A ameaça das plantas invasoras

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Uma histórinha para percebermos o quanto este tema é importante.

Imaginem a seguinte situação;

"O dia corre tranqüilo na sua casa. De repente, um monte de pessoas, que você nunca viu na vida, começa a aparecer.

Elas chegam de mala e cuia e se instalam no seu sofá, comem a comida toda da geladeira, usam suas roupas e, não satisfeitos com tudo isso, te colocam para fora de casa.

Você deve estar pensando: “É ruim, hein! Comigo não, violão!”.
É... com você, talvez isso não acontecesse.

Mas muitas plantas e animais do Brasil sofrem com a invasão de espécies que não são daqui."


Acho que agora dá para refletir melhor. 8-)


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Você tem toda a razão, mas muita coisa que já foi feita hoje não tem mais retorno.
O que tem que ser feito é preservar o que ainda temos e não deixar mais nada entrar, coisa quase impossível.

No artigo que escreveu o alvo é a mata atlântica, muita coisa como a jaqueira já se pode considerar como nativa.

O que fazer com o resto que não foi citado como café, soja, cana, cacau, etc.?
Aí é que o bicho pega.


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

é esse é um ponto forte...só porque gera economia para o pais...não deixa de ser invasora....
é horrivel dar de cara com uma plantação de cana ou milho!!!

agora, se parar pra pensar...o tanto de arvores do nosso quarteirão que tem probabilidade de ser invasora....
eu nem imaginava que bambu era invasor....pensa no coqueiro...tbm é invasor...e aí ??? vai uma prainha sem água de côco???
dificil mudar o quadro...o jeito evitar que outras coisas entrem....e as que já estão aqui, o jeito é rastrear e monitorar....


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Concordo Paulo. A intenção é criar o debate sobre o que fazer (se é que dá para fazer algo) para preservar o que resta.

É o custo da globalização. 8-)


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Tem mais algumas coisas para observar quanto as invasoras.

1- A que foi introduzida pelo homem a força.
2- A que foi introduzida pela própria natureza, por meio de longas viagens náuticas de sementes ou mesmo pequenas mudas.

Se não me engano o coco não é nativo, veio por meio da própria natureza, aliás não existe uma praia em todo o mundo que tenha sol sem um coqueiro.

Agora o maior que temos em relação as invasoras é devido a maior praga que existe que somos nós a humanidade.

Só vejo duas maneiras do homem sobreviver;
A primeira é regular a população mundial e distribuir alimentos, enquanto jogamos comida fora a Africa passa fome.
A segunda maneira é tirada de um livro de ficção que li a muito tempo, não lembro o titulo e nem o autor, mas o enredo é num planeta superpovoado cientistas encontraram um meio de acabar com a fome e gerir todos os recursos. O que fizeram foi mudar o genes humano para que fossem 50% do tamanho.
Se todo mundo for proporcional em 50% nos sentiríamos exatamente como hoje em relação a nossa altura, mas a economia gerada seria imensa.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Nossa cara ,
Nem sabia que o bambu era invasor !
Brigado por compartilhar MarcielS !
T+++


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
metodio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 08 Out 2011, 09:39
Localização: Minas Gerais
Contato:

Mensagem por metodio »

Infelizmente no brasil, falta vergonha na cara desses politicos para fazer a coisa certa, moro no interior, você não faz ideia do que jogam nos rios aqui. Isso é uma vergonha.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

metodio escreveu:Infelizmente no brasil, falta vergonha na cara desses politicos para fazer a coisa certa, moro no interior, você não faz ideia do que jogam nos rios aqui. Isso é uma vergonha.
Pois é meu amigo, a realidade é essa mesmo.

É o nosso Brasil. Para efeito de comparação, qualquer politico japonês que for pego cometendo ato ilícito (crime de corrupção ou algo do gênero) geralmente comete suicídio para não 'causar mais vergonha' a sua família.

Não conheço os rios aí em Minas, mas não deve ser pior que o rio Tietê e o rio Pinheiros aqui em SP.

:geek:


Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Infelizmente no brasil, falta vergonha na cara desses politicos para fazer a coisa certa, moro no interior, você não faz ideia do que jogam nos rios aqui. Isso é uma vergonha
É amigo, mas se tem outra coisa que é A CARA do povo Brasileiro em geral é reclamar dos políticos e não fazer a sua parte, e esse exemplo que você trouxe é perfeito pra mostrar isso. Claro que os políticos (que nós elegemos) tem muita culpa pela bagunça geral que existe, mas falta também o povo se educar e aprender a colaborar, fazer a sua parte, afinal, não é o deputado que vem jogar lixo no rio. Os políticos não tem competência e/ou vontade pra despoluir um rio, mas o povo por sua parte não se toca e desrespeita a natureza e até mesmo as leis mais básicas de convivência social.

Trabalho com meio ambiente e tô cansado de ver gente que, mesmo existindo coleta de lixo, tacam o lixo em terrenos baldios ou em cursos d'água. Vejo direto reclamarem do desmatamento mas não abrem mão de comprar um passarinho nativo e meter numa gaiola, de caçar em área protegida, etc...Reclamam do caos no trânsito mas dirigem loucamente e não se importam em dar e pedir carona aos colegas de trabalho que moram perto, e por aí vai...

Devemos baixar o pau nos políticos sim, mas eu por exemplo, só me sinto no direito de reclamar quando eu sei que faço a minha parte e também quando sei que votei direito e não em celebridade ou em quem me fez algum favor.

No meu dia a dia, sempre que vejo alguém descendo o pau (com toda razão) em algum político eu pergunto: Você faz a sua parte como cidadão pra ajudar a minimizar esse problema? Os políticos que você votou e pretende votar, fazem? São honestos? Competentes? Ficha limpa?

Se alguma das respostas for não, a pessoa está sendo no mínimo um hipócrita!
Para efeito de comparação, qualquer politico japonês que for pego cometendo ato ilícito (crime de corrupção ou algo do gênero) geralmente comete suicídio para não 'causar mais vergonha' a sua família
Ía ser ótimo se a idéia pegasse por aqui heim. Num sobraria nada kkkkkkk


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Graco escreveu:
Para efeito de comparação, qualquer politico japonês que for pego cometendo ato ilícito (crime de corrupção ou algo do gênero) geralmente comete suicídio para não 'causar mais vergonha' a sua família
Ía ser ótimo se a idéia pegasse por aqui heim. Num sobraria nada kkkkkkk
Ah como seria bom :lol: menos pros parentes honestos deles :roll:
t+ : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem