Mas a questão aqui é: Quando comecei a cultivar carnívoras queria de todo jeito ter a pinguicula esseriana. Achava (e continuo achando) linda aquela forma dela e o quanto aparenta ser delicada. Como nerd que sou, resolvi ler bastante antes de arrumar uma delas e foi quando me deparei com a informação que sempre dizia "pinguiculas? cuidado com o sol"
Pois bem... comprei a esseriana e a cyclosecta. Duas espécies que todos diziam ser bem resistentes ao sol e como moro em Hellbeirão Preto, não queria correr o risco de torrar essas plantas que todos diziam ser tão sensíveis.
Quando chegaram, coloquei num local que pegava só luz indireta como me haviam recomendado e o resultado não poderia ser outro: Em 1 mês estavam estioladas e próximas da morte (até tem post disso aqui no forum com as fotos... se tiverem saco, dá pra achar). Coloquei então num local que pegava o sol da manhã (algo como umas 3 ou 4 horas de sol diário) e a receita foi um sucesso. Ficaram lindas!
Depois disso o amigo Edson Poscai (não vou chamar de mestre porque ele fica bravo

Então... Foi a solução! Ela brotou com bastante força e segue vigorosa... Ganhou mais algumas irmãs que hoje pegam seu bronzeado no sol direto da tarde.
Acham que estou dizendo que sol faz bem para as pinguiculas então? Não! O que quero dizer é que se você se prender pelas experiencias dos outros, pode não encontrar o que dá certo para você! Arrisque... Experimente... Mas mantenha sempre uma planta reserva!