Acompanhamento - Nepenthes 'Lady Pauline'

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Acompanhamento - Nepenthes 'Lady Pauline'

Mensagem por Lucy »

Essa chegou hoje, junto com a dionaea (do Marcos Ono).
Me bateu um desânimo porque li um tópico e, segundo relatos, não é uma planta fácil de cuidar, é exigente... Depois do que anda acontecendo com a outra neps, estou pensando seriamente em fazer uma estufa o mais rápido possível... uma pequena, só para as duas por enquanto.

1- Possui dois jarros.
Imagem

2- Será que esse jarro está definhando?
Imagem


Caio Lima
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 03 Out 2012, 21:13
Localização: Vitória - ES

Mensagem por Caio Lima »

Olá, Lucy

a planta parece estar com boa aparência. Só estou achando esse substrato um pouco esquisito. Qual composição?

Vou te falar um pouco da minha curta experiência com essa planta até o momento.
Aqui no meu cultivo tenho uma N. "lady pauline" que chegou a pouco mais de um mês (também veio do Ono). Veio com um jarrinho menor que esse das suas fotos, porém bem colorido. Também fiquei um pouco apreensivo com o tópico que fala sobre ela ser uma planta complicada, mas tive boas surpresas até agora. Pouco depois de uma semana ela ja começou a abrir uma folha nova e hoje ja tem outra folha se desenvolvendo bem rápido. Não abriram novos jarros ainda, mas creio ela não abortou nenhum. Parecem estar em desenvolvimento normal e o jarro que veio com ela segue firme forte e bem colorido.

No substrato utilizei sphagnum, pó de coco, areia, carvão e isopor. Deixo ela com luz indireta o dia todo numa mesa próxima a janela e borrifo várias vezes no dia e noite. Só fecho a janela quando o vento fica mais forte. O jarro da sua foto não parece estar definhando, na minha opinião. Talvez deva colocar um pouco de água destilada dentro dele, se estiver vazio. Fora isso acho que as borrifadas vão ajudar bastante : joia :
Enfim, é uma linda planta, tomara que tenha sucesso com a sua!!


"A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente." (Richard Dawkins)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ôpa!

Parabéns Lucy e Caio, a N. 'Lady Pauline' é um hibrido muito bonito. Bela aquisição. : joia :

Exige umidade ambiente alta para formar e manter seus ascídios (pelo menos aqui em SP). Ela tem um ótimo desenvolvimento mesmo quando não produz jarros. De fácil propagação.

Pode parecer contraditório, mas é isso aí mesmo.
Cresce bem, propaga fácil mas é difícil de dar ascídios se as condições não forem favoráveis, heheh!

Abç

ps minha Lady P que comprei a muitos anos, também do Ono, produziu e ainda produz muitas mudas, mas jarros que é bom nada, rs.


Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Caio Lima escreveu: a planta parece estar com boa aparência. Só estou achando esse substrato um pouco esquisito. Qual composição?
Tem musgo, fibra de coco e xaxim.
No substrato utilizei sphagnum, pó de coco, areia, carvão e isopor. Deixo ela com luz indireta o dia todo numa mesa próxima a janela e borrifo várias vezes no dia e noite. Só fecho a janela quando o vento fica mais forte. O jarro da sua foto não parece estar definhando, na minha opinião. Talvez deva colocar um pouco de água destilada dentro dele, se estiver vazio. Fora isso acho que as borrifadas vão ajudar bastante : joia :
Enfim, é uma linda planta, tomara que tenha sucesso com a sua!!
Acho que vou compor o substrato com sphagnum + isopor ralado) + carvão (churrasco)+ fibra de coco picada, numa proporção mais ou menos de 2-1-1-1. O que acham?
Exige umidade ambiente alta para formar e manter seus ascídios
Já comprei o material para transformar a metade de uma prateleira em estufa (peguei a ideia do Eder) e vou fazer um teste com com a umidade. Se não bastar deixar uma bacia com água dentro da estufa, vou comprar um umidificador.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lucy, você fez outra bela compra, pelo visto o vírus "Nepentherus fanaticus" te contaminou :lol: . Cuidado senão você vai lotar sua casa de Nepenthes :mrgreen: .

Marciel,
MarcielS escreveu:...minha Lady P que comprei a muitos anos, também do Ono, produziu e ainda produz muitas mudas, mas jarros que é bom nada...
Ninguém merece :shock: , uma PC que não captura presas. Seria cômico se não fosse trágico :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Lucy, tenho amigos aqui em SP que cultivam a N.'Lady Pauline' e pelo que sei a planta cresce rápido, porém a umidade para ela deve ser constante e sempre superior a 70% para que ela gere os ascídeos...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Yuri Santos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 389
Registrado em: 24 Ago 2011, 18:56
Localização: São Paulo
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Yuri Santos »

Boa sorte com a espécie lucy ! irei adquirir a minha em breve, acho um dos híbridos de nepenthes mais lindos !


Yuri Santos Pereira


Sem Recalque !!
Caio Lima
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 03 Out 2012, 21:13
Localização: Vitória - ES

Mensagem por Caio Lima »

Acho que vou compor o substrato com sphagnum + isopor ralado) + carvão (churrasco)+ fibra de coco picada, numa proporção mais ou menos de 2-1-1-1. O que acham?
Acho que assim o substrato vai ficar bem mais aerado para o crescimento das raízes, principalmente se o sphagnum for picado. A planta vai adorar : joia :


"A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente." (Richard Dawkins)
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Obrigada Fernando, Yuri e Caio. :P

Estou com muito receio de mexer e estragar a planta rs.
Por fim, apenas limpei as folhas mortas, adicionei um pouco mais de musgo e retirei um pouco do xaxim que estava por cima.
Agora surgiu um problema (ou não): Existem formigas morando dentro do substrato! :o
Fui pesquisar e encontrei um tópico do Arquimedes, "N.bicalcarata faz mutualismo com formigas". Será esse o caso? :shock:
Como ela e a dionaea vieram na mesma caixa, tem uma foto da dionaea com uma formiga na armadilha :lol: .. achei que o Ono tivesse mandado um lanchinho pra viagem hahaha.
Devo me preocupar? Segundo o tópico do Arquimedes, não... mas por via das dúvidas é melhor perguntar a quem entende.

1- Depois da "ajeitada".
Imagem:

2- Foto bem mal tirada de uma formiga que passeava por ali.
Imagem


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olha Lucy, eu sou muito desconfiado e não gosto de comprar plantas e junto vir um brinde que não seja do reino vegetal. Na realidade é bom não vir brinde algum, pois existem plantas que são verdadeiras ervas daninhas.

Tudo bem que formigas são o prato principal das Nepenthes, mas se eu fosse você trocaria esse substrato, pois pode estar trazendo uma praga para sua casa.

Isso é apenas uma sugestão, portanto, se quiser não precisa segui-lá.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem