Acídeos, neps, onde estão?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Adson
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jan 2017, 10:28
Localização: SC Tubarão
Agradeceu: 7 vezes

Acídeos, neps, onde estão?

Mensagem por Adson »

Gente, sei que está bem cansativo esses tópicos, porém já devo ter lido todos e ainda não vi qual erro estou cometendo com minha neps graciliflora então por isso estou aqui solicitando novas ajudas.
Espero que ainda tenham pessoas para ajudar, vi que muitos tópicos desses são antigos.
Então, uso musco e chips de coco no substrato dela e vaso de fibras de coco. Borrifo ela diariamente com água da torneira (muitos dizem não influenciar), rego o substrato quando vejo que está ficando seco.
Ela fica no meu quarto e quase não mexo ela, só as vezes troco de lugar pra limpeza, jamais tiro do cômodo.
Tenho ela há mais de um ano, e não nasceram novos acídeos desde então, apenas secaram os que haviam na mesma.
Noto que as folhas crescem verdes e aparentemente saudáveis, porém a parte que se alonga da folha e cria o acídeo já nasce "seca" com tom meio marrom.
Ela está crescendo muito bem.
Quanto ao sol, não deixo ela exposta ao sol, pois aqui no sul o sol queima bastante. Porém sempre procuro deixar ela na frente da janela pra pegar luminosidade. Não posso dizer que ela pega todos os dias (o que sei que pode ser um problema) mas quase todos os dias deixo ela com iluminação.
Estou desconfiado que talvez algo que eu faça nela esteja magoando os prováveis acídeos. Pois já passou um ano, então descarto ser por causa de época.
Estou no trabalho no momento, mas se me ajudarem posso postar fotos dela aqui.

Muito obrigado por toda ajuda desde já!

PS, o nome dela é Ariel, já é membro da família. :?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Adson,

você tem uma área amigo? um local de bastante claridade, se possível poucas horas de sol?

veja se consegue um local assim, irá deixá-la de vez neste novo local, evitando mexer. o mexer no vaso e falta de umidade ocasionam muito isso. mas há outros detalhes tbm.

veja se consegue usar a água de chuva ou descansada. muitos não usam, mas o cloro varia muito de local para local.

faça borrifação nestes dias quentes se possível 3 vezes. borrifando em toda a planta. no substrato dia sim 2 não, mas até começar a pingar de excesso.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Adson
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jan 2017, 10:28
Localização: SC Tubarão
Agradeceu: 7 vezes

Mensagem por Adson »

Edson Poscai escreveu:Adson,

você tem uma área amigo? um local de bastante claridade, se possível poucas horas de sol?

veja se consegue um local assim, irá deixá-la de vez neste novo local, evitando mexer. o mexer no vaso e falta de umidade ocasionam muito isso. mas há outros detalhes tbm.

veja se consegue usar a água de chuva ou descansada. muitos não usam, mas o cloro varia muito de local para local.

faça borrifação nestes dias quentes se possível 3 vezes. borrifando em toda a planta. no substrato dia sim 2 não, mas até começar a pingar de excesso.
Pensei até em mudar pra outro comodo... mas tenho receio que sofra. Quando coloquei em um como com maior iluminação, notei que as folhas dela demonstrou desidratação. Tem um como com Claridade solar todos os dias. Não luz direta, vou mudar pra lá.

Quanto a regar ela, deixo ela sempre bem úmida, mas receio que talvez meu erro seja borrifar sempre o substrato também, acha que excesso de umidade pode influenciar nos acídeos?

PS> Há quase um mês estou usando ar condicionado, então acabo borrifando mais nela.

Obrigado, cara!


Avatar do usuário
MorcegoDoMal
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Ago 2016, 16:55
Localização: SP, São Paulo
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por MorcegoDoMal »

Cara, não sei muito sobre nepenthes, mas eu sempre tenho a impressão que não nascem novos ascideos por causa do peso. Mas como assim?
Bem, os ascideos pesam, fato, pesa mais que a folha sem eles. Então se a planta está com novas folhas, principalmente a Graciflora, ela vai se apoiar em algum lugar para não "tombar" quando o ascideo se desenvolver. Caso n tem lugar para se apoiar direito, só a parede lisa, nenhuma linha e tal, ela não desenvolve o ascideo.
Essa é só a minha impressão, pode estar errada. Mas sempre que eu vejo elas crescendo tendo um apoio como uma linha horizontal (varal por exemplo), crescem muitos ascideos...


Avatar do usuário
Jean R.
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 18 Fev 2016, 19:56
Localização: São Paulo
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Jean R. »

Oi!

Minha N.graciliflora também passou um tempão sem novos ascídios, quase um ano, e só depois que encontrei um lugar adequado pra ela, sem muito vento, poucas horas de sol direto, local quente e com boa iluminação, ela aparentemente gostou muito e começou a desenvolver vários jarrinhos, sem falar que cresceu bastante e se enroscou bonito no portão da garagem kkkkkk.
Como o local é bastante quente estou regando pelo menos 3 vezes ao dia, ainda mais nesse calorão, para manter a umidade alta, vez ou outra encho a base do vaso de água para manter o substrato bem úmido mas não chega a encharcar. Também borrifo bastante água nos novos ascídios que estão em formação.
Segue algumas fotos que registrei ontem de um dos ascídios que abriu rsrsrsr, tá bem verdinho ainda...

[thumbnail][/thumbnail]

[thumbnail][/thumbnail]

[thumbnail][/thumbnail]

Concordo com o colega quando diz que elas "gostam" de algum tipo de apoio, essa minha aqui ta agarrando em tudo rsrsrs. Até coloquei um pedaço de arame de alumínio em uma parte do portão só pra ela se enroscar ..rsrsr

Boa sorte com ela.


Adson
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jan 2017, 10:28
Localização: SC Tubarão
Agradeceu: 7 vezes

Mensagem por Adson »

MorcegoDoMal escreveu:Cara, não sei muito sobre nepenthes, mas eu sempre tenho a impressão que não nascem novos ascideos por causa do peso. Mas como assim?
Bem, os ascideos pesam, fato, pesa mais que a folha sem eles. Então se a planta está com novas folhas, principalmente a Graciflora, ela vai se apoiar em algum lugar para não "tombar" quando o ascideo se desenvolver. Caso n tem lugar para se apoiar direito, só a parede lisa, nenhuma linha e tal, ela não desenvolve o ascideo.
Essa é só a minha impressão, pode estar errada. Mas sempre que eu vejo elas crescendo tendo um apoio como uma linha horizontal (varal por exemplo), crescem muitos ascideos...
Ela tem um suporte que veio nela, chegando em casa vou tentar bater foto e postar aqui, pra ver se conseguem identificar o problema.

Vou observar em relação ao peso.

Já tentei "amarrar" as pontinhas das folhas pra que elas "achassem" que estavam apoiadas. (vi isso em algum lugar há mt tempo atras), mas não tive sucesso.

Agradeço desde já :D


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Eu tinha minhas nepenthes aqui em casa, mas o problema era espaço e sol. E muitas acabaram morrendo.
As que tenho hoje estão na casa de minha mãe, num espaço aberto que pega muita claridade e umas duas horas de sol começando por volta das 13hs.
Esse espaço não tem proteção nenhuma quanto a frio ou calor, as únicas proteções são contra vento e sol direto tirando o período acima.
O substrato é molhado dia sim dia não e nem existem pratos.
Vejam o estado delas, o que estou precisando fazer é trocar 4 delas de vasos por maiores. Estava esquecendo, substrato sphagnum + pó de coco + areia
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1420[/thumbnail]

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Adson
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jan 2017, 10:28
Localização: SC Tubarão
Agradeceu: 7 vezes

Mensagem por Adson »

Jean R. escreveu:Oi!

Minha N.graciliflora também passou um tempão sem novos ascídios, quase um ano, e só depois que encontrei um lugar adequado pra ela, sem muito vento, poucas horas de sol direto, local quente e com boa iluminação, ela aparentemente gostou muito e começou a desenvolver vários jarrinhos, sem falar que cresceu bastante e se enroscou bonito no portão da garagem kkkkkk.
Como o local é bastante quente estou regando pelo menos 3 vezes ao dia, ainda mais nesse calorão, para manter a umidade alta, vez ou outra encho a base do vaso de água para manter o substrato bem úmido mas não chega a encharcar. Também borrifo bastante água nos novos ascídios que estão em formação.
Segue algumas fotos que registrei ontem de um dos ascídios que abriu rsrsrsr, tá bem verdinho ainda...

[thumbnail][/thumbnail]

[thumbnail][/thumbnail]

[thumbnail][/thumbnail]

Concordo com o colega quando diz que elas "gostam" de algum tipo de apoio, essa minha aqui ta agarrando em tudo rsrsrs. Até coloquei um pedaço de arame de alumínio em uma parte do portão só pra ela se enroscar ..rsrsr

Boa sorte com ela.
Pow, que linda! Bem verde *.* KK

Vou observar o peso da minha e substituir o suporte, pois ela está crescendo bastante ultimamente...

Obrigado pela dica!
Paulo escreveu:Eu tinha minhas nepenthes aqui em casa, mas o problema era espaço e sol. E muitas acabaram morrendo.
As que tenho hoje estão na casa de minha mãe, num espaço aberto que pega muita claridade e umas duas horas de sol começando por volta das 13hs.
Esse espaço não tem proteção nenhuma quanto a frio ou calor, as únicas proteções são contra vento e sol direto tirando o período acima.
O substrato é molhado dia sim dia não e nem existem pratos.
Vejam o estado delas, o que estou precisando fazer é trocar 4 delas de vasos por maiores. Estava esquecendo, substrato sphagnum + pó de coco + areia
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1420[/thumbnail]

Paulo

Estou percebendo que talvez o erro meu seja excesso de água no substrato, iluminação e suporte. kkkkk

Obrigado, gente!


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Adson escreveu:
Estou percebendo que talvez o erro meu seja excesso de água no substrato, iluminação e suporte. kkkkk

Obrigado, gente!
Pela informação dada não vi que seja excesso de água. O substrato das minhas está sempre bem úmido, mas não encharcado.
Outro detalhe que esqueci, no meio do substrato tem 10 bolinhas de osmocote nos menores e 20 no maior.
Mais um detalhe, essas plantas eu levei para casa de minha mãe em agosto/setembro de 2015, passaram todas as estações do ano em temperatura externa.
Essas fotos eu tirei em dezembro/2016, antes elas estavam raquíticas aqui por falta de luminosidade e um pouco de sol.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem