Água para plantas carnívoras

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Água para plantas carnívoras

Mensagem por crytech »

Água da chuva:
É o ideal para o cultivo de plantas carnívoras, pode-se armazenar água da chuva em baldes. Apenas deve-se ficar atento para não pegar água das primeiras chuvas em um longo período de seca, principalmente em grandes cidades. Visto que as primeiras chuvas sempre contém ácidos e substancias nocivas.

Água de poço:
É a melhor água possível para plantas carnívoras, quem tem um poço perto de casa não pode deixar de utilizar essa água.

Água de torneira:
A água de torneira não é bom para plantas carnívoras, visto que esta água possui cloro. Para utilizar água de torneira, deve-se descansar a água em um recipiente por pelo menos 48 horas. Aqui eu preciso fazer isso pois moro em apartamento e não tenho acesso à água da chuva.

Esta técnica visa a evaporação do cloro, que demora de 48 a 36 horas para evaporar.

Eu uso uma jarra de suco de 2 litros e um regador (daqueles de desenho animado) que também suporta 2 litros e utilizo sempre água filtrada. Sempre que acaba a água do regador eu reponho com a água da jarra que geralmente fica descansando 48h a 36h. A água do regador também dura de 2 a 3 dias, totalizando às vezes 6 dias de descanso, mais que o necessário para a evaporação completa do cloro (36h).

Produtos anti-cloro em água de torneira:
Produtos como Aqua-safe utilizados para tratar água de aquários não é recomendado para tratar água de plantas, visto que o cloro é transformado em sal. O sal não é prejudicial para peixes, porém com o tempo fica acumulado no substrato tornando-se um veneno para qualquer tipo de planta.

Água destilada:
Cultivadores de plantas carnivoras de todo o mundo utilizam água destilada no cultivo de Pcs, eu nunca utilizei mas parece ser bastante eficiente. O problema que água destilada custa caro e um destilador de água nem se fala...

Água mineral:
Não é o ideal pelo custo, mas é melhor do que utilizar água com cloro diretamente da torneira.

Observações:
Ao armazenar água em recipientes, tome cuidado com a proliferação de mosquitos e mantenha o balde em local escuro para evitar algas.
Se a água for da chuva ou poço pode-se tampar o balde para evitar mosquitos, se a água for de torneira para ser descansada, deve-se deixar o balde aberto e observar sempre se não há nenhum foco de mosquito.


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Dalhe... tenho poço intão está ótimo hehehe
Muito boa as informações, ajuda muito os iniciantes com as suas PCs.
Parabéns :D


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Ótimas informações!! Só a água de torneira que é uma coisa meio relativa, tem lugares que ela pode ser usada sem problemas, como aquí no meu AP. Se ela já ficou na caixa d'água descansando então não devia vir sem cloro?


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

agua de poço eh mais relativo ainda...
primeiro faça um teste de dureza e de ph...
nen sempre agua de poço pode ser indicada para pcs.
as vezes tem agua de poço com muitos sais e outras coisas, ex: muito alcalina.
melhor de tudo e fazer um teste rapido de ph e dureza, antes gastar 20 reais em testes, doq perder
uma planta q você comprou por bem mais, ja estava a bastante tempo cuidando dela.
agua ideal para pcs eh ph 6.5 - 5.5, a dureza nao sei, mas SE NÃO ME ENGANO, qto menos 'dureza' melhor.


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Rodrigo :arrow: Antes eu ficava preocupado com ph da água também e vivia usando um produto para aquário chamado Acid até a água ficar entre 5.5 e 6.0, mas com o tempo percebi que isso é besteira pois o sphagnum se encarrega de manter o solo sempre ácido, desde quando deixei de usar o acid na água não notei diferença alguma nas pcs, além de terem crescido umas 10x!! eheheh. O PH normal da torneira aqui é 7,2!!! Quanto esse lance de dureza eu nunca ouvi falar! :o

Bruno :arrow: Mas é da caixa mesmo que vem o cloro. E uma caixa fechada com 1 tonelada de água a evaporação é meio que irrelevante, até o cloro ser totalmente eliminado levaria meses.. Até lá alguém já encheu de cloro novamente!! eheheh

Aqui às vezes tem tanto cloro que da pra sentir o gosto e até cheiro do cloro na água mesmo que filtrada,
quando eles resolvem limpar as caixas então... Fica assim pra mais de 1 mês!!! :?


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

eu particularmente prefiro utiliza agua com menor ph possivel sem adição de produtos, acredito q qto mais acida naturalmente melhor, e sobre a dureza, significa a quantidade de ions de sais dissolvidos:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dureza_da_%C3%A1gua" onclick="window.open(this.href);return false;
eu faço o teste pelo menos uma vez a cada 2 ou 3 meses.
a agua das minhas plantas, nao eh trocada 100%, eu sempre retiro a sujeira e reponho agua, qdo faço a limpeza eu tiro 50% da agua e recoloco agua descançada.
o ph sempre fica em torno de 5.7 a 6.1, varia conforme a troca.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Bom topico Crytech ;)
Aqui não uso mais agua de chuva, visto que manaus não é uma cidade pequena e a chuva deve vir contaminada :evil:
Antigamente eu colhia agua de um aparelho de ar-condicionado que fingava sempre que ligado, esta agua funcionava como agua limpa e destilada, mas parei com a coleta porque troquei meu aparelho por um novo e neste novo nao pinga agua :|

Hoje em dia guardo agua da torneira em vasilhames de 2L (as garrafas plasticas de refrigerante), devo ter agora cerca de 150 garrafas cheias com agua descansada.
Para quem tem muitas plantas, nem adianta ficar correndo atraz de agua purificada e etc... Se torna inviavel a longo prazo e acaba-se por usar agua de torneira mesmo.
Bom, é isso aew

abraço


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Agora que você falou no ar condicionado eu pensei em uma coisa que pode ser útil: A água do ar condicionado cai gotejando por uma mangueirinha, e se colocássemos essa mangueirinha em cima do substrato para que a água caísse nele? Viraria tipo de um regador automático, o problema é que talvez a quantidade de água não sirva.


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Oi Bruno
rapaz, melhor que colocar a mangueirinha de agua do ar-condicionado no vaso seria armazenar ela em um recipiente e usar quando for precisando, as vezes essa agua sai morna, então isso pode ser ruim para a planta neh!?
Bom, aqui geralmente pinga muito geralmente, deve estar relacionado a umidade do ar.


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Daniel Souza escreveu:Oi Bruno
rapaz, melhor que colocar a mangueirinha de agua do ar-condicionado no vaso seria armazenar ela em um recipiente e usar quando for precisando, as vezes essa agua sai morna, então isso pode ser ruim para a planta neh!?
Bom, aqui geralmente pinga muito geralmente, deve estar relacionado a umidade do ar.
Não sabia que a água saía morna, achei que fosse gelada, mas então acho que é melhor não seguir essa ideia mesmo :roll:


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem