Acompanhamento - Nepenthes 'Lady Pauline'

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Ai, ai...
Bom, se você recomenda mesmo a troca, vou trocar sim e despejar as hóspedes. ;)


Caio Lima
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 03 Out 2012, 21:13
Localização: Vitória - ES

Mensagem por Caio Lima »

Bonita a foto Lucy!
Também concordo com o Rodrigo.
Lucy escreveu:Como ela e a dionaea vieram na mesma caixa, tem uma foto da dionaea com uma formiga na armadilha
Realmente pras Nepenthes as formigas são um prato "tradicional", porém, pelo que ja li aqui no fórum não são bom alimento para Dionaea devido ao ácido fórmico que acaba prejudicando suas folhas.


"A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente." (Richard Dawkins)
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Pois é, Caio. Ontem acabei lendo sobre isso.
Obrigada. :)


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bela muda, foi uma ótima aquisição, acho que ela se dará bem ai no seu clima.
Quanto as formigas, se elas realmente estiverem vivendo no substrato seria legal remove-las, mas para garantir a troca de substrato seria uma boa mesmo : joia :

Falando em jarros, a minha gostou do calor que fez aqui e está preste a formar alguns :P
Percebi que ela curte bastante claridade e umidade, bate sol direto por bastante tempo nela.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Parabéns pelos novos jarros, Felipe.
Então, estou providenciando uma pequena estufa pra poder criar um ambiente mais propício a ela e a outra. Borrifar água não está adiantando, seca no mesmo instante.


Lucas
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 04 Out 2012, 11:18
Localização: Contagem MG

Mensagem por Lucas »

Já parou pra pensar que as formigas podem estar tentando fazer um formigueiro no substrato da sua planta?
Neste caso, prefiro julgá-las como praga, ao invés de alimento.
É aí que vem o impasse. O medo de estragar a planta trocando o substrato, ou deixar as formigas e elas acabarem destruindo a planta.
Sou novato e não tenho experiencia com esse tipo de carnívora, mas pelo que tenho lido, acho mais viável a troca do substrato mesmo.
Assim que se decidir, tire mais fotos pra gente ver como ela está.
Boa sorte com ela, e parabéns pela aquisição, é uma planta muito linda.

Abs.


Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Lucas, realmente... elas já tinham feito um formigueiro no substrato. Me arrepiei quando removi a planta do vaso e afastei o substrato das raízes... Deveria ter umas 30 formigas e muitos ovos. :x

Troquei o substrato e cortei um jarro seco, e no dia seguinte tratei de improvisar uma mini estufa, para socorrer essa neps e a outra que teve dois jarros murchos de repente, assim do nada. Conforme discutimos em outro tópico, a causa pode ter sido falta de umidade, já que por aqui estava muito, mas muito seco o ar.

1- Essa é a mini estufa emergencial (terei que fazer uma maior porque parece que as neps gostaram! A maior está se desenvolvendo de mais! Queria deixá-las ao ar livre, mas das 2 vezes que deixei, uma caiu e se esborrachou, e a outra começou a ficar meio murchinha.
Peguei a ideia da estufa num tópico aqui no fórum, mas ao invés de fazer as duas partes da estante, fiz em uma só. As laterais e o fundo são vedadas com plástico preto grosso, depois foi forrada por dentro com papel alumínio. Pretendo colocar dispositivos de ventilação e umidade, termômetro e tudo mais, mas vou deixar para quando fizer a estufa maior. Não reparem a falta de organização, mas é que foi feita correndo, viajei logo em seguida e deixei por conta da minha irmã os cuidados. E o medo dela matar as pobrezinhas? :lol:
Imagem


2- Essa é a Lady em seu substrato novo, dentro da estufa.
Imagem

3-Essa é a Nepenthes wrigleyana, minha primeira nep. Ela se desenvolveu bastante e adorou a estufa.
Imagem


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Belas plantas, ficou legal a estufa, mas acho que estas plampadas ficam muito longe das plantas, precisaria de umas mais potentes e tapar todos os lados com papel aluminio. Mas como é emergencial acho que elas ficaram bem, mas faltará luz para elas.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Então, segui as dicas sobre a estufa no fórum, e somente a parte frontal não está forrada com alumínio que é para a entrada de luz solar. A estufa fica na área de casa, na beira da piscina e incide muita luz solar sobre ela o dia todo. Quanto à lâmpada, usei a citada no fórum também... mas a lâmpada terá serventia somente no inverno mesmo, é que eu quis deixá-la bonitinha rs. Valeu pela observação.

Hoje, aqui em Londrina-PR, os termômetros marcaram 37º, só perdendo para o MT que chegou a marcar 38º, então abri o plástico transparente pra ventilar um pouco... também estou molhando as neps 4 vezes por dia, quando tenho tempo.

Agradeço pelo comentário. Todos serão muito bem vindos. Sem vocês eu jamais conseguiria tantas informações. Pesquisei em muitos fóruns e grupos, mas esse é o mais completo, participativo e confiável.
Abraços.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A estufa ficou legal Lucy, com ela você irá conseguir a umidade necessária para o completo desenvolvimento de suas carnívoras.

Até mais ver e boa sorte no seu cultivo.

Obs.: Ainda bem que você seguiu a dica de trocar o substrato de sua N. "Lady Pauline", senão imagina a dor de cabeça que aquelas formigas iam te dar caso se espalhassem por sua casa.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem