Droseras diminuindo armadilhas

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Droseras diminuindo armadilhas

Mensagem por aquis »

Fala galera tudo bem ? Já havia um tempo que não aparecia por aqui, muitas coisas para resolver, mas enfim, recentemente retornei a cultivar PC, acabei por comprar há um mês atrás duas droseras, uma Burmannii típica e uma Intermédia de uma floricultura aqui de Santos, ambas estavam com hastes florais se desenvolvendo, deixei ambas na janela onde pegam 1:30 h de sol por dia e estou utilizando fita led RGB para suprir a demanda, ambas estão plantadas em musgo Sphagnum, mas tive que retirar alguns pulgões manualmente, nada que assustasse, enfim, ao longo desses dias ambas foram diminuindo o tamanho das "armadilhas", a Intermédia ao que sei é perene diferente da Burmannii, penso que possa ser devido à floração somado à aclimatação de um novo local, mas gostaria de saber sobre a experiência de vocês, vou tentar mandar algumas fotos.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

ImagemImagem


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
LEANDROO
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Ago 2017, 15:50
Localização: Guaranésia/MG
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Mensagem por LEANDROO »

Aquis geralmente quando acontece isso de elas diminuírem é falta de sol, eu tive que trocar as minhas de local por causa de uma passarinho que estava roubando o musgo dos vasos e assim que coloquei no novo local com menos sol elas começaram a ficar pequenas assim que voltei pro lugar que estavam que pega mais de quatro horas de sol elas voltaram ao normal!


Só sei que nada sei!
Avatar do usuário
StephanieA.S
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Out 2019, 17:56
Localização: Santa Cruz da Conceição - SP
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por StephanieA.S »

No meu caso as droseras que tenho nem cor tinham direito quando pegavam menos de 2 horas de sol ao dia, agora que achei um outro local mais avantajado (4 horas e meia à 5) elas estão se desenvolvendo super bem e houve um aumento das armadilhas. O sol força elas a nascerem mais resistentes e a se multiplicarem melhor. Outro fator pode ser o gasto energético para produção da haste floral não estar sendo suprido pela quantia de iluminação solar.


Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

LEANDROO escreveu: 23 Out 2019, 20:58 Aquis geralmente quando acontece isso de elas diminuírem é falta de sol, eu tive que trocar as minhas de local por causa de uma passarinho que estava roubando o musgo dos vasos e assim que coloquei no novo local com menos sol elas começaram a ficar pequenas assim que voltei pro lugar que estavam que pega mais de quatro horas de sol elas voltaram ao normal!
Obrigado por compartilhar de sua experiência amigo Leandro, infelizmente esse sempre foi um fator decisivo nos meus cultivos, moro em um apartamento não muito grande, mas minha insistência e admiração por essas plantas me fazem querer continuar, depois que elas derem sementes vou poder pensar em como conseguir um local com mais luz para elas, muito obrigado.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
LEANDROO
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Ago 2017, 15:50
Localização: Guaranésia/MG
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Mensagem por LEANDROO »

Algumas pessoas aqui do grupo usam iluminação artificial para as plantas, mais tem que ser um pouco mais forte, essa fita de led pode não estar fornecendo a luz suficiente!


Só sei que nada sei!
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Agradeço pelas dicas meus amigos, estou seguindo o conselho de vocês e tentando voltar com a iluminação artificial, no decorrer dos dias vou acompanhando o desenvolvimento delas, coloquei uma lâmpada led de 9W numa distância de 30 cm delas, caso a temperatura exceda 25° C, a ventoinha entra e a iluminação se apaga, tenho medo de queimar as plantas com a caloria da lâmpada e a temperatura interna do "terrário" , o que vocês acham ? Vou deixar uma foto pra vocês visualizarem

Imagem


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Tirei outra foto de outra ângulo para que fique mais fácil visualizar, não sou muito fã de iluminação artificial, queria mesmo era ter um bom quintal onde elas pudessem pegar luz natural, mas pelo jeito é o meu destino mantê-las no modo artificial mesmo.

Imagem


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Fala galera, só pra atualizar, acabei instalando uma prateleira na área de serviço (a patroa não queria que ficasse na sala), e a princípio havia deixado as plantas dentro do terrário, mas a cada 20 minutos a ventoinha era acionada, fiquei preocupado com a temperatura interna e acabei por optar de tirar o terrário e deixar as plantas em cima da prateleira, após algumas modificações ficou assim :

Imagem

Deixei as lâmpadas (amarela e branca led) ligadas num timer analogico das 8 à 00:00 (16h) e medi a quantidade de lux incidente nas plantas, sendo na base 15,000 lux e no ponto das flores 40,000 lux, será que é suficiente ?? Fico no aguardo das vossas opiniões, valeu


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Estou passando pra atualizar sobre as minhas plantas, de fato vocês tinham razão, minhas plantas precisavam de mais luz, após alguns dias sob iluminação artificial elas estão assim :

ImagemImagem

Haste floral se desenvolvendo

Imagem

Aqui um seedling que acredito ser de Drosera Affinis

Imagem

Hoje mantenho as plantas com 40w de iluminação led, e 30,000 lux sobre as plantas chegando a 40,000 em algumas áreas, com alguns centímetros de distância para que o calor não as queime

Imagem

Agradeço a todos que deram opiniões, foi de grande valia ;)


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem