Há três dias comecei os testes indoor com dois exemplares de droseras (uma Tokaiensis e outra Intermédia) das quais estou cultivando com uma luz própria para plantas (Full Spectrum).
A princípio parece estar surtindo bons efeitos, quantia normal de mucilagem, a exposição de luz em 16/8 pareceu ter sido bem aceita.
O real empecilho está sendo o aparecimento de fungos brancos no substrato delas, pouco, mas ainda sim presente e eu não quero que ele se alastre, por isso quero saber se mais alguém passou por isso e o que usou como combatente.
Obs: creio que a não exposição à luz solar pode estar deixando propício o aparecimento.
Grato a todos pelas ajudas que esse fórum tem me proporcionado!
Como combater mofo/fungo indoor?
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
o fungicida que costumo indicar é o enxofre dimy. mas seu cultivo é indoor, e disso não entendo nada. aguardar dicas. 

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- AntonioC
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradecimentos: 9 vezes
Agradeço pela indicação, vou pesquisar para possivelmente utilizar ele, e o cultivo indoor é o meu experimento, também tenho outras duas das mesmas especies que estão bonitonas no sol (exposição de cerca de 6 horas de sol).Edson Poscai escreveu: ↑26 Jun 2019, 20:51 o fungicida que costumo indicar é o enxofre dimy. mas seu cultivo é indoor, e disso não entendo nada. aguardar dicas.![]()
"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
seis horas de sol tá bom. não há a necessidade de cultivo indoor, exceto se para aumentar o conhecimento/testes/experiência.
para isso sugiro você deixar mais pra frente, qdo então tiver mudas de monte.
para isso sugiro você deixar mais pra frente, qdo então tiver mudas de monte.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Vini
- Newbie
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradecimentos: 1 vez
Eu também não tenho tanta experiência com cultivo indoor. Mas talvez, uma boa alternativa seria aumentar a circulação do ar usando algum sistema com cooler ou semelhante, acredito que diminuiria bastante os fungos.
- smart2
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 613 vezes
- Agradecimentos: 759 vezes
seu problema na vdd não e o combate e sim o controle...
ate onde se q não e muito o ambiente q propicia o desenvolvimento de fungos e seguido de:
altas umidades ( acima de 80%)
baixas temperaturas (faixa dos 20~25c)
pouco vento
proteção contra raios ultravioleta
sem produtos químicos q o afetem...
na natureza oq mais controla os fungos são os raios ultravioletas emitidos pelo sol, sendo assim isso seria indispensável para tal controle no indor, porem a quantia emitida pelo sol será dificil atingir com Led's... no final terá q ter controle de todos os itens para ter um controle geral mais aceitável... ou seja uma boa circulação de AR porem q não afete as PC (nada de ventilador diretamente nelas), manter a umidade abaixo dos 80% sempre que possível, uma boa lampada de UV, e umas aplicações de fungicidas frequentemente como o caso o enxofre.
ate onde se q não e muito o ambiente q propicia o desenvolvimento de fungos e seguido de:
altas umidades ( acima de 80%)
baixas temperaturas (faixa dos 20~25c)
pouco vento
proteção contra raios ultravioleta
sem produtos químicos q o afetem...
na natureza oq mais controla os fungos são os raios ultravioletas emitidos pelo sol, sendo assim isso seria indispensável para tal controle no indor, porem a quantia emitida pelo sol será dificil atingir com Led's... no final terá q ter controle de todos os itens para ter um controle geral mais aceitável... ou seja uma boa circulação de AR porem q não afete as PC (nada de ventilador diretamente nelas), manter a umidade abaixo dos 80% sempre que possível, uma boa lampada de UV, e umas aplicações de fungicidas frequentemente como o caso o enxofre.
Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
-