com água é regra? Não posso regar diariamente?
Editado pela última vez por Rodrigo Selis em 11 Nov 2012, 02:42, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos,

É possível que o motivo desse 'apodrecimento' tenha relação com as horas de cozimento do musgo. Talvez isso acelere o processo de decomposição ou de alguma forma modifique as suas caracteristicas.

Repassando todo o processo feito pelo Paulo, é este ítem (tempo de fervura do sphagnum) que difere do indicado.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Rodrigo Selis, poste algumas fotos deste substrato "podre", assim saberemos melhor com o que estamos lidando.

Obs.: Tópico fundido para melhor organização do fórum.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Imagem
O tal "musgo"...

Imagem
Detalhe do musgo.

Imagem
Detalhe do Substrato.

Imagem
Parece que ela está contente com o novo lar. Detalhe da armadinha ficando vermelha (veio toda verde).

Imagem
Uma coisa que está me preocupando. Essa mancha escura, é um fungo? Está espalhando rápido... :|
Bem, é isso, já encomendei o sphagnum, enquanto não chega, espero que ela aguente. ;)


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá Rodrigo, este musgo não é o Sphagnum, e talvez tenha trazido fungos para a sua planta, voce precisará retirar asfolhas afetadas e replanta-la em substrato adequade se não poderá perde-la se o fungo se alastrar.
Boa sorte.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Estou a aguardar o sphagnum chegar...


fjjcarrera
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 52
Registrado em: 28 Out 2012, 19:42
Localização: rio de janeio
Contato:

Mensagem por fjjcarrera »

Amigo,
Nunca mais dê formigas para sua DM.
Elas soltam ácido fórmico quando estão em desespero dentro das armadilhas.
DEscobri que este ácido é mortal para nossas DM.
Quase perdi uma fazendo isso. Consegui a informação aqui, através da Lucy.

Pelo que pesquisei, somente as Nepenthes possuem condições de se alimentar de formigas.
O líquido delas é mortal, veja o vídeo: " onclick="window.open(this.href);return false;
sds
Francisco Carrera


Francisco Carrera
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Rodrigo Selis, acredito que não foi uma boa coisa você trocar aquele substrato "genérico" por este musgo "desconhecido". É até possível que estas manchas escuras não sejam fungos, mas sim alguma substância tóxica liberada pelo meio em que esta sendo cultivada.

Salvo com exceção algumas PCs que gostam de substratos neutros e alcalinos (Drosera ultramafica, Drosophyllum lusitanicum e algumas Pinguiculas mexicanas) todas as demais carnívoras (incluindo a Dionaea) só sobrevivem em solos ácidos e com deficiência de nutrientes (principalmente nitratos) e creio que o ambiente em que sua planta está não seja propício para seu correto desenvolvimento.

Seja perseverante, pois agora não adianta chorar pelo leite derramado e, sendo assim, só lhe torcer para que ela resista até o sphagnum chegar para você providenciar a troca do substrato imediatamente.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

fjjcarrera, essa da formiga foi muito interessante, aqui tem muitas formigas e a dioneia "come" tudo que se mexe. Um bom motivo para usar o famoso pratinho com água. ;)


Tem razão, não devia ter feito a troca do substrato sem antes ter consultado a ajuda de pessoas que realmente entendem do assunto. Vivendo e aprendendo, espero que ela aguente. É minha primeira dioneia e comprar outra não vai ser a mesma coisa. :)


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Perseverança xará, perseverança.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem