Acho q a estou perdendo pro calor... =(

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

E aí Fátima, a quantas anda sua Ping?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Sei não, Rodrigo... continua preto no miolo... mas as folhas continuam verdes...

Será q ainda tem chance de se recuperar? :roll: Ela continua recebendo apenas iluminação indireta...

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-hx2G ... G_8712.JPG[/thumbnail] [thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-pim0 ... G_8713.JPG[/thumbnail]


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pois é, creio que a mesma esta se despedindo de ti. Se você tivesse providenciado o replante dela há mais tempo neste substrato inorgânico talvez fosse possível salvá-la, mas do jeito que esta sei não...

Obs.:

1) Com exceção das Pings americanas (P. caerulea, P. ionantha, P. lutea, P. planifolia, P. primuliflora e P. pumila), as demais plantas deste género devem ser cultivadas em substratos inorgânicos ou então com baixa concentração de musgo/turfa. Diante disso caso alguma outra Pinguicula mexicana que tenha por ai venha a apresentar este problema, seria prudente providenciar o replante no substrato que indiquei.

2) Em alguns casos faz-se necessário adicionar calcário dolomítico ou casca de ovo moída e levemente torrada no substrato.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

É uma pena... mas tá servindo de lição... não me darei por vencida... hehehe... vou providenciar outra :mrgreen:

Quase todas as minhas pings tem seu substrato composto por areia, vermiculita e sphagno... mas o musgo sempre em menor proporção (bem menor mesmo... os vasos são até pesados...rs..)... a exceção fica por conta da P. emarginata e tb da P. lusitanica, onde coloquei a proporção de areia e sphagno invertida...

Aos poucos vou fazer as alterações nos substratos sim, Rodrigo... Obrigada... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Neste hooby temos que aprender a conviver com a perda, mesmo sendo isso uma experiência chata de se vivenciar. Bola pra frente Fátima, pois suas demais PCs contam com você para continuarem vivas neste período de seca que São Paulo tem enfrentado.

Obs.: Bem lembrado, uma vez que esqueci que a P. emarginata (mexicana) e a P. lusitanica (europeia) não apreciam substratos alcalinos. Isso só comprova que sempre haverá uma exceção para a regra ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

Fátima so de ver sua determinação em salvar essa pequena me inspirou a voltar a ser pinguiculeiro kkk. Vamos ver se nesse ano eu volto com força.
e bola pra frente que de perda eu entendo


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

nelciJ escreveu:Fátima so de ver sua determinação em salvar essa pequena me inspirou a voltar a ser pinguiculeiro kkk. Vamos ver se nesse ano eu volto com força.
e bola pra frente que de perda eu entendo
É, Nelci... essa partiu mesmo... infelizmente (hj amanheceu pretinha :roll: ) mas como você e o Rodrigo disseram: bola pra frente... :) Uma hora eu aprendo a lidar melhor esse tipo de perda... :mrgreen:

E qto a você, meu amigo.... "vambora", voltar a cultivar essas belezinhas : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem