A cartada final

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

A cartada final

Mensagem por rdrgobra »

Bom, como minha N. 'Yatomi" esta mais pra lá do que pra cá eu resolvi submetê-la a um experimento que há tempos pretendia por em execução; o cultivo de Neps em substratos alternativos. O "solo" escolhido é um vendido nas floriculturas daqui e é composto por casca de arroz torrada, vermiculita, turfa e NPK. Pois bem, sem mais delongas veja como a planta estava antes e como ficou depois:

[thumbnail]https://c2.staticflickr.com/6/5762/2211 ... f7ce_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://c1.staticflickr.com/1/705/22151 ... 4f79_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://c1.staticflickr.com/1/635/21954 ... a3d5_o.jpg[/thumbnail]

Como podem perceber apesar da planta não gozar de boa aparência o substrato antigo não estava ruim e seu sistema de raízes aparentava estar saudável.

[thumbnail]https://c2.staticflickr.com/6/5653/2195 ... a90c_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://c2.staticflickr.com/6/5679/2195 ... 46fb_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://c2.staticflickr.com/6/5736/2151 ... 623e_o.jpg[/thumbnail]

Aí esta, planta reenvasada e no novo "solo". Agora é esperar para ver se ela se recupera ou se faz a passagem de vez, hehehe...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Eu nem conhecia esse substrato, são pedras que tu colocaste no fundo do vaso?

Só me resta lhe desejar sorte nesse experimento, que essa nep vingue agora :lol: :lol: : joia :

Abç


Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Opa, gosto muito de experiências.
Espero que ela se recupere.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dener escreveu:...são pedras que tu colocaste no fundo do vaso?
Dener, são bolinhas de argila expandida ;) .
Aloysio escreveu:Opa, gosto muito de experiências.
Aloysio, este substrato é muito usado aqui para se cultivar cogumelos e como substituto ao xaxim entre os orquidófilos locais. O mesmo é ácido, mas não sei como a planta se comportará com a presença do NPK :roll: .

Bom, alguma planta ia ter que ser sacrificada neste experimento e como essa daí nunca se adaptou direito ao clima daqui que vá para o abate. Sobrevivendo pra mim já é lucro :mrgreen: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Pride
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 17 Set 2014, 19:36
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 33 vezes

Mensagem por Pride »

Boa sorte ao seus experimento!


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

essa experiencia vai ser interessante... vá nos atualizando, Rodrigo! : joia :
rdrgobra escreveu:O mesmo é ácido, mas não sei como a planta se comportará com a presença do NPK .
Pelo q tenho acompanhado de algumas discussões, não acredito q se tenha problemas por conta do npk (se bem q não sei em quais quantidades ele se encontra nesse tipo de substrato), mas ao q noto, as neps até suportam bem uma dose de fertilizantes em suas raízes..

Torço pelo sucesso do experimento!!!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

eu li não sei onde que quando as neps encontrão NPK ou solo com os nutrientes necessários ela acaba não desenvolvendo suas armadilhas, ja pode ficar de olho nisto tb...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Eu tinha uma que chegou a desenvolver novas folhas, depois estagnou e morreu.
Boa sorte nessa sua tentativa, mantenha-nos informado sobre a mesma.
Uma duvida, você usou NPK na forma de osmocote?

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, Ricardo e Paulo - Eu desconheço a quantidade de NPK misturada a este substrato. Na verdade eu pretendia cultivar nele uma muda de N. graciliflora (obtida a partir de uma estaca da planta-mãe que podei no meio do ano), mas optei pela N. 'Yatomi' pelo simples fato de ser um vai ou racha visto esta PC estar definhando.

Houve quem me alertou sobre a possibilidade de estar mandando-a para morte, mas penso que ela morreria mesmo que não a submetesse a tal experimento.

Bom, agora é esperar e ver se ela reage :roll: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem