Guia de estaquiamento

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
jobim
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Mai 2018, 23:29
Localização: Rio de Janeiro, RJ, Humaitá.
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Guia de estaquiamento

Mensagem por jobim »

*GUIA DE ESTAQUIA NEPENTHES*
1. cortar um ramo de nep.
2. calcular quantas estaquias daria naquele ramo se cortar a cada 2 nós ou a cada nó, por exemplo. Importante ressaltar a espécie e a localidade do corte. Se for uma bem comum e de fácil reprodução as vezes 1 nó é suficiente, se for perto da ponteira também pois a porcentagem de hormônios incitando a brotação é maior. Particularmente, eu prefiro fazer 2 nós para aumentar a viabilidade, mas é capaz que cortando a cada nó consiga reproduzir mais plantas.
3. Cortar as estaquias em 45º, para aumentar a superficie de contato
4. cortar as folhas até deixar mais ou menos 1/3 da folha. Se faz isso pra evitar a evacotranspiração e assim a perda d'agua.
5.cortar a parte inferior da estaca, onde se fez o corte no ramo mais uma vez dessa vez transversalmente, também para aumentar a superfície de contato
SE VOCÊ NÃO TIVER UMA ESTUFA
6. Colocar primeiramente na água com menos nutriente que você tiver. Água por osmose reversa, água de filtro, destilada, de ar condicionado (nunca testei).. Assim, voce evita o surgimento de muitas algas que podem atrapalhar o crescimento das raízes. Deixa onde pega sol indireto/direto pela manhã, pois com sol forte a água esquenta e assim atrapalha o crescimento das raízes.
7. Quando surgirem as raízes (a partir de 1 mês), pode começar a colocar água de aquário, água da chuva, água com mais nutrientes de uma maneira geral. Eu usei água de aquário nesse estágio e notei um boom de crescimento tanto nas raízes quanto nas algas.
8. vá alterando parte da água quando perceber que tem muita alga ou que está muito quente. Nunca altere tudo, pois a diferença de temperatura é grande pra raiz.
9. Quando tiver uma quantidade boa de raíz, troca pra um substrato bem úmido (muito musgo), ou com água em baixo se o subs não absorver tanta umidade. Depois pode tirar a água em baixo conforme a planta cresce. A quantidade boa de raíz varia de cultivador pra cultivador. Eu já botei uma estaquia com poucas raízes e demorou mais pra se aclimatar, mas cresceu bem.
10. Sempre coloca a planta recém transplantada da água para o substrato no mesmo lugar que ela enraizou, com a mesma incidência solar. Isso vai facilitar a aclimatação delas, tendo em vista que essa parte é uma das partes mais sensíveis.
SE VOCÊ TIVER UMA ESTUFA
6. Passa direto pra um vaso que receba irrigação automática só em musgo. Chips de coco e etc que compoem o substrato das plantas adultas em demasia podem liberar taninos, atrapalhando o crescimento das raízes.
7. É mais facil fazer isso pois tem menos trabalho e as plantas crescem mais rápido. Quando começar a liberar uns pequenos ascidios, eu já passo pra um vaso maior.
!Consegui fazer isso em casa também, mas tive que colocar as estaquias com bastante água em baixo. Acabou que surgiu muita ciano e com ela os problemas que as cianobactérias trazem (mal cheiro, infestação da água e posteriorimente dos outros vasos, recobrimento das sementes pequenas principalmente droseras, etc...)

Observações: -a ponteira e as estaquias próximas a elas demoram mais a enraizar, porém acabam crescendo com mais vigor e mais rapidamente quando enraizam.
-Esse é o jeito que eu obtive mais resultado. É importante ressaltar que cada região e cultivador vai ter sua própria "receita de bolo". Se o que você estiver fazendo estiver dando resultado positivo, então recomendo continuar fazendo mas sempre testando coisas novas, pois pode se surpreender com o resultado.
-Qualquer adição é bem-vinda!! :D


Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Muito legal esse post, você acha bastante informações espalhadas por ai e tudo mais, porém é sempre bom reciclar essas informações pois sempre surgem novos detalhes que podem ajudar, assim como esse post já agregou mais informações além das que eu já havia achado aqui no fórum.


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6346
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1941 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradecemos e muito a colaboração e participação em publicação deste tópico. : joia :

***

qto ao substrato, meu modo ao usar a estaquia enraizada em água ou plantio direto, é usar o sphagnum. qdo um período de +/- 6 meses para o replantio uso o sphagnum+substrato de côco (pó+fibra+chips triturados) e este tratado tanino antes. *meu modo,

costumo indicar aqui, com base nas recomendações de nosso amigo Marciel, algo +/- 50% sphagnum + 30%chips + 10% areia ou perlita + 10% terra. *me corrige aí Marciel. :-?

retiro o vaso deixando o mesmo substrato anterior, ou seja tudo formato onde estava, apenas retirar do vaso ou copo e não desfazer deste substrato. apenas colocar novo substrato ao redor.

toda colaboração é sempre bem vinda, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
RicardoA.
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 135
Registrado em: 07 Fev 2019, 10:23
Localização: Suzano
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por RicardoA. »

Otimas Dicas.

Obrigado por compartilhar.


Ricardo A. Arita
Avatar do usuário
mateusfilipecki
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Fev 2019, 19:52
Localização: Cataguases MG
Contato:

Mensagem por mateusfilipecki »

Estou fazendo o teste de estacas a cerca de 3 meses, notei que logo após cortado e acondicionado em um recipiente com água, as estacas continuaram as crescer, mesmo sem raízes... mesmo hoje, após cerca de 3 meses, as raízes são pouquíssimas e difícil de serem notadas, mas, as estacas até jarro aparentam estar começando a formar!


Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Pessoal, me surgiu uma duvida e não consegui encontrar a resposta em leituras pela net, então vou perguntar aqui.

Se a estaca, colocada em água, começa a surgir não somente 1 broto mas 2 brotos, um no nó superior e ou outro em um nó inferior, eu posso cortar essa estaca acima do broto mais baixo para ter duas estacas com brotos?
e Seguindo a mesma lógica da pergunta acima, se a estaca foi feita com 3 nós (fica grande o galho), se surgir o broto no nó mais alto, eu posso cortar essa estaca para que ao plantar ela no substrato a mesma fique com uma aparência melhor, mais curta?


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6346
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1941 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

erickre2 escreveu: 22 Nov 2019, 18:36 Pessoal, me surgiu uma duvida e não consegui encontrar a resposta em leituras pela net, então vou perguntar aqui.

Se a estaca, colocada em água, começa a surgir não somente 1 broto mas 2 brotos, um no nó superior e ou outro em um nó inferior, eu posso cortar essa estaca acima do broto mais baixo para ter duas estacas com brotos?
e Seguindo a mesma lógica da pergunta acima, se a estaca foi feita com 3 nós (fica grande o galho), se surgir o broto no nó mais alto, eu posso cortar essa estaca para que ao plantar ela no substrato a mesma fique com uma aparência melhor, mais curta?
se você cortar, o cortado ficará sem enraizamento, certo? e sem raízes o novo broto irá morrer...

sugestão plante assim mesmo. mais de um broto, melhor ué : joia :

qdo crescido uns 30cm ou mais caso queira então separar, você junto a base desde broto deixa uns 2 nós para virem mais mudas, e o cortado você replanta ou deixa em água para enraizamento. irá se decidir se fará a poda em todos os brotos ou irá deixar um broto mestre.

qdo em estada cortada, já planta formada, enraizada, é rapidinho vir novos brotos na base cortada, por isso sugiro deixar 2 ou 3 nós.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Valeu Edson, obrigado pela resposta, foi esclarecedor, bem objetivo, fácil de entender.


Viva e deixe Viver.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem