1º Dionaea (Dúvidas)

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Shimuki
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Out 2015, 17:20
Localização: Serra-ES
Agradeceu: 1 vez

1º Dionaea (Dúvidas)

Mensagem por Shimuki »

Boa noite pessoal!

Comprei minha 1º muda de Dionaea nesse fim de semana, a planta está num vaso muito pequeno e com substrato inadequado. Pretendo replantá-la com 50% Sphagnum + 50% Areia, porém, tenho dúvidas básicas...

1º Qual tamanho ideal de vaso para fazer o replantio ?

2º Vaso com furo ou sem furo ? plástico ou cerâmico ? ou seria melhor uma jardineira ?

3º Especificamente no caso da muda de Dionaea, é necessário utilizar sistema de drenagem no fundo ou devo colocar apenas o substrato no vaso ?

4º Posso fazer o replantio imediatamente ou devo esperar a muda crescer um pouco mais ?

5º No preparo do substrato é melhor colocar em camadas ou misturando (Sphagnum + Areia)

6º Quanto de Sphagnum seria necessário ? Areia grossa de preferência ?

Sei que muitas dessas dúvidas devem ser repetidas. criei o tópico pq amanhã devo ir providenciar o material que está faltando (Vasos, Sphagnum, Areia, Argila expandida e Manta Bidim caso necessário) e gostaria de ter essas referências de tamanho e quantidade.

Grato pela atenção!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »



"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Alex.

Respondendo suas dúvidas.

1º Qual tamanho ideal de vaso para fazer o replantio ?
Utilize um que tenha no mínimo 12cm de diâmetro por 12cm de profundidade. Se for maior que isso, melhor ainda.

2º Vaso com furo ou sem furo ? plástico ou cerâmico ? ou seria melhor uma jardineira ?
Vaso plástico com furo. O plástico mantém melhor a umidade do solo. A jardineira será interessante para quando tiver várias plantas.

3º Especificamente no caso da muda de Dionaea, é necessário utilizar sistema de drenagem no fundo ou devo colocar apenas o substrato no vaso ?
Não precisa da drenagem sob o substrato. O contato direto do substrato com a agua do pratinho é necessário para que ocorra a capilaridade.

4º Posso fazer o replantio imediatamente ou devo esperar a muda crescer um pouco mais ?
Providencie os materiais corretos e faça o replantio em seguida.

5º No preparo do substrato é melhor colocar em camadas ou misturando (Sphagnum + Areia)?
O ideal é que a mistura seja homogênea.

6º Quanto de Sphagnum seria necessário ? Areia grossa de preferência ?
Picote o sphagno e umedeça o mesmo. Junte a mesma proporção de areia (pode ser a grossa). 50% musgo e 50% areia.

Abç


Shimuki
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Out 2015, 17:20
Localização: Serra-ES
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Shimuki »

Vlw MarcielS!

amanhã msm vou providenciar os materiais para o replantio, depois posto as fotos com o resultado.

Posso adotar as mesmas medidas com minha muda de Drosera Burmannii ?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Beleza Alex. : joia :

Sim, o procedimento de cultivo da burmanii é o mesmo.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem