Água de cacimba para PCs

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Água de cacimba para PCs

Mensagem por marquinhoshgs »

Olá galerinha! :)

A muitos anos (mais de 20) tem uma cacimba aqui no meu quintal. A uns 18 anos a água dela era utilizada e era de boa qualidade. Desde então, ela estava fechada e não foi mais utilizada a sua água. Hoje abrimos e puxamos um balde. A água é crstalina, inodora, provei, o pH parece adequado.

-Será que essa água serviria para minahs PCs?
- Me aconselham a fazer análise da mesma? Se sim, o que devo testar? E quais os parâmetros adequados?

Obrigado! :D


Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Olá Marquinhos

Uma cacimba (ou poço) tem agua mineral, que contém diversos íons que são nutritivos a maioria das plantas EXCETO às plantas carnívoras, que são nativas de solos pobres e drenados. A melhor água para utilizar em carnívoras é a água destilada (pH 7, neutro), pois praticamente não contém íons (existe uma água com ausência de íons, chamada MiliQ ou deionizada, mas ela é de uso exclusivo laboratorial). Há inclusive algumas pcs que não suportam solos que contenham uma quantidade considerada mínima de íons para outras plantas, devendo estas ter seu substrato trocado anualmente.

Você pode usar água da chuva (se houver), ou você pode ferver agua da torneira e deixa-la descansando 48h. Eu somente usaria essa água em algum dia impossível de obter água mais pura.

Quanto aos testes, eu não tenho conhecimento suficiente, mas acho que testes de dureza de água de aquários serviriam.

Deixo aos amigos de fórum que me corrijam se me equivoquei, além de darem palpites quanto aos testes aos quais você deve submeter a água.


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, a priori eu não vejo empecilho no uso desta água uma vez que a mesma não contém cloro. A prudência, no entanto, me força a pedir que você faça um teste com alguma PC que porventura tenha sobrando por aí para evitar de por todo o cultivo em risco.

Sabe como é né; "o seguro morreu de velho" ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Vou ver se levo em um laboratório pra análise. Acho mais seguro. Só espero que nao seja tao caro :?


Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Cara, existem métodos mais fáceis e baratos, como este LINK.


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Aqui na minha cidade tem uma empresa que vende água BI-DESTILADA. completamente livre de íons e metais. Vcs acham que pode-se usar essa água? Não ter íon algum não pode ser prejudicial a planta?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

marquinhoshgs escreveu:... Não ter íon algum não pode ser prejudicial a planta?
Não será prejudicial. Mas economicamente não será viável.

Imagine que tenha um cultivo pequeno que gaste a média de 5 litros diariamente para a rega. Serão 1.825 litros ao ano. :shock:

Existem métodos para 'fazer' a agua destilada com baixo custo utilizando somente a exposição solar. E quando chover não esquecer de coletar a agua.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem