Absorção de nutrientes pelas carnívoras

Área destinada para a divulgação de vídeos sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Absorção de nutrientes pelas carnívoras

Mensagem por rdrgobra »

O YouTube é impressionante, cada vez que visito este site me delicio com os belos vídeos que os gringos fazem de PCs. Num dado momento me deparei com algo interessante; uma sequencia de vídeos de um belo jardim de carnívoras de todos os tipos (Dionaeas, Sarracenias, Darlingtonias etc) tudo muito bem construído com direto a laguinho cercando as plantas.

Até aí tudo bem, mas eis que o vídeo passa a mostrar o interior do que deduzo ser uma estufa e lá encontrava-se algumas Nepenthes (pela conversa creio que todas são N. truncata). O indivíduo passa então a conduzir o que eu presumo ser uma experiência com o intuito de descobrir se o líquido dos ascídios é capaz de digerir estruturas complexas, tipo um pequeno roedor (camundongo) e pelo que vocês podem ver abaixo, acredito que ele obteve a resposta:

Vídeo 1 -

[youtube][/youtube]

O apíce vem com o segundo vídeo aonde eles abordam a maneira como outros géneros/espécies de PCs absorvem nutrientes das presas capturadas.

Video 2 -

[youtube][/youtube]

Como podem ver, aquilo que aparentava ser uma simples sequência de videos mostrou-se ser algo bem interessante na medida que procura, de forma didática, nos mostrar como estas "exóticas" plantas conseguem sobreviver no seu dia a dia.

Obs.: Eu com dificuldades de fazer minha pequena Byblis se desenvolver e o cara mostra um verdadeiro "arbusto" deste género no inicio do segundo vídeo :x . Poxa vida não precisava humilhar :? .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Me deu inveja o jardim do cara, o vídeo é muito interessante, mas bem que ele podia tirar as perfumarias.

Percebi algumas coisas, me parece que tem um inseto que se aproveita das presas das carnívoras, que cara folgado. Outra coisa é que aquele rato devia estar fedendo pra caramba, apesar de eu não ter audio eu li na legenda.
E também outra coisa é que o jardim ao ar livre pega um inverno cruel.

Eu aqui estava na esperança de vender o apartamento e comprar uma casa mais para cima. Vão construir um shopping na rua de baixo, antes do anuncio do tal shopping minha mulher que é a dona do apartamento estava interessada nessa venda. Mas depois que saiu as informações de que o shopping é para a classe A, minha mulher desistiu, por aqui as aparências é tudo. Para você ter uma idéia, quando começaram a demolir um hospital que fazia parte do terreno os imóveis subiram quase 50% por aqui.

E eu vou continuar com inveja de quem tem espaço.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:Rodrigo,

Me deu inveja o jardim do cara...
Então somos dois amigo.
Paulo escreveu:Percebi algumas coisas, me parece que tem um inseto que se aproveita das presas das carnívoras, que cara folgado.
Este inseto é um Pameridea marlottii Paulo, ele é o parceiro da Roridula dentata, a proto-carnívora do vídeo. A planta garante um local seguro e com alimento farto para ele e em troca o mesmo aduba o solo dela com suas fezes. Se quiser saber mais sobre esta planta dê uma olhada no tópico Roridula gorgonias: Uma estranha Protocarnívora
Paulo escreveu:Outra coisa é que aquele rato devia estar fedendo pra caramba, apesar de eu não ter audio eu li na legenda.
E também outra coisa é que o jardim ao ar livre pega um inverno cruel.
O cheiro de carne podre deve ser um baita problema, mas o indivíduo parece não estar nem um pouco preocupado com este detalhe. Quanto as carnívoras no inverno, note que as plantas que ficam do lado de fora da estufa vivem em ambientes aonde se neva e, portanto o frio não chega a ser um problema para elas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem