A recuperação de uma Byblis

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
mairalisboa
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 111
Registrado em: 04 Jun 2012, 18:57
Localização: Recife
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por mairalisboa »

A byblis foi a que melhor se desenvolveu comigo, sem nenhum problema! nos primeiros 02 meses ela ficou mais ou menos este tamanho, crescendo rapidamente depois do 03 mês! então, de acordo com a experiência que tive com a minha, não a nada com o que se preocupar! (e olhe que desde antes de brotar ela já levava uma quantidade considerável de sol)! pena que esta é uma planta anual! ela é linda! Mas pelo que percebi, é bem fácil consegui sementes delas! Todas as flores que semeei, deu bastante semente!


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom, fico só na vontade. 8-)

Não posso recomendar nada pois até hoje eu não consegui germinar uma única semente de biblys, rs. :roll:


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:...Não posso recomendar nada pois até hoje eu não consegui germinar uma única semente de biblys, rs. :roll:
Germinar sementes de carnívoras é uma loteria, por aqui não consigo fazer que nasçam sementes de D. binata*, D. capensis ("Típica" e "Alba")**, D. indica e D. spatulata :( .

Aparentemente a minha Byblis se recuperou e voltou a se desenvolver. Não sei se foi a mudança de substrato ou a maior exposição solar o responsável pela sua retomada de vigor, mas aparentemente ela não corre mais risco de morte.

Uma coisa é certa, esta chegando a hora de me especializar em apenas alguns géneros/espécies de PCs, uma vez que o clima de minha região não me permite cultivar todo tipo de carnívora.

Obs.:

* As únicas D. binata que consegui germinar foram as da variedade "Red" que ganhei de uma doação do Tuco. Nasceram muitas, mas por razões desconhecidas só sobrou uma que estou penando para não deixar morrer. Tempos depois recebi outra doação de sementes do Felipe, mas desta vez nenhuma germinou.

** No início do cultivo recebi doações de sementes de D. capensis "Tipica" do Father_Time (Gino) e Felipe, mas depois de 2/3 meses de nascidas elas também faleceram sem motivo aparente. Sobraram muitas sementes, mas não consigo fazer com que germinem.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

MarcielS escreveu:Bom, fico só na vontade. 8-)

Não posso recomendar nada pois até hoje eu não consegui germinar uma única semente de biblys, rs. :roll:
Mais um pro time. Até darlingtonia eu consegui, mas byblis... tsc tsc tsc..


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu: ** No início do cultivo recebi doações de sementes de D. capensis "Tipica" do Father_Time (Gino) e Felipe, mas depois de 2/3 meses de nascidas elas também faleceram sem motivo aparente. Sobraram muitas sementes, mas não consigo fazer com que germinem.
Isso me cheira problema com fungos, não é possivel. Estas espécies germinam e crescem muito fácil. :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Felipe_Steinthaler escreveu:Isso me cheira problema com fungos, não é possivel. Estas espécies germinam e crescem muito fácil. :roll:
Será, Felipe :? ? Uma vez por semana verifico as sementeiras e nunca ví nada de errado :roll: . O máximo que acontece e o surgimento de algas, mas não creio que elas impeçam a germinação das sementes :| . Agora se fossem cianobactérias a história seria outra, pois a gosma gelatinosa que elas formam pode comprometer o cultivo : bad : . Como há tempos não sofro com este problema, o mesmo esta descartado.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito estranho pois elas gostam de sol direto e muito calor, coisa que é mais comum por ai doque por aqui, mas minhas cresce, vagarosamente, deram algumas sementes (missão cumprida). Mas é Estranho as suas não se desenvolverem. Uma outra opção são os tatu-bolinha que comem as raizes, se avistar algum no substrato, o negocio é trocar os substratos e elimina-los, pode ferver bem o substrato velho para reultiliza-lo.
Mas é apenas um conselho, talvez nem seja isso.

Espero que de tudo certo por ai.
Bos sorte e bom cultivo : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O problema com a Byblis foi superado, a planta encontra-se em pleno crescimento sendo que, aproveitei e semeei algumas sementes extras, desta especie de PC, e uma delas germinou. Venho a agradecer a todos aqueles que procuraram me ajudar a solucionar este problema.

Obs.: Uma retificação, depois de duas tentativas frustradas, consegui germinar uma semente de D. indica. Detalhes sobre a mesma somente quando a planta atingir um certo tamanho.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu:Obs.: Uma retificação, depois de duas tentativas frustradas, consegui germinar uma semente de D. indica. Detalhes sobre a mesma somente quando a planta atingir um certo tamanho.
Que beleza, que bom que deu certo com as Byblis.

A Indica, pode deixar no sol direto, o dia todo, e o substrato não precisa ser tão encharcado assim, e pode ser bem arenoso. Só não pode deixar secar. Ela é amante do calor absurso e sol na cara hahaha


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Boas noticias pessoal parece que minha Byblis se recuperou e esta deslanchando no desenvolvimento tendo, inclusive, uma companheira ao lado, conforme podem ver na foto abaixo:

[img]http://farm9.staticflickr.com/8110/8483 ... b9ea_z.jpg[/img]

Creio que agora poderei admirar a beleza deste espécime em toda a sua magnificência :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem