Seria interessante antes de plantar deixar as sementes de molho na água um pouco??

Obrigado.
Nada até agora. Plantei uma leva em musgo puro em 03/07. E estou fazendo testes com vermiculita. Mas essas foram agora em 13/07. Pelo q andei lendo leva algo de 30 a 40 dias para germinacao.Fernando123 escreveu:Está com algum sinal de germinação?
Lembro que obtive bons resultados com a higienização das sementes de Nepenthes em imersão em solução de hipoclorito de sódio 1% durante 30 minutos e lavagem em água destilada estéril.Fernando123 escreveu:... estava pensando em ferver o musgo,colocar no vasinho e fechar com plastico,furar um pouco,as chances de aparecer fungos nas sementes quando em mini estufa são maiores??
[/quote]MarcielS escreveu:...
Lembro que obtive bons resultados com a higienização das sementes de Nepenthes em imersão em solução de hipoclorito de sódio 1% durante 30 minutos e lavagem em água destilada estéril.![]()
Germinar em estufa aumenta as chances de germinação, visto que a umidade e temperatura ambiente fica estabilizada. Quanto a fervura do sphagno, sim, perde a durabilidade.
...
Se fizer, opte por uma fervura rápida (5 a 10 minutos). A 'lavagem' de seeds de Nepenthes pode ser feita utilizando uma rede bem fina (tipo meia feminina).Fernando123 escreveu:...me aconselha a ferver o musgo? Essa do hipoclorito de sódio eu não vou pode fazer porque a grana tá curta kkk Mas como lavo as sementes,com uma esponja? Pode ser com água de filtro de barro, ou fervida?
MarcielS escreveu:Oi Fernando.
Se fizer, opte por uma fervura rápida (5 a 10 minutos). A 'lavagem' de seeds de Nepenthes pode ser feita utilizando uma rede bem fina (tipo meia feminina).
O hipoclorito de sódio é um desinfetante/alvejante.![]()
...