10 Dicas para iniciar um cultivo de PCs

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Thiago
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Mai 2010, 08:50
Localização: Porto Velho - RO
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Thiago »

MarcielS, você fala nas dicas que alguns falam que tem sol até demais, e que isso nada mais é que um privilégio, e não um infortúnio.

Eu sei que no caso estamos falando das dionaeas, sarracenias e droseras. Nesse caso realmente não existe muito sol?

Aqui em minha cidade eu consegui fazer uma dionaea (ainda em meados de 2009/2010, quando ainda estava bem na ativa) sobreviver por mais de seis meses somente quando coloquei um sombrite por cima delas. Você acha que pode ser outro fator que não o sol que esteja afetando elas?

Abraço e até mais!


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Então Thiago,

Você tocou em um assunto importante, pois cada região do nosso país tem um clima característico. Sim, existe um limite de intensidade de sol, e na sua região sabemos que o sol é inclemente, talvez por isso seja importante 'filtrar' a intensidade da luz. : joia :

Se o substrato e a agua da rega estavam corretos, podemos atribuir a alta intensidade do sol e/ou a saúde da planta em questão, quem sabe a planta já estivesse comprometida.

Abç


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

tb estou usando sombrite 75% nas minhas, e aparentemente estão gostando, ele reduz bem o Stress causado pela chuva (e aqui chove todo santo dia) e o excesso de sol.

uma coisa a se observar tb Thiago e quanto a umidade do ar, PVH e uma cidade extremamente quente e seca (abafado) apesar de nosso estado ser considerado tropical, temos vários microclimas aqui. eu recomendaria o uso do sombrite por ai tb


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
viniciusferalbu
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:15
Localização: Unaí - MG
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por viniciusferalbu »

Muito boas dicas, tanto as da primeira postagem do tópico, quanto as outras, mas, me digam o que me indicam para minha região, aqui o sol é muito forte, e durante alguns períodos do ano, a umidade chega a 10% por muitos dias, eu ainda não comecei a cultivar minhas PC's, estou aguardando algumas semente que comprei chegarem, será que deverei sempre manter minhas plantas em estufas?


"O conhecimento não serve de nada, a não ser que se ponha em prática" Anton Tchekhov
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...será que deverei sempre manter minhas plantas em estufas?
não, a estufa raramente usamos. qdo usado somente para germinação ou para recuperação de alguma planta debilitada. digamos você adquiriu alguma e demorou dias nos correios e chegou bem fraca, bem ruim...

por ventura você usar em germinação, não a deixe em sol senão cozinha tudo. qdo em estufa somente sombra. eu em particular, raramente uso, prefiro deixar ao sol fraco da manhã e/ou da tarde, exceto 10:30 as 15:00 (sol forte)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Errera00
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 159
Registrado em: 08 Out 2016, 14:18
Localização: sao paulo - sp, itaquera
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Errera00 »

Nao pode nem tirar ela de lugar pra regar ela?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Nao pode nem tirar ela de lugar pra regar ela?
não entendi muito bem, mas antecipo se está em estufa pode sim mudar de local, apenas não deixar em sol com estuda.

importante não fazemos o regar pc's, os vasos são colocados em pires com água. água em pc é por absorção, ou seja não colocado água por cima (exceto pinguiculas) temos q deixar o vaso em água constante e a cada 3 dias lavar bem o pires (dengue). : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Joice viana
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Jan 2017, 16:27
Localização: paraty
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Joice viana »

Boa noite,
Dicas ótimas tendo em vista q sou novata...rs

*primeiramente a sua apresentação.


Avatar do usuário
AndreRAraujo
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Set 2017, 11:29
Localização: Porto Velho - RO
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por AndreRAraujo »

- Gostaria de mais dicas de como devo esterilizar o musgo Sphagno. (tempo de fervura etc etc etc )
- Outra coisa, sobre a iluminação: - sol direto mesmo na germinação? Mesmo sendo aqui muito quente (moro em RO) quente é umido e quente e seco.
-Quais melhores plantas para eu que estou começando ? Droseras, dioneias, nepenthes, pinguicula (qual elas se adapta melhor ao clima tropical pesado!)

Aguardo ajuda.


Noob em busca de Saber!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

AndreRAraujo escreveu:- Gostaria de mais dicas de como devo esterilizar o musgo Sphagno. (tempo de fervura etc etc etc )
- Outra coisa, sobre a iluminação: - sol direto mesmo na germinação? Mesmo sendo aqui muito quente (moro em RO) quente é umido e quente e seco.
-Quais melhores plantas para eu que estou começando ? Droseras, dioneias, nepenthes, pinguicula (qual elas se adapta melhor ao clima tropical pesado!)

Aguardo ajuda.
sugiro você dar uma lida no tópico abaixo,

duvidas-comum-de-iniciante-t6288.html

- em germinação, somente sol da manhã ou da tarde, evitar entre 11:00 e 15:00 horário de sol forte. recomendação.
- a mais simples e de fácil cultivo são as droseras.

: joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem