1. cortar um ramo de nep.
2. calcular quantas estaquias daria naquele ramo se cortar a cada 2 nós ou a cada nó, por exemplo. Importante ressaltar a espécie e a localidade do corte. Se for uma bem comum e de fácil reprodução as vezes 1 nó é suficiente, se for perto da ponteira também pois a porcentagem de hormônios incitando a brotação é maior. Particularmente, eu prefiro fazer 2 nós para aumentar a viabilidade, mas é capaz que cortando a cada nó consiga reproduzir mais plantas.
3. Cortar as estaquias em 45º, para aumentar a superficie de contato
4. cortar as folhas até deixar mais ou menos 1/3 da folha. Se faz isso pra evitar a evacotranspiração e assim a perda d'agua.
5.cortar a parte inferior da estaca, onde se fez o corte no ramo mais uma vez dessa vez transversalmente, também para aumentar a superfície de contato
SE VOCÊ NÃO TIVER UMA ESTUFA
6. Colocar primeiramente na água com menos nutriente que você tiver. Água por osmose reversa, água de filtro, destilada, de ar condicionado (nunca testei).. Assim, voce evita o surgimento de muitas algas que podem atrapalhar o crescimento das raízes. Deixa onde pega sol indireto/direto pela manhã, pois com sol forte a água esquenta e assim atrapalha o crescimento das raízes.
7. Quando surgirem as raízes (a partir de 1 mês), pode começar a colocar água de aquário, água da chuva, água com mais nutrientes de uma maneira geral. Eu usei água de aquário nesse estágio e notei um boom de crescimento tanto nas raízes quanto nas algas.
8. vá alterando parte da água quando perceber que tem muita alga ou que está muito quente. Nunca altere tudo, pois a diferença de temperatura é grande pra raiz.
9. Quando tiver uma quantidade boa de raíz, troca pra um substrato bem úmido (muito musgo), ou com água em baixo se o subs não absorver tanta umidade. Depois pode tirar a água em baixo conforme a planta cresce. A quantidade boa de raíz varia de cultivador pra cultivador. Eu já botei uma estaquia com poucas raízes e demorou mais pra se aclimatar, mas cresceu bem.
10. Sempre coloca a planta recém transplantada da água para o substrato no mesmo lugar que ela enraizou, com a mesma incidência solar. Isso vai facilitar a aclimatação delas, tendo em vista que essa parte é uma das partes mais sensíveis.
SE VOCÊ TIVER UMA ESTUFA
6. Passa direto pra um vaso que receba irrigação automática só em musgo. Chips de coco e etc que compoem o substrato das plantas adultas em demasia podem liberar taninos, atrapalhando o crescimento das raízes.
7. É mais facil fazer isso pois tem menos trabalho e as plantas crescem mais rápido. Quando começar a liberar uns pequenos ascidios, eu já passo pra um vaso maior.
!Consegui fazer isso em casa também, mas tive que colocar as estaquias com bastante água em baixo. Acabou que surgiu muita ciano e com ela os problemas que as cianobactérias trazem (mal cheiro, infestação da água e posteriorimente dos outros vasos, recobrimento das sementes pequenas principalmente droseras, etc...)
Observações: -a ponteira e as estaquias próximas a elas demoram mais a enraizar, porém acabam crescendo com mais vigor e mais rapidamente quando enraizam.
-Esse é o jeito que eu obtive mais resultado. É importante ressaltar que cada região e cultivador vai ter sua própria "receita de bolo". Se o que você estiver fazendo estiver dando resultado positivo, então recomendo continuar fazendo mas sempre testando coisas novas, pois pode se surpreender com o resultado.
-Qualquer adição é bem-vinda!!
