A quem pertence esse tesouro?

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

A quem pertence esse tesouro?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


A algum tempo eu li sobre a descoberta de um navio espanhol carregado de prata que foi descoberto por um caçador de tesouro e que na época surgiu uma briga, pois a Espanha se dizia dona do tal tesouro.

Ontem eu li isso aqui e fiquei abismado https://www.estadao.com.br/noticias/int ... 8363,0.htm" onclick="window.open(this.href);return false; e fico a me perguntar a quem pertence o tesouro.

Aqui alguns pontos;
1-) O navio afundou a uns 200 anos e nesse tempo todo a Espanha não fez nada para encontrá-lo.
2-) O investimento em dinheiro e tempo foi muito grande para encontrar o navio que estava em aguas internacionais.
3-) O tesouro é fruto das colônias espanholas, na época toda a costa oeste da America Latina.

Então por direito a quem pertence esse tesouro?

Pela história dele a justiça americana deveria se considerar incompetente e passar para um tribunal internacional.

Só para encerrar, se a empresa que encontrou o tesouro fosse minha, logo que a Espanha entrou com o processo eu teria embarcado o tesouro num navio e deixado parado em aguas internacionais. Se eu perdesse o processo eu espalharia o tesouro pelo Atlântico. :evil:

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Muito interessante a questão.
Entendo que a expressão "achado não é roubado", tida como correta por muitos, seja apenas uma forma de justificar a apropriação indevida de objeto encontrado. Claro que se alguém encontra R$ 5,00 em um lugar deserto, seria impossível identificar o dono. Mas se encontra uma carteira com documentos e dinheiro, e se apropria deste, é furto.
Pensando da mesma forma no caso do navio, me parece que o dono é facilmente identificável, o conteúdo faz parte da história do povo espanhol.
Quem encontrou tem direito a ser pago de forma justa por seu serviço, e o dever de entregar à Espanha tudo que foi encontrado. Ou então que deixe o tesouro exatamente onde estava.
Mesmo sendo fruto das colônias espanholas, na época não era crime cobrar tributos das colônias. Pense em quanto imposto pagamos hoje em dia.
Mas a questão é controversa sim, será difícil achar uma solução que agrade a todos.
Abraço


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Aloysio,


O mundo está cheio de exemplos, sobre tesouros ursupados.

O Egito está conseguindo com muita luta, envolvendo tribunais internacionais, reaver algumas peças espalhadas pelos museus do mundo.
O Egito também está exigindo de volta o obelisco que está em Paris e que foi roubado da cidade de Luxor, mas que a França se nega a devolver.

A Espanha nunca levantou um dedo para recuperar esse navio e depois de tudo querem os louros da vitória.

Eu sei que a história é maluca quanto as colonizações e invasões de espaço. O Brasil seria menor se tivesse-mos que devolver o que invadimos, os EUA teria que devolver ao México grande parte de seu território e assim vai.

Também fomos roubados por Portugal que era explorado pela Inglaterra.

Bom, história é uma conversa que me agrada, mas se eu continuar isso aqui vai longe.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem