A idade das plantas nos clones

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

MarcielS escreveu: Putz! Pena que eu não 'acompanhei' o debate. 8-)



... : joia :

Não que eu queira levar esse debate para lá... Muito pelo contrário! acho que serve apenas para visualização mas se quiser ver o que rolou... fique a vontade (aproveite e me veja no olho do furação!)

https://www.facebook.com/groups/cultivo ... 206314283/

Creio que dá, inclusive, argumentos para desenvolvermos ainda mais a conversa por aqui!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Mar 2014, 14:24
Localização: Blumenau SC. Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Hélio »

Olá pessoal, participei do debate de ontem, esse mesmo debate esta me fazendo retornar ao fórum. Espero poder trocar muita informação aqui e que venham discussões saudáveis. Quanto aos telômeros eu já li a respeito mas não estou encontrando a fonte, assim que encontrar portarei aqui.


Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Rick99 »

Paulo escreveu:Pessoal,

É o seguinte, eu participei de um debate sobre a idade dos clones no assbook e eu baseado no fato de que a ovelha Dolly morreu cedo de velhice e também de alguma outra discussão aqui em que foi falado do setor canavieiro no qual depois de uns 5 anos os clones geravam canas duras e com baixo teor de açúcar, cheguei a conclusão de que o mesmo acontecia com todos os seres vivos.

Baseado nesses fatos cheguei erroneamente a conclusão de que os cultivares de dionaeas tinham um vida estimada de 20 anos, então alguns cultivares já estariam perto do final. Tudo isso baseado nos telômeros que define a idade de um ser vivo. Explicando melhor os telômeros são anéis, cada ser vivo nasce com um número X desses anéis e a cada replicação das células um anel é perdido, isso define a velhice e morte.

Mas com plantas são diferentes os clones realmente nascem com a idade da planta doadora mas na primeira floração que ela der é produzida uma enzima telomerase que faz a recomposição inicial da quantidade de telômeros da planta doadora.
Então os cultivares e clones híbridos nunca deixarão de existir.

Abaixo meu comentário final nesse perrengue desse debate, fui duro porque teve gente que não achava isso importante.
Como não sou botânico, nem biólogo e muito menos agrônomo tudo que eu sabia era que a ovelha Dolly tinha morrido de velhice bem antes do tempo por causa dos telômeros que indica a idade de um ser vivo.

Outro fator é que numa discussão alguém disse que havia o mesmo problema com a cana e que depois de 5 anos elas se tornavam duras e sem açúcar, um tremendo problema para o setor canavieiro.

Sem pesquisar mais baseado nessas informações e que a vida média das dionaeas são de 20 anos eu calculei que qualquer cultivar teria essa média de vida.

Foi quando o Hélio Gelsleichter e Matheus Delagostini me contestaram de que as plantas tem um sistema diferente, como sou curioso, fui buscar informações e pesquisei mais a fundo.

Foi quando achei a informação de que um clone de uma planta realmente nasce com a idade da planta doadora, mas na primeira floração é zerada.

Quanto a cana parece que a floração dela é demorada e existem empresas que hoje fornecem clones zerados.

Claro que isso importa, agora fico sabendo que os cultivares não vão desaparecer, que os clones das nepenthes também não e assim vai.

Mas isso aqui é o assbook, lugar de fotos e não de informações e logo mais essa informação será perdida, ninguém vai achar mais nada.
Abraços,

Paulo
Show de informação, antes disso eu ficava pensando nas pcs raras que normalmente só são obitidas por clone, eu achava que se é um cara comprasse um clone velho ele iria perder a planta

Enviado de meu aosp_j5ltexx usando Tapatalk


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Bora complicar a coisa?
E no caso das nepenthes que a reprodução muitas vezes se dá por estaquia? Pela lógica segue o mesmo padrão de outras plantas que podem se reproduzir por esse método e devem assumir a idade da planta mãe, certo?

Não consegui achar nada a respeito.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O telômero não zera apenas com a floração (Nepenthes podem levar até 10 anos ou mais para florirem), visto que quando a planta gera um broto basal o mesmo passa a produzir ascídios lowers e não uppers.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Veja isso, encontrado nesse link https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9467846 que diz que a telomorase acontece durante a floração.
In contrast to animals, plants do not specify a germ line until late in development, but telomerase is reactivated during flowering, possibly to ensure that gametes and embryos arising from them inherit fully functional chromosomes.


O caso de nepenthes é diferente das dionaeas, pois o tempo de ficarem adultas e florirem são bem diferentes.
Se por acaso você fizer estaquias de uma nepenthes com 8 anos os clones gerados irão florescer em 2 anos, no caso que especificou. Aí o clone é zerado.

Eita, cada assunto louco estamos discutindo.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por diegohsp »

Paulo escreveu:Rodrigo,

Veja isso, encontrado nesse link https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9467846 que diz que a telomorase acontece durante a floração.
In contrast to animals, plants do not specify a germ line until late in development, but telomerase is reactivated during flowering, possibly to ensure that gametes and embryos arising from them inherit fully functional chromosomes.


O caso de nepenthes é diferente das dionaeas, pois o tempo de ficarem adultas e florirem são bem diferentes.
Se por acaso você fizer estaquias de uma nepenthes com 8 anos os clones gerados irão florescer em 2 anos, no caso que especificou. Aí o clone é zerado.

Eita, cada assunto louco estamos discutindo.

Abraço,

Paulo
Olá amigos, eu descobri esse tópico e achei muito importante e pertinente.

Sou da área de biológicas, mas nunca pesquisei a fundo a questão dos telômeros e envelhecimento celular em plantas, mas li o artigo que o Paulo compartilhou acima e achei algumas coisas bem interessantes.
Primeiro, que ali é só o resumo do artigo, o artigo completo está em https://protein.bio.msu.ru/biokhimiya/c ... 11432.html e lendo o artigo eu cheguei a uma má e uma boa notícia...
Bom, segundo o artigo, no caso da floração, a telomerase volta a funcionar APENAS nas células responsáveis pela floração e geração de gametas (células reprodutivas, óvulos e pólen), para os gametas serem "novos", e não na planta toda, assim o resta da planta continua "velha" segundo o tamanho dos telômeros (essa é a má notícia...).
A boa notícia, é q essa parte do artigo fala sobre monocotiledôneas, e as plantas carnívoras que normalmente colecionamos são dicotiledôneas, ou sejam, são tipos diferentes de plantas. As dicotiledônias possuem mecanismos completamente diferentes, e no artigo os autores citam o exemplo do tomate, no qual pegaram folhas com 1 mês de nascidas e mediram os telômeros durante 5 meses, sem encontrar variação, ou seja as células não estavam perdendo telômeros, e também encontraram isso em cultura celular (só citaram in vitro nesse artigo, não falaram nada de plantas normais) de tabaco... e nesse caso eles são sabem dizer se é uma característica do tomate em si, pq ele normalmente tem crescimento ilimitado (sem envelhecimento celular perceptível) ou de algum grupo de dicotiledôneas, inclusive eles citam algumas árvores vivas que já possuem mais de 4 mil anos de vida, determinados por contagem de anéis e por datação de carbono radioativo...
E esse artigo é de 1997, tem 21 anos, então com certeza já deve haver pesquisas mais recentes sobre isso, e com melhores explicações...

Paulo, caso você tenha lido mais algum artigo ou livro, por favor, me passe o link para eu possa aprofundar e ajudar a entender isso melhor...

Também estou tentando pesquisar os artigos científicos por conta própria, mas tem MUITA coisa, então pode ser que eu demore em trazer algo novo ao tópico, mas continuarei procurando, e tentarei trazer numa linguagem mais simples (o possível, pq se simplificar demais o povo começa a distorcer...) para que todos possamos entender melhor nossas plantinhas!
Vou procurar artigos mais atuais e dar uma olhada nos meus livros de fisiologia vegetal...

PS.: Olá amigos! Trago boas notícias!!!

Achei um artigo bem mais atual, de 2015, explicando a situação do envelhecimento celular (ou genético) nas plantas, o resumo dele está aí: https://www.sciencedaily.com/releases/2 ... 124113.htm

Basicamente, o problema depende de como você vai fazer o clone de uma planta. Nas plantas, tem um tipo de célula q serve basicamente pra criar partes novas e crescer plantas, chama meristema e se encontra em várias partes da planta, gemas apicais, gemais laterais, parte branca na base das folhas e ao redor dos rizomas, ponta e gemas laterais das raízes, e que normalmente fica dormente (fora no ápice, que tá sempre crescendo). Se você usar esse tipo de células (meristemas) para fazer o clone NÃO tem problema, pois nessas células, que vão dar origem à planta nova, os telômeros são sempre reconstituídos.

Pra resumir, leaf cutting, root cutting, haste cutting, separação de rizoma, brotos que aparecem nas bordas de uma folha velha, geram novas plantinhas que NÃO possuem a idade da planta mãe!!! São plantas novas, pq o tecido q deu origem à elas é um tecido q estava regenerado em relação aos telômeros.

A única coisa ruim sobre isso, é q se a planta mãe estiver infectada com algum tipo de vírus vegetal, existem chances das plantas-filhas nascerem com o mesmo vírus, pq o tecido estava todo em contato um com o outro...

Não sei se fui claro, caso não tenha sido, me avisem q eu explico melhor!!!

Estou à disposição para dúvidas q eu saiba responder...

Deu um mega alívio descobrir isso... hahahahaha


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

diegohsp escreveu:Olá amigos! Trago boas notícias!!!

Achei um artigo bem mais atual, de 2015, explicando a situação do envelhecimento celular (ou genético) nas plantas, o resumo dele está aí: https://www.sciencedaily.com/releases/2 ... 124113.htm

Basicamente, o problema depende de como você vai fazer o clone de uma planta. Nas plantas, tem um tipo de célula q serve basicamente pra criar partes novas e crescer plantas, chama meristema e se encontra em várias partes da planta, gemas apicais, gemais laterais, parte branca na base das folhas e ao redor dos rizomas, ponta e gemas laterais das raízes, e que normalmente fica dormente (fora no ápice, que tá sempre crescendo). Se você usar esse tipo de células (meristemas) para fazer o clone NÃO tem problema, pois nessas células, que vão dar origem à planta nova, os telômeros são sempre reconstituídos.

Pra resumir, leaf cutting, root cutting, haste cutting, separação de rizoma, brotos que aparecem nas bordas de uma folha velha, geram novas plantinhas que NÃO possuem a idade da planta mãe!!! São plantas novas, pq o tecido q deu origem à elas é um tecido q estava regenerado em relação aos telômeros.

A única coisa ruim sobre isso, é q se a planta mãe estiver infectada com algum tipo de vírus vegetal, existem chances das plantas-filhas nascerem com o mesmo vírus, pq o tecido estava todo em contato um com o outro...

Não sei se fui claro, caso não tenha sido, me avisem q eu explico melhor!!!

Estou à disposição para dúvidas q eu saiba responder...

Deu um mega alívio descobrir isso... hahahahaha
Legal! Não vou lembrar dos nomes mas o que um amigo agronomo tinha me explicado era basicamente isso aí mesmo... Muito bom confirmar isso!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por diegohsp »

ah, e sobre o caso da cana que foi comentado no início do post... isso pode acontecer pq alguns laboratórios de vendas de mudas e clones não usam esse tipo de célula exatamente para o clone ficar inviável depois de um tempo e o cara precisar comprar mais... dá pra usar outros tecidos da planta em laboratório e obrigar eles à produzir novas plantas clones, mas essas teriam a mesma idade da planta mãe...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem