2ª Tentativa de germinação de D. Capensis

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

2ª Tentativa de germinação de D. Capensis

Mensagem por maurovalek »

Pessoal!
Tenho várias semente de D. Capensis, gostaria de saber se essa época é boa para semeá-las (caso seja irei postar o passo a passo da minha tentativa, com fotos)? Pois minha na minha primeira tentativa não obtive sucesso, já faz alguns meses.
Usarei um pouco de argila no fundo do vaso, e musgo sphagnum triturado e fervido, e areia (musgo e areia misturados,1:1).
O que você acham :?:


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Cara, eu não sei se agora é uma boa hora para semeá-las, mas eu já semeei as minhas semana passada, haha. Na minha primeira tentativa de germinar D. Capensis eu "matei" 100 sementes :S. Foi ano passado isso, mas eu plantei tudo errado, espero que dessa vez tenha mais sorte.

As minhas já estão plantadas e não tem mais oque fazer, só esperar. Mas quanto as suas, vamos esperar a resposta de outros integrantes.

Mas desejo-lhe, boa sorte


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Mauro, espere o clima melhorar um pouco mais (esquentar), pois apesar de estarmos na Primavera a temperatura esta tendo altas e baixas e isto pode comprometer a germinação das sementes não só de D. capensis, mas também de outras PCs ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

rdrgobra escreveu:
Mauro, espere o clima melhorar um pouco mais (esquentar), pois apesar de estarmos na Primavera a temperatura esta tendo altas e baixas e isto pode comprometer a germinação das sementes não só de D. capensis, mas também de outras PCs ;) .
Puxa eu semeei umas P. Sethos semana passada, tomara que de certo! Já as D. Capensis vou esperar mais.
Vlw pela dica
Dimas Mascarello escreveu:Cara, eu não sei se agora é uma boa hora para semeá-las, mas eu já semeei as minhas semana passada, haha. Na minha primeira tentativa de germinar D. Capensis eu "matei" 100 sementes :S. Foi ano passado isso, mas eu plantei tudo errado, espero que dessa vez tenha mais sorte.

As minhas já estão plantadas e não tem mais oque fazer, só esperar. Mas quanto as suas, vamos esperar a resposta de outros integrantes.

Mas desejo-lhe, boa sorte
Dimas Mascarello Se as suas nascerem posta a foto ae pra gente acompanhar, quando esquentar mais eu vou plantar as minhas e posto tbm : joia :


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Minha experiencia com essa drosera foi muito positiva, semeei na metade do inverno em 100% sphagnum triturado e mantive em um pequeno terrário interno com 2 lâmpadas econômicas ligadas por 18hs diárias, a taxa de germinação foi absurdamente alta ( não sei como vou separá-las, parece uma colônia de fungos :?) . Mas só fiz isso por ter muitos seeds. Sugiro que faça o que os amigos aí o recomendaram, pois também estou no aguardo.
Boa sorte : joia :


tuco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 142
Registrado em: 03 Ago 2011, 10:05
Localização: canoinhas - sc - brasil
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por tuco »

acredito que a época de semeadura já começou. eu já semeei algumas espécies apesar deste inverno ter sido tão rigoroso por aqui e insiste em não ir embora. os dias já estão bem mais longos e muitas espécies levam o fotoperíodo em conta para germinarem. coloquei os potinhos dentro de embalagens plásticas, destas para bolo, o que mantém a temperatura mais elevada e evita que o vento leve a umidade embora.
até mais,
tuco.


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Também semeei algumas dróseras e estou esperando mais sementes chegarem.
Acho que se tiver muita variação da temperatura a noite seria bom deixar a sementeira dentro de casa à noite.
Boa sorte dessa vez.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

eu coloco os vasos de geminação dentro de sacos plásticos transparentes e tenho tido sucesso na germinação até mesmo nessa época...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

WFERnando escreveu:eu coloco os vasos de geminação dentro de sacos plásticos transparentes e tenho tido sucesso na germinação até mesmo nessa época...
Mas no meu caso que onde moro estes dias está fazendo cerca de 41° graus de dia e de noite uns 30° 34° graus, colocar no saco plantico não as cozinharia?


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Yuri, estas dicas só se aplicam aos membros que residem no sul do Brasil e em algumas cidades do estado de São Paulo :roll: . As outras regiões de nosso país não sofrem com estas mudanças bruscas de temperatura ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem