Vivaaa... não matei minha Dioneia, mas ainda tenho duvidas!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Alexandre Diniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Set 2017, 12:05
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Vivaaa... não matei minha Dioneia, mas ainda tenho duvidas!

Mensagem por Alexandre Diniz »

[img]https://www.imagemhost.com.br/images/2017/09/21/WP_20170921_16_28_47_Pro.md.jpg[/img]
[img]https://www.imagemhost.com.br/images/2017/09/21/WP_20170921_16_29_07_Pro.md.jpg[/img]
[img]https://www.imagemhost.com.br/images/2017/09/21/WP_20170921_16_29_30_Pro.md.jpg[/img]
[img]https://www.imagemhost.com.br/images/2017/09/21/WP_20170921_16_30_12_Pro.md.jpg[/img]
[img]https://www.imagemhost.com.br/images/2017/09/21/WP_20170921_16_30_35_Pro.md.jpg[/img]

Olá pessoal, uma boa tarde a todos!

Resolvi abrir um tópico pois estou com algumas duvidas referente a minha Dioneia que comprei no final de abril deste ano.
Quem puder ajudar a esclarece-las, desde já deixo meus agradecimentos.

Para ser franco, quando fiz o cadastro aqui no fórum eu estava lotado de duvidas, mas muitas já se foram devido a leitura de inúmeros tópicos presente aqui nesse mesmo fórum. ;)

Vamos as questões:

1- No inicio (5 meses atras) existiam apenas 5 a 6 armadilhas na planta, e agora a cada semana surgem mais e mais. Essa multiplicação em ritmo frenético é normal? Sinto que a planta perdeu um pouco do seu verde depois que entrou nessa fase de "multiplicar armadilhas", com se tivesse gastando uma enorme energia para se manter nesse ritmo.

2- As armadilhas que ficam preta eu posso cortar o quanto antes, ou devo esperar cair por conta própria como já venho fazendo?

3- Aqui no Rio de Janeiro não consegui encontrar água destilada, sendo assim só uso água mineral. Existe alguma outra alternativa?

4- Bem... como já se passaram 5 meses e não matei minha Dioneia, estou pensando em adquirir um novo exemplar com armadilhas maiores,... vi que o pessoal recomenda bastante a B52, mas ai vem a duvida.. onde posso adquirir pela internet uma B52 legitima sem ser enganado?

Um abraço a todos!!!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Alexandre,
1- No inicio (5 meses atras) existiam apenas 5 a 6 armadilhas na planta, e agora a cada semana surgem mais e mais. Essa multiplicação em ritmo frenético é normal? Sinto que a planta perdeu um pouco do seu verde depois que entrou nessa fase de "multiplicar armadilhas", com se tivesse gastando uma enorme energia para se manter nesse ritmo.
tá bem lindo, parabéns! qto ao crescimento é que há umas 3 ou 4 mudas juntas. qto ao verde, a sua planta toma sol? qtas horas?
2- As armadilhas que ficam preta eu posso cortar o quanto antes, ou devo esperar cair por conta própria como já venho fazendo?
pode cortar, pode deixar ficar de todo preta e após retirar, pode cortar a armadilha e parte preta e tentar destacar este bem junto a planta e fazer o leaf cutting (plantio pela folha).
3- Aqui no Rio de Janeiro não consegui encontrar água destilada, sendo assim só uso água mineral. Existe alguma outra alternativa?
não amigo. colha água de chuva a indicada. senão, colha água de rua mesmo e deixe descansar com uma tela acima (prevenção e cuidado dengue), sem tampa para evaporação de cloro e outros e após 24 hs pode usar tranquilo, oque é o mais comum fazermos.
4- Bem... como já se passaram 5 meses e não matei minha Dioneia, estou pensando em adquirir um novo exemplar com armadilhas maiores,... vi que o pessoal recomenda bastante a B52, mas ai vem a duvida.. onde posso adquirir pela internet uma B52 legitima sem ser enganado?
não faça isso amigo. só compre planta e sementes com a indicação de um amigo. é grande você pagar por uma pc ou sementes e receber de outra. na pag do portal, parte inferior há dois vendedores de confiança.

você tem deixado ela em sol? tem deixado abaixo um pires para água (capilaridade)? agora é uma época boa para troca de substrato, não sabemos se o seu está pedindo, mas não custa... acho viável você adquirir sphagnum novo e já uma quantidade razoável e fazer a separação das mudas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Alexandre Diniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Set 2017, 12:05
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Alexandre Diniz »

Edson Poscai escreveu:Alexandre,
1- No inicio (5 meses atras) existiam apenas 5 a 6 armadilhas na planta, e agora a cada semana surgem mais e mais. Essa multiplicação em ritmo frenético é normal? Sinto que a planta perdeu um pouco do seu verde depois que entrou nessa fase de "multiplicar armadilhas", com se tivesse gastando uma enorme energia para se manter nesse ritmo.
tá bem lindo, parabéns! qto ao crescimento é que há umas 3 ou 4 mudas juntas. qto ao verde, a sua planta toma sol? qtas horas?
2- As armadilhas que ficam preta eu posso cortar o quanto antes, ou devo esperar cair por conta própria como já venho fazendo?
pode cortar, pode deixar ficar de todo preta e após retirar, pode cortar a armadilha e parte preta e tentar destacar este bem junto a planta e fazer o leaf cutting (plantio pela folha).
3- Aqui no Rio de Janeiro não consegui encontrar água destilada, sendo assim só uso água mineral. Existe alguma outra alternativa?
não amigo. colha água de chuva a indicada. senão, colha água de rua mesmo e deixe descansar com uma tela acima (prevenção e cuidado dengue), sem tampa para evaporação de cloro e outros e após 24 hs pode usar tranquilo, oque é o mais comum fazermos.
4- Bem... como já se passaram 5 meses e não matei minha Dioneia, estou pensando em adquirir um novo exemplar com armadilhas maiores,... vi que o pessoal recomenda bastante a B52, mas ai vem a duvida.. onde posso adquirir pela internet uma B52 legitima sem ser enganado?
não faça isso amigo. só compre planta e sementes com a indicação de um amigo. é grande você pagar por uma pc ou sementes e receber de outra. na pag do portal, parte inferior há dois vendedores de confiança.

você tem deixado ela em sol? tem deixado abaixo um pires para água (capilaridade)? agora é uma época boa para troca de substrato, não sabemos se o seu está pedindo, mas não custa... acho viável você adquirir sphagnum novo e já uma quantidade razoável e fazer a separação das mudas. : joia :
Olá Edson, agradeço pelos comentários. E eu aqui achando que a planta estava sem saúde. hahaha

Eu moro em apartamento, sendo assim deixo a planta no cantinho da minha janela do quarto das 7h as 17h, sendo que o sol bate diretamente na planta das 10:30 as 14h... Mas honestamente nunca foi aquele sol mega forte, mas isso deverá mudar em breve pois o verão está proximo, e aqui no RJ o calor é de matar.

Referente a pires de água abaixo do vaso, eu não utilizo pois meu vaso é auto irrigável, e aparentemente vem fazendo um bom trabalho pois o musgo está sempre úmido.

Referente a sua sugestão para coletar água da chuva, infelizmente por morar em apartamento não terei meios para conseguir... E sua outra sugestão de deixar água da rua descansar por 24h é mais viável. mas esse processo seria melhor do que a água mineral? Não estou pensando em economizar $$$ com água, só quero que a planta fique bem.

Gostei bastante da sua sugestão de mudar o substrato, geraria uma oportunidade para migrar a planta para um vaso maior.

Fiquei surpreso quando você afirmou que tem mais de uma muda ali, agora tudo faz sentido. Bem... Quero manter apenas uma muda, talvez presentiar amigos com as que sobrarem seja uma solução.


Alexandre Diniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Set 2017, 12:05
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Alexandre Diniz »

Edson Poscai escreveu:Alexandre,
não faça isso amigo. só compre planta e sementes com a indicação de um amigo. é grande você pagar por uma pc ou sementes e receber de outra. na pag do portal, parte inferior há dois vendedores de confiança.
Ok, vou em busca destes vendedores que vocé citou.

Obrigado.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

evite água mineral. no prédio que você reside tem ar condicionado? há como pegar água destilada? esta seria a melhor de todas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Alexandre Diniz escreveu:... não consegui encontrar água destilada, sendo assim só uso água mineral. Existe alguma outra alternativa?
Olá. A água mineral, como diz no nome, tem minerais, portanto não servem para as carnívoras. O melhor a fazer é como aconselhou o Edson, usar água descansada. :geek:


Abç


Alexandre Diniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Set 2017, 12:05
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Alexandre Diniz »

Edson Poscai escreveu:evite água mineral. no prédio que você reside tem ar condicionado? há como pegar água destilada? esta seria a melhor de todas. : joia :
Meu Deeeeuus... Como não pensei nisso?! :afraid:
Realmente aquela água que escorre da borrachinha do ar pode se dizer que foi destilada.

Edson, essa idéia resolverá completamente o meu problema!

Muito obrigado!!!


Alexandre Diniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Set 2017, 12:05
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Alexandre Diniz »

MarcielS escreveu:
Alexandre Diniz escreveu:... não consegui encontrar água destilada, sendo assim só uso água mineral. Existe alguma outra alternativa?
Olá. A água mineral, como diz no nome, tem minerais, portanto não servem para as carnívoras. O melhor a fazer é como aconselhou o Edson, usar água descansada. :geek:


Abç
Entendi...
Usarei água destilada by ar condicionado, mas usarei água descansada no inverno, jã que não poderei contar com a produção de água destilado do ar condicionado.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem