Ajuda com a minha Dionea Muscipula

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


O tópico que não consigo largar : maluco : , como podem ver a minha ultima postagem foi dia 17/10 as 3:00hs.

Foi quando terminei de fazer o transplante das dionaeas para um novo substrato composto de 50% de sphagnum e 50% de areia de construção.

O sphagnum foi catado, picado e fervido por horas, a areia foi lavada até ficar branca e depois fervida por horas duas vezes.

Hoje eu resolvi colocar as plantas para hibernar porque estavam feias e com as folhas e armadilhas pretas, e para não ter trabalho resolvi o substrato que tinha preparado a 2 semanas.
Para minha surpresa o substrato está muito fedido, cheiro de coisa podre. Como pode isso?

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, isso pode ser "n" fatores que esteja contribuindo para a proliferação dos micro-organismos responsáveis pelo mau cheiro. Suspeito das famigeradas cianobactérias, mas preciso pesquisar melhor antes de dar um parecer final.

Se possível, poste uma foto deste substrato "deteriorado" para que possamos ter uma ideia melhor do atual estado do mesmo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Tirei fotos hoje do substrato, na primeira aparece no vaso com um pouco de alga e nas outras duas são tiradas do vaso. Veja que no fundo do substrato pela aparência não tem nada de anormal.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=592[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=593[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=594[/thumbnail]

Unica coisa que pegou, as plantas ficaram mais feias e por isso coloquei para dormir, mas não esperava um mal cheiro de um substrato tão novo.

PS.: Estou percebendo um monte de tópicos sobre problemas de dionaeas e quase sempre é a mesma coisa, tenho a impressão de que não estão climatizadas e elas devem estar pedindo dormência.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Estranho, preparei o substrato conforme li em vários tópicos, com areia lavada e musgo, ambos fervidos (menos de 10 min), misturei na proporção 2:1 de musgo e areia respectivamente, coloquei num vaso de plástico sem pedrinhas embaixo, deixei 2 dedos de água num pratinho alto. Depois de pouco tempo, fui trocar a água do prato, e estava com mal cheiro, estranhei e tirei o substrato, estava podre em baixo.
Fiz algo de errado, o que poderia ter sido?

Detalhes adicionais:
1 - O musgo em questão é verde e não branco-rosado como vi em vários tópicos. Ele veio cheio de terra e folhas, e geralmente são usados para fixar arranjos de flores artificiais em vasos.
2 - A água que uso pra regar não foi fervida, nem destilada, é água da torneira descansada por 48 horas.
Editado pela última vez por Rodrigo Selis em 10 Nov 2012, 19:00, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
André Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Set 2012, 15:10
Localização: Rio de janeiro
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por André Martins »

O musgo em questão é verde. Sei bem qual é esse musgo ... Não é sphagnum , talvez seja por isso ...


Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

É, pode ser mesmo. Pena que onde eu moro não vende o sphagnum.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá xará, fico feliz que tenha se registrado no fórum, mas peço que se identifique na sala de Apresentações, para que desta forma todos os membros desta comunidade possam conhecê-lo melhor. Evite postar mensagens antes disto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Valeu pela dica, xará. : joia :
É impossível usar esse musgo verde como substrato?


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Eu tive o mesmo problema a pouco tempo e usei o sphagum rosado veja aqui ajuda-urgente-t3036-20.html" onclick="window.open(this.href);return false; e isso aconteceu comigo bem rápido, coisa de semanas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo andei dando uma pesquisada na WEB, para ver se encontrava a resposta para a rápida deterioração do sphagnum, e não obtive nada de conclusivo. A única coisa que consigo especular é que esta contaminação seja proveniente da própria água usada na rega, mas para a comprovação desta "hipótese" seriam necessários testes específicos que acredito não estarem ao nosso alcance.

Sinceramente cheguei a pensar em te aconselhar a ferver a água e depois esteriliza-lá com algum algicida, mas temo que tal técnica comprometa a saúde de suas PCs. Se vier a ser feito, somente como experiência e em uma única planta, para evitar danos ao cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem