[Atualizado 10.01.16] 1ª Germinação Droseras e Dioneia.

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Junior
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 55
Registrado em: 19 Out 2015, 17:46
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

[Atualizado 10.01.16] 1ª Germinação Droseras e Dioneia.

Mensagem por Junior »

► Exibir Spoiler
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
Atualização dia 08.11.15
Ontem estava observando as sementes que plantei e descobri que as droseras capensis var. alba, ja esta germinando, são varias deve ter 20 ou mais, tirei foto de 2 dos copinhos que elas estão, achei elas bem apressadinhas kkkk, uma semana e ja estão germinando ^^

Droseras capensis var. alba
Imagem
Imagem

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Atualização dia 10.11.15
Depois de algum tempo, voltei ao fórum, embora ausente continuei cuidando das minhas geminações, por enquanto só as droseras, nada de dioneia ainda... vou aguardar mais 20 dias, que vai dar os 3 meses que podem "atrasar" a germinação e iniciarei um novo plantio somente de dioneias. A ideia é plantar 14 sementes de Dioneia! e em um futuro +- próximo doar as sementes!

Imagem
Imagem
Editado pela última vez por Junior em 11 Jan 2016, 11:30, em um total de 9 vezes.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

1-Preciso fazer uma "estufa" pras sementes? Aqui na minha cidade já é bem calor quase sempre fica entre 30-35. Posso deixar elas no sol diretamente?
R. você não precisa de estufa, pode deixar no sol fraco da manhã e da tarde.

2-Como vou começar em copinhos de café pra não gastar muito musgo, quantas sementes indicariam pra cada copo?
sugiro 2/3 "máximo"

3-Ja que aqui o Sol é de "rachar" posso deixar as sementes no sol o dia todo? ou não posso e tem a quantidade de horas especificas?
recomendável no horário de sol fraco da manhã ou da tarde. não o dia todo, isso mata a germinação. +/-2 hr de manhã e tarde ótimo. ou mais só de manhã ou só a tarde (para germinação evitar sol forte). no local de sol, veja se é coberto para não ser surpreendido por chuva inesperada. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
James
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Out 2015, 11:40
Localização: Blumenau, Santa Catarina
Agradeceu: 15 vezes

Mensagem por James »

Vou pegar um gancho no tópico também, pois irei semear a partir da semana que vem...

Li muito a respeito de cobrir os copos com filme plástico (furado) para conservar a umidade... ;)

abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

James,
Li muito a respeito de cobrir os copos com filme plástico (furado) para conservar a umidade...
"Penso" com o plastico filme mesmo que furado, se direto no copinho plastico, ficará bem próximo ao substrato o pouco tempo de sol já será um sério risco de cozimento das sementes. se somente em local de bastante claridade, ok.
busque deixar todos os copinhos em um pote maior e cobrir todos assim como você descreveu, mas com certa altura de distância.

como eu disse, "Penso" não fiz esta experiência pensando nisso. sugiro você fazer uma experiência cobrindo alguns e outros não. "apenas sugestão", boa sorte : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
James
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Out 2015, 11:40
Localização: Blumenau, Santa Catarina
Agradeceu: 15 vezes

Mensagem por James »

Edson Poscai escreveu:James,
Li muito a respeito de cobrir os copos com filme plástico (furado) para conservar a umidade...
"Penso" com o plastico filme mesmo que furado, se direto no copinho plastico, ficará bem próximo ao substrato o pouco tempo de sol já será um sério risco de cozimento das sementes. se somente em local de bastante claridade, ok.
busque deixar todos os copinhos em um pote maior e cobrir todos assim como você descreveu, mas com certa altura de distância.

como eu disse, "Penso" não fiz esta experiência pensando nisso. sugiro você fazer uma experiência cobrindo alguns e outros não. "apenas sugestão", boa sorte : joia :

Opa, exato, me expressei mal, longe do sol intenso, senão cozinha :SS
Mas o filme ajuda, por lógica a conservar melhor a umidade, principalmente em locais muito secos...
aqui no sul a umidade é tanta que nem sei se vou utilizar ;/


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

James escreveu: aqui no sul a umidade é tanta que nem sei se vou utilizar ;/
Olá

Se tu for utilizar copos descartáveis, fure o que for colocar o musgo e coloque dentro de outro com água, assim conseguirá ter muita umidade e pouca evaporação, consequentemente menos manutenção, deixando de lado o plástico filme.

Boa sorte : joia :

Abç


Avatar do usuário
Junior
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 55
Registrado em: 19 Out 2015, 17:46
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Junior »

Atualizei o primeiro post, com imagens da germinação das minhas droseras.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Postagem de 29/10 e já tem sementes em germinação !!! parabéns. : joia :

uma sugestão para os proximos plantios,
use um palito de dente, umedeça a ponta e toque na semente a semente irá ficar na ponta do palito e ficará mais fácil para você plantar as sementes com espaços conforme achar melhor. apenas tocando levemente no substrato para deixar a semente no local com espaço de uma para outra. *para a proxima, agora não mexer nestas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Junior
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 55
Registrado em: 19 Out 2015, 17:46
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Junior »

Edson Poscai escreveu:Postagem de 29/10 e já tem sementes em germinação !!! parabéns. : joia :

uma sugestão para os proximos plantios,
use um palito de dente, umedeça a ponta e toque na semente a semente irá ficar na ponta do palito e ficará mais fácil para você plantar as sementes com espaços conforme achar melhor. apenas tocando levemente no substrato para deixar a semente no local com espaço de uma para outra. *para a proxima, agora não mexer nestas.
Obrigado!
Como elas são muito pequenas tentei jogar um pouco em cada copinho, mas não deu muito certo como da pra ver kkkk, o restante até consegui espalhar.


Avatar do usuário
matheus_mpd
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2015, 08:25
Localização: Cuiabá - Mato Grosso
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por matheus_mpd »

Parabéns conterrâneo, seu cultivo serve de inspiração para todos nós, vms ver elas gigantes ainda, sucesso!


|“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”| Marcos 8, 36
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem