Acabei de comprar, devo induzir a Dionaea a dormência ?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Acabei de comprar, devo induzir a Dionaea a dormência ?

Mensagem por Eco-matheus »

Olá pessoal

Hoje (02/12/2016) adquiri uma Dionaea no Festival de Flores de Holambra.

[thumbnail]https://sites.google.com/site/oscordado ... 161202.jpg[/thumbnail]

Normalmente eu não compro plantas ou animais por impulso, mas dessa vez não deu pra evitar :lol: :lol: (aqui em Goiânia não tenho acesso a essas plantas, então aproveitei).

Eu não gostei da maneira de como ela estava sendo mantida (todas estavam em um local muito sombreado, e estavam com o substrato muito seco, tão seco quanto os das Cactaceas :evil: :evil: ), então assim que cheguei em casa coloquei o vaso em um recipiente com água, porque pra mim ela estava parecendo muito "mirradinha".

[thumbnail]https://sites.google.com/site/oscordado ... 161202.jpg[/thumbnail]

Porém, depois que fiz isso, comecei a pensar. Nós estamos na primavera, e daqui a pouco vai começar o verão, certo ? Então isso significa que lá no hemisfério norte eles estão vivenciando o outono, e daqui a pouco vai começar o inverno, período em que Dionaea está naturalmente inativa. Será que agora não seria o período perfeito para induzir a Dionaea a dormência ? Ou vocês acham que eu deveria continuar cuidando dela normalmente (trocar o substrato, manter a umidade, acostuma-la a luz do sol, etc), e só depois da planta estar saudável avaliar se realmente ela precisa hibernar ?

Se eu for induzir a dormência, vou trocar o substrato, vou cortar as folhas e imediatamente colocarei ela na geladeira. Vai entrar agora e só vai sair depois de fevereiro.

Se eu NÃO induzir a dormência, vou trocar o substrato e colocar um novo o mais rápido possível (sphagnum + areia + isopor). E aproveitando isso, gostaria de saber: é extremamente necessário ferver o sphagum para colocar no vaso ? Gostaria apenas de deixa-lo limpo e hidratado, para que assim ele possa ficar "verdinho" mais rapidamente :lol: :lol: . Seria possível ?

Eu só comprei uma única Dionaea, então pra mim ela é especialmente valiosa, por isso preciso pensar muito bem no que vou fazer.

Abraços


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Boa compra, a Dio está com ótima aparência.
Eco-matheus escreveu: ... Se eu for induzir a dormência, vou trocar o substrato, vou cortar as folhas e imediatamente colocarei ela na geladeira. Vai entrar agora e só vai sair depois de fevereiro.

... é extremamente necessário ferver o sphagum para colocar no vaso ? Gostaria apenas de deixa-lo limpo e hidratado, para que assim ele possa ficar "verdinho" mais rapidamente :lol: :lol: . Seria possível ?
Considere que a sua planta foi germinada/propagada/cultivada neste hemisfério, e portanto já adaptada ao ciclo de estações. :geek:

Higienizar o musgo evita o aparecimento indesejado de gramíneas e outras plantas daninhas que competirão pelos parcos nutrientes do substrato. Uma fervida rápida do musgo (15 minutos) resolve. : joia :


Abç


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Sua Dio está ótima, não vejo necessidade de induzir a dormência.
Caso for trocar o substrato por sphagum como mencionou, você pode derramar sobre ele água quente ou apenas hidrata-lo mesmo. Ferver o musgo é uma técnica usada para evitar o aparecimento de fungos, porem ele se deteriora muito mais rápido também. Com minhas PC, eu não fervo, deixo o musgo hidratado e depois faço o transplante da PC para ele. Podemos evitar fungos deixando as plantas em pleno sol, e aconselho no inicio deixar a água na proporção de 1/2 do seu vaso, para evitar que o musgo fique alagado (ambiente favorável p/ fungos). Com isso poderá acompanhar o aparecimento ou não de fungos, depois aumenta o nível se desejar.

Abraços.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem